Carretel de madeira, dicas de como usar na decoração

Carretel de madeira usado como mesa de apoio para as crianças

Esses carretéis de madeira são usados pra transportar fios de rede elétrica, cabos e outros materiais, mas é incrível como ficam lindos quando usados na decoração. As dicas que separei para inspirar vocês são bem variadas, uma prova que a criatividade sempre é o ingrediente que faz a diferença.

Os carretéis podem ser de todo tamanho e diâmetro, e, assim como a madeira dos pallets, são bem resistentes. Ao darmos um bom acabamento temos um móvel para a vida toda. Vamos ver como usar?

O modo mais simples de se aproveitar é deixar o carretel como ele é, com a madeira aparente. Uma boa limpeza com lavagem caprichada é o suficiente para transformar numa mesa de apoio para as brincadeiras das crianças. Sem medo de sujar.

 

Grande carretel pode se transformar numa mesa de almoço

Um misto de rústico com vintage ficou bem bacana para essa cozinha. Aqui tudo parece ter sido garimpado, e o resultado é especial justamente pelo modo que os objetos foram combinados. 

Criado para ficar armazenado no tempo, o carretel resiste bem aos ambientes abertos como jardins e varandas. O cantinho com peças em metal e caixotes de madeira acolheu perfeitamente as plantas e flores da varanda. Lindinho demais.

 

Pequeno carretel de madeira usado como mesa de plantas na varanda

Totalmente design, olhando de uma vez é quase capaz de não se saber que o tampo da mesa de centro saiu de um carretel de madeira. Pés de canos de ferro e tampo de vidro arrematam o toque mais contemporâneo.

Mesa de centro com carretel de madeira e tampo de vidro
Par de mesinhas de apoio de carretel de madeira pintados

Tem muita coisa aqui que faz o meu gosto. Há um equilíbrio e muita criatividade no conjunto. Os carretéis? Esses receberam só uma boa pintura e encaixaram como luva na proposta. 

Curti muito a utilidade encontrada nesse projeto. Bastões fixos ao redor do carretel agem como suportes para os livros, de um jeito simples e prático. E os rodízios então, fecharam o show.

Cantinho de leitura organizado com mesinha de carretel

 

É claro que dá pra fazer outros objetos também, olhem o relógio aí, bem estiloso, com grandes números e ponteiros imensos. Quebrou a mesmice da sala.

Relógio de parede feito com carretel de madeira

Além disso pode-se trabalhar a superfície do carretel com decupagens e aplicações de todo tipo de material, já que a madeira é um suporte até bem fácil de lidar.

Lembro também que um carretel desmontado pode render várias peças interessantes. É algo a se considerar.

É isso, se você é sortudo de ter um desses ao seu alcance, fique feliz. Quem não tem deve procurar no ferro-velho mais próximo e empresas que utilizam em seus produtos. Outra opção é comprar novos. Digita aí no Google “onde comprar carretel de madeira” que a lista é longa.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fotos: 1.Wicker & Stitch, 2.Sveengardden, 3.Hannas, 4.mfeo, 5.Living Agency, 6.Design Sponge, 7.Tiffany Ruda

Você vai gostar também de:

, , ,

42 Responses to Carretel de madeira, dicas de como usar na decoração

  1. Fernanda 1 de junho de 2015 at 17:41 #

    Como faço para aplicar papel sob a madeira do tampão? Tenho um carretel e algumas notas de dinheiro super antigos que ganhei de meu pai, vou precisar de cola para madeira ou será que somente o verniz já serve como cola?

    • Cris Turek 5 de junho de 2015 at 17:53 #

      Fernanda use cola de decupagem ou cola branca extra forte. Apenas isso. Pesquise aqui no blog por decupagem e veja todas as dicas da técnica.

  2. Cássia 18 de agosto de 2013 at 18:11 #

    Cris, gostaria de saber como faço para fixar o vidro sobre o tampo revestido de corda. Grata.

    • Cris Turek 19 de agosto de 2013 at 12:44 #

      Cássia aplique pingos de silicone no tampo de vidro, e aguarde secar antes de posicionar sobre a corda. Eles vão ser antiderrapantes. Não há necessidade de outro tipo de fixação.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem