Como pintar porcelana para presentear e vender | Vila do Artesão
Logo do Blog de Artesanato e Decoração

Siga a Vila

Home - Blog de Artesanato da Vila do Artesão

Como pintar porcelana para presentear e vender

 


Prato de porcelana branca pintado à mão para oferecer de presente

Pintar porcelanas é uma arte maravilhosa e admiro muito os trabalhos que me acostumei a ver desde menina. Sempre foi difícil a questão de como queimar essas peças e é muito bom que hoje em dia a gente tenha uma opção mais acessível ao nosso alcance, com tintas que queimam em baixas temperaturas.

Assim preparei um passo a passo mostrando as duas formas de pintar uma porcelana branca, e como é fácil produzir peças para presentear e para vender. Aproveitei para criar uma sugestão que pode ser usada para presentear as mamães em qualquer data.

Tanto a tinta utilizada nesse projeto quanto as canetas, são próprias para porcelana e são facilmente encontrados em lojas de material para artesanato. Peça nas lojas por tinta de porcelana para forno de cozinha e caneta para porcelana, a marca que encontrarem e preferirem.

Esses materiais endurecem quando queimados no forno de casa numa temperatura de 160 graus por um tempo de 90 minutos. As tintas pedem apenas 35 minutos de forno. Isso permite que a gente possa desenvolver nossos próprios trabalhos rapidamente e numa única fornada.

A dica vale para qualquer tipo de peça: pratos, travessas ou xícaras.

 

Como pintar porcelana

 

Marque num papel o tamanho do prato Comece demarcando num papel branco o tamanho do seu prato ou da sua peça de porcelana.
Essa é a parte mais difícil: criar. Desenhe dentro do espaço demarcado o tema que deseja trabalhar em sua pintura. Eu estou trabalhando um ideia para presentear as mães. Faça e refaça até ficar satisfeita. Desenhe no papel o tema que deseja trabalhar
Limpe bem o seu prato e transfira o desenho Limpe bem o seu prato com álcool e transfira o desenho para ele. Use a maneira que achar mais simples, pode ser papel carbono para porcelana, ou lápis Stabilo, mas sempre de modo suave.
Com um pincel macio comece a pintar as partes maiores do seu desenho, nas cores que preferir. A tinta não precisa ser diluída, apenas muito bem misturada antes de ser usada. Para isso mexa bem a tinta dentro do pote com um palito de churrasco. Comece pintando as áreas maiores
Pinte as outras cores do seu desenho Continue pintando as outras cores do seu desenho. Vejam que bacana essa tinta dourada, para aqueles detalhes especiais.
Os detalhes pequenos e as linhas devem ser feitas usando a caneta para porcelana. Fica muito mais fácil de pintar. Os detalhes devem ser desenhados com a caneta para porcelana
Deixe o seu desenho secar por 24 horas Depois de pronto deixe o seu desenho secar por 24 horas em posição horizontal. Antes de queimar a tinta, o desenho pode ser apagado e refeito, assim não se preocupe se algo não ficar perfeito, sempre dá pra mudar.
No dia seguinte leve ao forno em temperatura de 160 graus e deixe queimar por 90 minutos. Deixe a peça esfriar dentro do forno e somente depois a retire. Endureça a pintura queimando em forno caseiro
Detalhe da porcelana depois de queimada Vejam que a pintura ganha brilho e vida, e a facilidade de aplicação permite muitas gravuras diferentes.

 

A fixação é perfeita e a peça pode ser usada e lavada, mas é claro, poupe-a das esponjas abrasivas.

Vocês podem usar somente um dos materiais em seu projeto, ou a tinta ou a caneta. Aqui eu quis apenas mostrar as duas maneiras que temos de fazer esse trabalho e como são simples de reproduzir.

Na falta de ideia do que desenhar use gráficos e desenhos que pesquisar na internet.

O projeto que estou sugerindo hoje pode ser um belo “cartão” permanente para presentear as mamães. Inspirem-se pois sempre há tempo de produzir.

Confiram também outro modo de criar desenhos em porcelanas, cliquem Vídeo aula de como pintar porcelana

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Proibida a reprodução sem autorização prévia. Clique e leia nossa licença.

