Top Menu

Porta-retrato em scrap decor com envelhecimento, como fazer

Porta-retrato em scrap decor envelhecido  Olá queridos leitores da Vila, hoje eu trouxe uma aula em scrap decor, que nada mais é do que a adaptação dos trabalhos em scrapbooking para madeira e outras superfícies, os tornando peças decorativas e também úteis.

 

Com a proximidade do Dia dos Pais, resolvi trazer uma peça que ensina técnicas de envelhecimento e tingimento de papel, e que seria uma ótima sugestão para presentear os nossos papais. Vem comigo conhecer os materiais e aprender mais sobre essa técnica.

 

Como fazer scrap decor com envelhecimento

 

Materiais:

cola e papel para scrapbooking, de preferência dupla face; tesoura, régua de metal, pincel de cerdas duras para o envelhecimento, estilete, porta-retrato em MDF, Tinta PVA Verde antigo, Betume Tabaco, Betume Metal Bronze. 

Materiais para o scrap decor no porta-retrato

E separe fitas combinando com o papel e tintas (escolha fitas e botões nos mesmos tons), lápis, fita dupla-face (opcional) e apliques em MDF, nesse caso eu escolhi engrenagens, por achar um tema bem masculino.

 

Pinte o MDF em tom combinando Primeiro, vamos pintar o porta-retrato. Pintar é sempre importante e necessário, mesmo quando a peça será revestida com o papel, pois dá um acabamento melhor e caso alguma pontinha do papel levante, ou como nessa técnica, fique um pouco menor e exponha o fundo, não há problema, pois a peça está pintada. 

Posicione a peça de MDF sobre o papel de scrap e risque suavemente com o lápis, demarque onde o papel será cortado. Inclusive a parte central vazada, que também será recortada.

Percebam que eu demarquei de uma forma em que eu escolhi o posicionamento e aproveitamento do desenho da parte superior da folha de scrap.

 Demarque a moldura do porta-retrato
Recorte as linhas demarcadas Depois de riscado, use a régua de metal e o estilete para recortar o desenho do papel. Caso você prefira usar a tesoura, não há problema, apenas na hora de recortar o fundo, que será vazado, faça uma abertura com o estilete e recorte normalmente com a tesoura. 
Recorte toda a peça com cuidado. Retire o fundo e guarde, ele poderá ser usado em outros projetos. Retire a parte interna também
Confira se o corte está perfeito

Muito importante: antes de continuar posicione o papel sobre a peça, meça e veja se tudo está certinho. Só depois de tudo conferido, posicionamento correto, prossiga.

Essa etapa é importante porque se houve algum erro no corte ou na hora de medir, já corrigimos antes de continuar, evitando perder tempo e material. 

 

Uma das principais técnicas de envelhecimento que eu gosto muito é chamado “distress” que significa abrir a massa do papel e dar um efeito desgastado utilizando uma lâmina.

Eu tenho essa tesoura mais velhinha, que deixei só pra isso. 

Abra a tesoura, segure uma das lâminas e raspe a borda do papel com firmeza. Não tenha medo, até porque, se rasgar um ou outro pedacinho, não há problema, faz parte da técnica, é isso que queremos. Faça isso em toda a borda do papel. Raspe a borda do porta-retrato
Use o distresser para raspar as bordas A tesoura hoje em dia é apenas uma alternativa, porque já existe essa pequena ferramenta chamada “distresser” ou corta-linha (pois também é utilizado no patchwork). Em cada ranhura dessas, tem uma lâmina escondidinha, basta segurá-lo e passar no papel da mesma forma, é mais confortável, ergonômico, e seguro. Evita acidentes, mas na falta dele, a tesoura pode ser usada sem problemas. 

 

Vamos aprender a envelhecer esse papel com técnicas de tingimento e pra isso vamos usar betume. Esse produto é à base d’água, não esqueçam da natureza.

Pegue um pincel médio de cerdas duras (de cabo amarelo), molhe em um pouquinho de produto (eu gosto de usar o que fica no fundo da tampa).

Em seguida use um papel para retirar o excesso. Nas primeiras pinceladas fica bem escuro, esse excesso deve ser retirado. Esfregue um pouco mais o pincel e deixe pouco betume, até ficar mais suave e com efeito mais transparente. O que queremos é esfumaçar e não pintar. Vamos tingir o papel
Pincele a borda do porta-retrato Posicione a folha de scrapbooking recortada sobre o papel, e “varra” com o pincel. Percebam que usamos pouquíssimo produto, fazendo apenas um efeito esfumaçado e “sujinho”. Aos poucos vamos manchando o papel. Aqui envolve muito as preferências pessoais, você pode deixar mais escuro ou apenas um sombreado leve. 
Faça o envelhecimento em toda as bordas, dentro e fora, você terá esse efeito. Esfume todos os contornos

  

No verso do papel que eu escolhi, tinha uma frase pronta que eu aproveitei pra usar no projeto, mas você pode também usar um carimbo, ou usar um editor de texto e imprimir alguma frase de sua escolha no próprio papel de scrap.

