Mosaico, materiais e ferramentas para quem quer começar

Bandeja decorada com a técnica do mosaico, confira os materiais

Olá, sou a Vero Kraemer e hoje trouxe a lista de materiais básicos e ferramentas para fazer mosaico. Quero ver todo mundo comprando e se preparando para a primeira aula, tá?

 

Superfície onde será aplicado o mosaico

 

O mosaico pode ser feito em diversas superfícies, como madeira, placa cimentícea, vidro, ferro, entre outros. Começaremos nossos passo a passo com o mosaico feito em madeira, que é o mais comum e o mais procurado.

A técnica do mosaico é a mesma, independente de onde será feito o trabalho. O que mudam são as superfícies e colas usadas.

 

Usando a madeira como superfície para o mosaico

Nossos primeiros objetos a serem transformados e embelezados pelo mosaico serão aqueles feitos com MDF.

A maioria das peças para artesanato em madeira é feita de MDF. Não é uma madeira nobre, e por isso o preço torna-se mais acessível.

 

Existem muitas lojas que vendem peças para artesanato, feitas com MDF. Se você não encontrar em sua cidade, procure no google, pois há diversas lojas virtuais.

 

Pastilhas de vidro e azulejos

 

Em meus mosaicos, utilizo pastilhas de vidro ou azulejos. Existem muitos outros materiais, como pastilhas de vidro cristal, de cerâmica e de fibra de côco.

Qual o motivo de minha escolha? Preço e demanda.

Sim, porque sempre que vamos fazer uma peça temos que pensar em seu custo e no que é viável. As pastilhas de vidro cristal, por exemplo, são lindas, mas muito mais caras do que as outras. Se faço uma peça com elas, tenho que repassar o preço, e ela acaba demorando mais para ser vendida.

 

As pastilhas de vidro e azulejos são matérias primas encontradas facilmente.

Sei que em muitas cidades não há lojas com estes materiais, mas existem algumas lojas na internet, onde o preço é muito bom, assim como o atendimento.

Pastilhas de vidro usadas para fazer mosaico

Eu prefiro comprar em loja física, porque adoro conhecer as novidades, tocar nas placas, imaginar peças.

Existem várias marcas de pastilhas, e prefiro não citar nenhuma específica. Todas que usei até hoje nunca me decepcionaram.

 

Azulejos também podem ser usados para mosaicos

Adoro trabalhar com azulejos, mas ultimamente eles começaram a vir com alturas diferentes, o que deixava algumas superfícies irregulares.

Quando comprar os azulejos, veja se eles têm todos a mesma altura, para não ter problemas depois.

Os azulejos podem ser comprados em lojas de materiais para mosaico, e também em lojas de azulejos antigos. Em qualquer lugar, tenho achado o preço muito caro, especialmente quando são vendidos por unidade.

Uma solução é comprar caixas fechadas, em lojas de material de construção, mas elas contém mais de 40 azulejos. Se você usar pouco, não compensa. Eu só compro caixa de branco, que é o que mais uso.

 

Cola

 

Utilizo sempre cola branca extra para artesanato, da tekbond ou cascorez extra, a do rótulo azul.

Para outras superfícies, trabalharemos com silicone, mas isto é mais para a frente.Silicone também é usado para fixar mosaicos

Cola branca usada para fazer mosaico

 

Torquês

 

Torquês para fazer mosaicos

Existem dois tipos de torquês: com e sem roldanas.

Para quebrar azulejos, utilizo a torquês sem roldanas.

Para quebrar pastilhas, uso a torquês com roldanas. Ela permite um corte preciso, e não estilhaça as pastilhas.

 

 

Há diversas marcas de torquês muito boas no mercado. Estas ferramentas são facilmente encontradas em lojas de material para mosaico. De novo vale a dica da loja virtual, caso não encontre em sua cidade.

 

Pinça

 

Vou contar um segredo para vocês: eu não utilizo a pinça. Não me adaptei, e olhem que eu tentei. Muitas de minhas alunas gostaram, e por isso indico seu uso.

Com ela, fica mais fácil encaixar os cacos de pastilhas nos desenhos.