 



Você também poderá gostar de:
assine
Gostou desse Artigo?
Deixe seu email e receba as nossas dicas
diariamente, é grátis.
|
Indique a um Amigo!
Assuntos: Faça Você Mesma
Tags: , , , , , , ,

-------------------------------

41 Respostas to “Como pintar porcelana para presentear e vender”

  1. Ola minha querida, CRIS
    gostaria de saber qual marca de tinta
    usar para fazer essa trabalho maravilhoso em porcelanas ja fiz uma tecnica na porcelana mais era com os dedos e tinta GATO
    gostaria de saber mais se possivel dessa tecnica que seca no forno desde ja muito obrigada
    bjss e uma excelente semana

    att: ELIANDRA COSTA

  2. Amei esse passo a passo….
    Estou kerendo pintar uns pires branco grando com uma msg para o dia das mães, mas estava em duvida a respeito das canetas….comprei as…mas acho q. vou comprar as tintas pelo tempo curto de forno….obrigada

    salety

  3. Eliandra, a técnica é exatamente como está descrita nesse pap, não tem segredo. A parte mais difícil é fazer o desenho e pintar. Marca de tinta é só uma questão de preferência e do que você vai encontrar nas lojas. Deve ser tinta para queima em forno de cozinha, e não a de forno de alta, ok? Só isso que deve ser observado.

  4. Angela Raczkovi 07. mai, 2012 at 10:53

    Adorei a ideia pra usar em canecas de porcelana. Otima dica…vou experimentar.

  5. Telma Scherr 07. mai, 2012 at 10:55

    Amei a ideia ! Brigadim pela ótima dica .
    Bjs

  6. Sandra Denise Gassenferth 07. mai, 2012 at 11:10

    Muitto legal! Adorei!!

    Abraço

  7. Adorei vou fazer!

  8. Lady Camargo 07. mai, 2012 at 13:27

    Muito lindo seu trabalho adorei!!!!!

  9. Cris, eu tb estou me aventurando na pintura em porcelana, é muito gostoso e divertido! Minha dúvida é: vc usa as tintas de marca diferentes? No pp percebi que usou canetas e pincel. E a queima fica legal? Estou fazendo umas canecas lindinhas para o aniversário do meu sobrinho. Depois envio a vc!
    beijos Suzy

  10. Elizabete M Gottschild 07. mai, 2012 at 19:25

    Adorei!!!vc é muito criativa.
    Bjus

  11. Andreia Frezarim 07. mai, 2012 at 20:24

    Olá Cris!!!
    Amei a matéria e já fiz uma caneca de teste mais com caneta e não a tinta e amei.Aprendi aqui no blog.Fiz bem simples pra testar e deu certo.Bjins

  12. Lucineia Saraiva 07. mai, 2012 at 21:06

    Eu ameiiii… esse e todos os emails que vc me manda..
    até criei uma pasta somente para eles…
    Vcs estão de parabéns!!!!!..
    e obrigada pelo carinho… Bjinhoss
    Lucinéia.

  13. Suzy usei tinta e caneta na mesma peça e deixei no forno por 90 minutos. Ficou bom, gostei do resultado.

  14. Olá Cris, adorei as dicas! Vc sempre nos surpreendendo. Só uma observação: No passo a passo a palavra “mexa” está escrito com “ch”.
    Bjos.

  15. Rosely Ferragonio 08. mai, 2012 at 12:51

    Adoro tudo que vocês mandam mas, esse da porcelana foi ótimo, já pensou fazer em casa sem precisar de forno especial. Muito obrigada.

  16. Amei a ideia.

  17. Pamela Costa 16. mai, 2012 at 14:31

    Adorei essa ideia.Realmente algo diferente,porem,muito lindo e facil de fazer.Obrigado pela dica.

  18. Boa noite!!!

    Estou iniciando um curso em pintura de porcelana e vi que a responsável faz as queimas em fornos especiais, fui até pesquisar alguns preços e achei o valor um pouco acima do que estava esperando. Vi que vc queimou no forno convencional.As tintas que utilizamos no curso são á base de água, a pessoa reveste as peças com um tipo de verniz antes de levá-las ao forno, dizendo que isto é o que dá brilho. Neste caso,achei super fácil, mas não sei que o resultado fica o mesmo. Fiquei na dúvida em relação a tinta a ser utilizada, e ao verniz que ela passa. Será que vc poderia de dar maiores informações? E vc teria algum lugar que eu possa encontrar as peças com um valor bom?Obrigada! Tati.

  19. Tati a técnica que explico nesse post vale somente para esse tipo de tinta de queima em baixa temperatura. O curso que está fazendo é de queima em alta e só funciona do modo como está aprendendo. Não trabalho com essa técnica e infelizmente os preços são altos mesmo pois são para um tipo de pintura de alto padrão.Com certeza sua professora sabe falar melhor desses materiais do que eu. Beijos.

  20. Olá! Amei esta técnica. Gostaria de saber se a pintura resiste para pratos de uso no dia a dia. Obrigada.
    Bjos

  21. Cláudia o fabricante diz que sim, e no uso leve não há problemas. Mas eu fico com alguma dúvida quanto ao uso de faca sobre essa pintura. Pode ser que risque com facilidade. Só testando no dia-a-dia pra ter certeza absoluta.