Aproveite e insira textos na decoração  Note que o verso do papel tem a mesma cor e tom do papel que acabamos de envelhecer, a ideia é coordenar sempre, não fugir muito ao estilo.

 

Como a técnica é de envelhecimento, podemos trabalhar acabamentos mais rústicos. Uma das técnicas mais simples no scrapbooking é a rasgadura, e pode ser usada em vários tipos de projetos, principalmente envelhecimentos.

Para ter esse efeito, não rasgue o papel de uma vez só, rasgue em pequenos movimentos em zigue-zague, em pedacinhos curtos, fica mais delicado e realista. Rasgue o contorno do papel com a frase
Aproveite outras sobras de papel

Rasgue também alguns outros pedacinhos (eu rasguei dos retalhos que sobraram do corte), que serão usados em alguns detalhes para compor a peça.

Da mesma forma que fizemos anteriormente, envelheça as bordas com o betume. 

Agora vamos preparar as engrenagens: com pincel de cerdas duras pinte as engrenagens com o betume. Não se preocupe muito com a qualidade da pintura. Pinte com pequenas batidinhas. Nossa intenção aqui é apenas tingi-las, para em seguida aplicar o outro betume. Passe betume nas engrenagens
Aplique betume cobre nas engrenagens Depois de seco, vamos aplicar o Betume Metal Cobre. Escolhi esse produto pra simular um efeito enferrujado e também porque ele tem um brilho discreto e consegue iluminar as peças, dando detalhes diferentes, sem destoar do restante. Aplique com o pincel de cerdas duras, também dando batidinhas. 
Aproveite o restante do produto no pincel (sem excessos) e faça algumas manchas no papel de fundo. Isso vai dar uma certa luminosidade e detalhes bem interessantes ao projeto. Aplique betume também na moldura
Lembre de passar betume nas bordas Não esqueça de aplicar um pouco de betume tabaco na lateral do porta-retrato, para não destoar do efeito envelhecido do papel. Faça da mesma forma: pincel de cerdas duras e retire o excesso antes no papel. Deixe um efeito marcado, tipo pátina. 
Depois de totalmente seco, aplique a cola para scrapbooking em toda a superfície do porta-retrato. Espalhe bem com o pincel, sem deixar acúmulos. Não pode ter pouca cola, mas se ficar acumulado ou com excesso, o papel fica úmido, faz bolhas e pode rasgar. Se você tiver dificuldade, use um rolinho de espuma, ele tira o excesso da cola e deixa uniforme.  Passe cola no porta-retrato

 

Se quiser aplicar um verniz fosco, faça isso agora, antes de prosseguirmos com a colagem. Aplique somente na madeira, evitando o papel.

Agora todos os elementos estão prontos, o porta-retrato está forrado, envelhecido e as engrenagens pintadas. Gosto de “brincar” com os elementos, fazendo várias disposições e percebendo o que mais me agrada.

Aqui eu coloquei três sugestões, como forma de montagem final da peça.

Opções de decoração da moldura

Use um aplicador para passar cola nos enfeites Depois de definir a posição dos elementos, vamos iniciar as colagens. Aplique sempre pouca cola, por isso é importante usar um bico aplicador fino. Onde a cola transborda fica o brilho, e compromete o acabamento do projeto, principalmente nesse caso, que o nosso efeito é envelhecido e fosco. 

Para colar as fitas, você pode usar fita dupla face ou aplicar uma camada fina de cola com pincel.

Cuide para não deixar excessos pois a cola passa pro outro lado da fita e deixa marcado.

Posicione a fita e pressione bem.

Passe cola para fixar as fitas
Corte as fitas e dê acabamento com cola Fitas sintéticas desfiam com facilidade. Após colar, com uma tesoura afiada corte o excesso rente à madeira, e em seguida aplique uma camadinha fina de cola, para evitar que desfie. Ao secar fica incolor e a fita protegida. 

Tudo posicionado e colado, nos botões você pode amarrar um barbante ou cordão encerado.

Cole os botões com cola branca extra ou relevo incolor. A adesão é ótima. Eu evito sempre cola quente, porque não temos controle sobre a quantidade.

Pinte o fundo do porta-retrato
Cole os detalhes das engrenagens

Observem o detalhe do efeito metálico suave, simulando ferrugem nas engrenagens, e da composição com o botão de metal.

Mais acima um botão costuradinho. 