Pinça usada para montar desenhos de mosaico

Quando eu fizer os passo a passo, vou contar para vocês a “ferramenta” que uso e adoro.

 

Rejunte

 

Rejunte é usado para a etapa de acabamento do mosaico

O rejunte é utilizado para preencher os espaços entre as pastilhas ou azulejos, deixando perfeito seu trabalho de mosaico.

Existem diversas marcas no mercado, e algumas específicas para mosaico, mas eu não abro mão do rejunte Quartzolit, da Weber. Não sou paga por isso. Já testei diversas marcas, e realmente gosto dessa.

Este rejunte é encontrado facilmente, inclusive em depósitos de construção, e o preço é muito bom. A qualidade é excelente.

 

Estopa, esponja, potinho para fazer o rejunte e espátula flexível

 

Estes são materiais baratos e encontrados facilmente. Com eles, faremos o rejunte e daremos acabamento nas peças.

O potinho para fazer rejunte é um tubo de cola cortado. Os outros materiais são encontrados em depósitos de construção.

Material de apoio para projetos de mosaico

 

Verniz acrílico

 

Será aplicado no final, para proteger seu trabalho.

 

Verniz usado para o acabamento final

Eu usava verniz acrílico que comprava em loja de tintas, de marcas como Suvinil ou Sherwin Williams, mas eles são vendidos apenas em galões de 3,6l. Como o verniz rende muito, acabava endurecendo, na lata.

Optei pela marca FC12, que vem em um pote de 900 ml, e mesmo assim dura muito.

 

 

Recomendo o verniz acrílico fosco, que não interfere no trabalho, não muda sua cor, e seca muito rápido. Além disso, deixa um leve acetinado nas peças.

Se não achar o verniz FC12, procure outra marca, mas sempre de verniz acrílico.

Tirei uma foto de uma estante da minha oficina, onde acomodo as placas de mosaico e os potes com as pastilhas coloridas.

 

Mantenha seu material de mosaico bem organizado

 

Sempre que fazemos mosaico, não usamos tudo que compramos, e é sempre bom manter um estoque, até porque não sabemos quando virá uma inspiração avassaladora.

Guardo as pastilhas que já tirei da placa em garrafas pet e potes de requeijão. Organizo tudo por cor, porque fica muito mais fácil de achar depois.

Espero que vocês gostem, e que se inspirem na criação de seus espaços.

Muito obrigada!

Beijos

Vero

Vero Kraemer nossa professora de técnicas de mosaico

Sou a Vero Kraemer colunista sobre mosaicos.

Visitem o Além da Rua Atelier e conheçam todo o meu trabalho.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

101 Responses to Mosaico, materiais e ferramentas para quem quer começar

  1. valdilene souza 23 de julho de 2015 at 21:16 #

    ainda não sei enviar fotos, mas gostaria de compartilhar meus trabalhos, são só pra decorar meu sítio, faço quase tudo no tato sem nenhuma técnica ,mas tá ficando bom.

  2. valdilene souza 23 de julho de 2015 at 21:10 #

    amei suas dicas. estou começando com esta técnica, fiz toda jardineira do meu sítio, ficou linda. agora quero fazer o tampo de madeira da mesa da cozinha, sofri muito da primeira vez, cortei os azulejos com uma torques sem mola, machuque muito minhas mãos, passei dois dias sem poder pegar nada, mas aprendi. a usar luvas.

  3. Natlia Rodrigues Torres 22 de julho de 2015 at 22:10 #

    Boa noite,sou iniciante nesse mundo fantástico do artesanato e estou descobrindo dons que sinceramente para uma mulher agitada como eu é muita surpresa…ninguém acredita em tudo que estou realizando, as vezes nem eu!!!Porém preciso de um esclarecimento.Tenho uma mesa casa tipo casa Bahia, ela esta em um bom estado…irei tbm reformar as acadeiras pés…mas o que esta me intrigando é o tampo da mesa, essa formica, acho que o material é esse, o que devo passar, ou somente lixando mesmo…material que devo usar para colar os azulejos as pastilhas e como corto os azulejos? Muito obrigada ficarei no aguardo dês de já.

Deixe uma resposta