  22. Muito simples e fácil de entender seu passo-a-passo. Vou tentar, obrigada por compartilhar.
    Se eu for usar a caneta para contornar, devo usá-la antes da tinta?
    Beijos

  23. Silmara use depois.

  24. Máisa Regiane 30. jan, 2013 at 12:12

    Adorei a técnica. Mas uma dúvida, os pratos são de porcelana comum ou tem q ter algum tipo especial? Obrigada…

  25. Maísa são do mais simples que há.

  26. Oi Cris! Adorei a ideia… Uma dúvida a Caneca que estou querendo fazer já existe um desenho eu quero colocar um nome, será que vai acontecer alguma coisa com o desenho quando eu colocar no forno? Desde já agradeço. Obrigada.

  27. Não Daniela, fique tranquila.

  28. ola adorei o seu trabalho, queria saberuma coisa, eu tenho tinta de porcelana em po ela pode ir para o forno caseiro tb???? obrigada um abraço

  29. Thelma provavelmente não. Essa tinta deve ser usada somente em fornos de alta temperatura, mas leia as instruções do fabricante pra conferir melhor.

  30. Olá,
    pretendo pintar com caneta um jogo de jantar japonês, cuja composição informada é porcelana + resina.
    Segundo o fabricante, não pode ir ao microondas.
    Sabes informar se colocando no forno há possibilidade de estragar?

    Esse é o kit que vou comprar

    obrigada pela atenção!!

  31. Julia se o fabricante aconselha a não aquecer, provavelmente vai derreter no forno também. Opte por louças sem outros produtos.

  32. ana maria santos 04. abr, 2013 at 21:01

    Oi, Cris e cia.
    Preciso de ajuda. Pesquisei no google e não achei o que preciso. Trabalho como voluntária numa casa de idosos. Ganhamos diversas cabeças, braços e pernas de porcelana. Agora, preciso pintá-las e utilizá-las para alguma coisa. Já pensei em saches, enfeitar caixas, etc. Vendemos o que fazemos e usamos o dinheiro para o crescimento da cas. Agradeço a ajuda. Abraço.

  33. Elaine Profirio 08. abr, 2013 at 17:18

    Nossa que trabalho lindo, a porcelana já é meiga e charmosa imagina c/ essa arte!
    amei dar um toque na própria porcelana vai parecer peça nova!!!

  34. Ana Maria eu nunca trabalhei com essas partes de bonecas, fico sem saber dar dicas de pintura. Sinto não poder ajudar. Os sachês são um alternativa interessante. Pense também em pesos de porta.

  35. Gostei, me ajudou a minha motivação e deciplina e força de vontade fazer acontecer, no artesanato e colaborar a enviar esta sabedoria às familias de baixa renda e pretendo incentivar as pessoas procurar formas de rendas, agradeço muito pela informação.

  36. Gostaria de saber se essa tinta é durável e se a peça pode ser colocada no microndas, com alimentos,para aquecê-los.
    Obrigada, Maria Elisa.

  37. Maria Elisa a tinta é durável, lavável e usável, e pode ir ao micro.

  38. Cleide|Martins 10. mai, 2013 at 16:31

    Boa tarde Cris. Quero muito aprender essa pintura.Tentei colocar meu e-mail para assinar e receber as notícias e novidades mas, nada aconteceu… Por favor, insira meu e-mal, ok? Espero conseguir pintar. Na feirinha na Sans Penã, no Rio, ví uma senhora vendendo copos de vidro normal, garrafas, jarros, xícaras… Fiquei encantada. Ela disse que leva ao forno.Você saberia me dizer se a técnica é a mesma ou teria outro jeito. Por favor, me responda por e-mali, ok? Obrigada amiga. Bjs Cleide

  39. Cleide se eram jarros de vidro provavelmente é a mesma técnica, mas se eram cerâmica podem ser pintura de queima em alta temperatura, nesse caso é diferente.

  40. Carlos Rocha 23. mai, 2013 at 13:02

    Em vez de forno convencional pode ser usado forno elétrico? Neste caso qual a temperatura e o tempo?

  41. Carlos a mesma coisa, não muda nada.

Deixe seu comentário

Divulgue na Vila

Quer divulgar sua marca ou seu trabalho?
Estamos de portas abertas.

Conheça nossos produtos

Você pode comprar os produtos do blog!
Clique e descubra como.

Entre em contato

Dúvidas, sugestões? Sua opinião é muito
importante. Clique e envie sua mensagem.

www.viladoartesao.com.br