Mais um pouco dos detalhes do porta-retratos.

Peça pronta, agora é só colocar a foto.

Mais um pouco dos detalhes
Porta-retrato em scrap decor envelhecido

Vamos falar sobra a foto?

Estamos hoje num tempo em que todos buscam fotos perfeitas, até para postagens nos blogs, mas no scrapbooking, preservamos momentos reais, e por isso, eu sou favorável a usarmos algumas fotos que às vezes não estão tão perfeitas, mas retratam momentos especiais das nossas vidas.  

 

Nessa foto estão meu marido e meu filho, bagunçando na praia, e do lado direito essa mancha esbranquiçada é uma gota d’água, que faz parte do ambiente em que eles estavam, e eu gostei do efeito.

Não se prendam tanto à fotos perfeitas, prendam-se à momentos.

Scrapbooking é registrar em papel nossas emoções, recordações e sentimentos. Esse porta-retratos já está enfeitando a estante da sala, como homengem ao Dia dos Pais.

Uma outra dica é usá-lo como quadro, basta colocar um ganchinho atrás e usar pra decorar sua parede, até mesmo fazendo uma linda composição.

Que tal? Vamos tentar?

Dúvidas, amigos leitores, escrevam.

Aprendam também como fazer um cartão em scrap super fácil e lindo para presentear, cliquem Cartão em scrap com corujinhas

Tays Rocha, professora de scrapbooking Sou Tays Rocha, colunista de Scrapbooking para a Vila do Artesão.

Passem lá no Mundo Country pra saber mais dicas.

 

Esse passo-a-passo foi produzido para a Vila do Artesão.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

 

, , , , , , , , , , ,

15 respostas para Porta-retrato em scrap decor com envelhecimento, como fazer

  1. Solange 30 de julho de 2012 em 21:11 #

    Gostei.
    Lembrança personalizada.
    Já sigo seu blog . Convido novamente a participar do meu cantinho e deixar uma mensagem de carinho.

    SUCESSO!
    Solange

  2. Fátima Rufino 31 de julho de 2012 em 8:37 #

    Tays,
    Como não podia deixar de ser, seu trabalho está lindo e o pap p-e-r-f-e-i-t-o!
    Seu fechamento com as observações sobre a foto está show! Amei as palavras e concordo plenamente. Sou muito a favor de priorizar os momentos e seus significados marcantes!
    Parabéns por tudooo! rsrs
    Grande beijo. Até a próxima obra de arte! ;)

  3. Rita de Cássia 31 de julho de 2012 em 9:21 #

    Olá Tays

    Parabéns… seu trabalho é maravilhoso!!!

  4. Sônia 31 de julho de 2012 em 9:40 #

    Tays, ficou lindo……. e o PAP está perfeito.
    bjs
    Sônia

  5. Juliana 31 de julho de 2012 em 9:55 #

    Muito bom.

  6. Claudia 31 de julho de 2012 em 13:45 #

    Achei muito bonito!
    Adorei a dica do Distresser, não conhecia!
    Parabéns pelo trabalho.

  7. Cláudia Pinto 31 de julho de 2012 em 13:51 #

    Tudo que a Tays Rocha faz é perfeito, igual a este PAP, muito bem feito, qualquer pessoa vendo, pode fazer.

    Obrigada Vila do Artesão e Tays Rocha.

    Abraços.

  8. karla dote 1 de agosto de 2012 em 9:57 #

    Afff, que coisa mais linda!!! E eu também sou a favor dos momentos…. as fotos são consequência!!! bjk

  9. Antonio Juliano 1 de agosto de 2012 em 12:30 #

    Muito bem feito, adorei!

  10. jorgete.34 3 de agosto de 2012 em 10:18 #

    farei e bem facil e mt bbonito bjussssssssss

  11. Neia 10 de agosto de 2012 em 11:18 #

    Oi Tays adorei a dica…Lindo este porta retrato…bjos amiga.

  12. Ana Carolina Welinski 10 de agosto de 2012 em 11:33 #

    Amei!! Obrigada por compartilhar!! Parabéns…

  13. Gorete Albuquerque 10 de agosto de 2012 em 14:06 #

    Parabéns querida Tays!

    Linda lembrança para eternizar momentos com nossos pais.

    Xerokas
    Go

  14. Isaura Nascimento Silva 30 de janeiro de 2013 em 11:24 #

    Adorei essa ideia ja tinha visto em outro lugar, parabens mesmo vou fazer para mim e ate para dar de presente é uma ideia legal.

  15. irene_giglio@yahoo.com.br 22 de agosto de 2013 em 20:44 #

    Parabéns pela criatividade e a didática para explicar o projeto.

    Um abraço!

    Irene

Deixe uma resposta