Top Menu

Como decorar seus vidros de conserva com trançado de junco

Vidros de conserva decorados com fibra de junco sintética

O passo a passo de hoje vai nos ensinar a transformar vidros de conserva trançando em torno deles junco de fibra sintética. A dica de reciclagem e decoração foi feita exclusivamente para vocês, leitores da Vila, por Giovane Malta, que trabalha com vidros e fibras sintéticas em diversas aplicações.

Em agradecimento à colaboração de Giovane, convido todos a conhecerem seu trabalho no site Orarte Arte em Vidro e lembro que quem quiser adquirir peças dele ou tirar dúvidas a respeito desse tutorial, é só escrever para giovanemalta@hotmail.com As pessoas que possuem perfil no Google+ também podem entrar em contato através dessa rede social, é só clicar aqui.

 

Como decorar com fibra de junco

 

Esse é um passo a passo básico, não tem dificuldades, e tudo que vocês precisam é de um vidro de conserva e de alguns metros de fibra de junco sintética. A fibra de junco pode ser comprada em várias cores. Na internet existem alguns fornecedores que atendem encomendas, mas escrevam para Giovane e confiram com ele a possibilidade de adquirir em pequenas quantidades.

O primeiro passo é aprender como se faz a soldagem das pontas da fibra de junco sintética. Esse procedimento é que vai garantir acabamento e boa aparência ao projeto.

Corte a medida do arco para envolver o pote Corte a medida do arco para envolver a boca do pote.
Queime as pontas do arco com fogo. Deixe a chama pegar. Queime as pontas do arco
Pressione as pontas com um alicate Pressione bem as pontas aquecidas e derretidas com um alicate de bico, até que elas se soldem. Pronto, esse é o procedimento de soldagem para acabamentos.

 

Como montar o trançado

 

Começamos a decorar por cima. Faça o arco na medida da boca do pote. Faça o arco na medida do pote
Trance uma volta de fio em torno do arco inicial Encaixe o arco na boca do pote e trance uma volta de fio em torno do arco inicial, conforme mostrado na imagem. Corte a ponta no final da volta e solde com a ponta solta conforme explicado. Esse será o nosso arco base.
Encaixe uma ponta de fio de junco no arco inicial deixando uma sobra como na imagem. Encaixe uma ponta de fio no arco inicial
Observe como será o processo de voltas que formarão o trancado Observe como fazer a primeira argola para que a ponta fique presa enquanto você trança a primeira volta.
A melhor maneira de entender é observar. O fio passa por baixo do arco base(1), dá a volta por cima (2), encaixa por baixo da argola formada (3) e segue adiante repetindo até completar toda a volta. Complete todo o contorno
Arremate a ponta solta da primeira volta Ao completar o contorno, arremate a ponta solta da primeira volta com a soldagem e continue a trançar com o mesmo fio.
Siga ajustando as argolas a cada volta completada, para que a fibra assente bem e o trançado ganhe forma. Siga ajustando as argolas a cada volta completada
Repita o mesmo padrão de argolas até embaixo Repita o mesmo padrão de trançado até embaixo.
Quando chegar quase na base do pote, prepare à parte um novo arco como foi feito lá no começo, e solde as pontas. Encaixe o arco na base do pote e com o fio que você vinha trançando lá de cima, enrole nesse arco para ele ajustar bem na base. Forme o arco na base do pote de conserva
Torça o fio em torno da laçada da base Enrole o fio no arco duas vezes e lace o trançado de cima. Volte o fio para o arco da base, enrole nele duas vezes e lace novamente o trançado de cima, sempre puxando bem para que ele estique e ganhe forma. Siga até completar a volta.
O acabamento da base vai ficar como mostra a imagem. O importante é esticar direitinho o fio na última volta para que o acabamento fique perfeito. Faça a última volta do trançado prendendo no arco final

 

E o trançado já está prontinho.

 

E o vidro decorado com trançado está pronto

 

O Giovane sugere que vocês decorem a tampa com decupagem de papel ou tecido, como ele fez com as dele.

E antes que nos perguntem se dá pra fazer esse trabalho com fio de luz, adianto que pode sim, pois tem firmeza para montar o trançado.

Quem quiser usar outros materiais, sugerimos que faça um teste para ajustar bem o tamanho das argolas do trançado ou o resultado não ficará bacana.

Tem alguma dúvida sobre esse passo a passo? Escreva para o Giovane, no email indicado ou através de seu Google+ .

Esse passo a passo é uma gentileza do Giovane Malta com a Vila do Artesão e seus leitores. Agradecemos a participação e convidamos vocês a visitarem o site Orarte Arte em Vidro, com os objetos decorativos de vidro que ele apresenta por lá.

Fotos e passo a passo: Giovane Malta

Esse post foi produzido especialmente para a Vila do Artesão.

Proibida a reprodução sem autorização prévia. Entre em contato.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

14 respostas para Como decorar seus vidros de conserva com trançado de junco

  1. Ana Maria 21 de maio de 2012 em 19:48 #

    Cris, vc é uma “gênia”, que transforma nossos desejos em realidade.Muito, mas muito boas essas ideias de reciclagem. Bjuuuuussssss

  2. Marly Freitas santos 22 de maio de 2012 em 13:18 #

    Maravilha!!!!!!!
    Maos super habilidosas, Parabens.
    Um abracao de Marly

  3. Arilda Lima 22 de maio de 2012 em 14:48 #

    lindo lindo e facil de executar uma graça,voces nos surpreendem a cada dia.

  4. giovane 23 de maio de 2012 em 8:58 #

    obrigado amiga Cris, valeu.

  5. Cris Turek 23 de maio de 2012 em 10:41 #

    Olá Giovane, estava preocupada com seu sumiço. Eu é que agradeço a colaboração e a amizade. Um grande abraço.

  6. giovane 23 de maio de 2012 em 13:18 #

    Ola, estive envolvido com um projeto do qual fui idealizador, trata-se de um resgate de autoestima envolvendo vários profissionais, na area de moda, fisioterapia falando sobre postura, esteticista e psicoterapetua, somente para mulheres, foi um sucesso, convido voce a ver parte dos meus trabalhos, exposiçoes das minhas obras de artes e o projeto Mulher no meu facebook, pois meu site está em manutenção. Pode me add. com o nome Giovane malta, e obrigado pela oportunidade. abraço.

  7. sicilia cavalheiro 23 de maio de 2012 em 13:39 #

    muiiiiiito lindão, adorei…vou fazer depois conto…..bjus

  8. Cris Turek 23 de maio de 2012 em 13:53 #

    Eu é que agradeço Giovane, muito sucesso pra você.

  9. MARIZA 23 de maio de 2012 em 14:11 #

    lindoss d+++++ parabens bem criativos e modernos continui assim com este talento

  10. aurora 13 de julho de 2012 em 17:39 #

    adorei os potes são lindissmos
    obrigada pelas ideias

  11. raquel drumond bowen 28 de agosto de 2012 em 13:07 #

    bacana mesmo ! emfim decorando meus vidros ! :)

  12. Rosangela 8 de agosto de 2013 em 23:02 #

    Simples e lindo! Obrigada por compartilhar

  13. Maria 9 de agosto de 2013 em 19:37 #

    gostaria saber onde aprender tecer cestaria de junco fico muiticima agradecida. moro em Belo Horizonte.

  14. Cris Turek 12 de agosto de 2013 em 15:58 #

    Maria ficamos devendo uma dica pois realmente não é muito fácil encontrar quem ensine em cursos.

Deixe uma resposta