Guirlanda tropical com pinhas e flores de chita, como fazer

Guirlanda de pinhas e flores de chita para decorar a varanda

O tropical fica por conta da nossa tradicionalíssima chita, porque as pinhas gostam mesmo é do tempo frio. Mas esse ano meu pai me mandou uma caixa cheinha de pinhas lá do sul, pra eu me divertir aqui no calorzão do nordeste. E inevitavelmente eu acabei pendendo para o lado tropical, usando flores de chita pra montar essa guirlanda que vai enfeitar minha varanda nesse natal.

Na verdade ela quase pode ser uma guirlanda permanente, mas a minha proposta é usar tudo que posso encontrar na natureza e assim que as festas terminarem, reciclar e fazer uma guirlanda nova. Vamos ver?

 

Guirlanda com pinhas e chita

 

Material para a guirlanda de pinha

A natureza me ofertou gratuitamente as pinhas, de um parque, e a guirlanda de cipó eu comprei prontinha e baratinha de um artesão. Mas é fácil de achar em lojas de material para artesanato.

Juntei folhas secas e galhos

Juntei, para o projeto, folhas secas do quintal e galhos. Quem tem cajueiro sempre tem muitas folhas, né? De qualquer modo, no parque você acha muitas.

Preparei flores de chita

As flores de chita que vou usar foram produzidas por artesãs mineiras, e comprei tem muito tempo. São modeladas do modo tradicional, com goma e ferros, e realmente são vistosas.

 

Ainda existem artesãs produzindo flores nesse sistema e talvez vocês encontrem em suas cidades, mas anotem aí o contato de quem fez essas:

Associação Cultural de Piedade dos Gerais – Grupo da 3ª idade Gente Nossa – Telefone (31)3578-1181 – [email protected]

Outra opção é usar flores de papel de seda ou fazer suas próprias. Aqui tem um modelo que podemos usar, clique e aprenda a fazer.

Com tudo separado, vamos começar a montar?

 

Pinte as folhas de dourado

Como o tema é festivo, vou pintar as folhas de dourado usando tinta em spray.

A dica é pintar de outras cores para fazer uma guirlanda permanente.

Pintei folhas de vários tamanhos.

Amarre um arame na pinha

Para fixarmos as pinhas na guirlanda, vou usar um arame de artesanato. Corte pedaços de 20cm, posicione em torno da pinha mais ou menos no centro, e envolva até o outro lado por entre os gomos.

Dou outro lado torça o arame

Do outro lado, onde as pontas do arame se encontrarem, torça para firmar bem.

Prenda a pinha amarrando o arame

Prenda a pinha na guirlanda, amarrando o arame e torcendo bem as pontas. O ideal aqui é usar um alicate de bico pra ajudar a enrolar. Fica bem firme.

Monte pares de pinhas

A disposição das pinhas na guirlanda é de gosto pessoal. Eu optei por fazer pares delas, pra dar mais vista, e também porque a minha guirlanda é pequena. Infelizmente não encontrei maiores. Mas se a sua for grande, abuse do uso de pinhas.

Fechei o jogo decorativo com folhas

Fechei o jogo decorativo com as folhas pintadas, que colei usando cola quente.

Basicamente esse será o kit para enfeitar a guirlanda. Sobre esse jogo é que tabalharei o meu projeto. Adapte o seu às suas possibilidades.

Encaixei três jogos decorativos

A minha guirlanda comportou bem 3 jogos de pinhas e folhas. Agora vou preencher os espaços com as flores.

Fixei as flores com cola quente

Fixei as flores entre as pinhas, com cola quente.

Encaixei os galhos entre as tramas do cipó

Pelo lado de trás encaixei os galhinhos secos aproveitando a própria trama do cipó. Fica tão firme que não é necessário amarrar nem colar.

Circundei a guirlanda com esses galhinhos para formar uma espécie de aura em torno dela.

Guirlanda de pinhas pronta para decorar

Depois de pronta, encaixei e colei mais algumas folhas douradas pelo lado de fora da guirlanda, para equilibrar a composição.

E prontinha assim, ela foi para a parede da varanda, que com o contraste valorizou bem os detalhes naturais e as cores vibrantes da chita.

Detalhe da flor de chita na guirlanda

Assim ficou a minha guirlanda tropical, com pinhas nada tropicais e essa mistura interessante de tons neutros dos materias que recolhi no quintal e das cores fortes das flores.

E o bom de tudo?

Super em conta.

A dica é usar as folhas pintadas em outras cores para montar uma guirlanda permanente. Dá pra mudar as cores seguindo as estações do ano: amarelo para o outono, azul para o inverno, verde para a primavera e rosas e vermelhos para o verão. Que tal?

Espie aqui outro modelos de guirlandas naturais, clique.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

18 Responses to Guirlanda tropical com pinhas e flores de chita, como fazer

  1. ronaldo alves 11 de setembro de 2014 at 18:31 #

    BOA NOITE, MARAVILHOSO TRABALHO COM PINHAS,PARABÉNS.

  2. cris 19 de agosto de 2014 at 22:45 #

    cris gostaria de saber se você dar aula de encadernação pois gosto muito de artesanato e tenho um sonho de aprender a fazer encadernação.o seu trabalho e muito lindo.
    parabéns que Deus abençoe as sua vida.

    • Cris Turek 25 de agosto de 2014 at 19:08 #

      Cris não temos nenhum pap, mas estou anotando a sua sugestão, ok? Beijos.

  3. selma a resende 12 de dezembro de 2013 at 12:55 #

    ficou linda,so acho q faltou um laço,poderia ser feito de algo da natureza quem sabe, de folha de bananeira seca ou outra coisa assim.adoro coisas simples e criativas como esta.parabens!!!!eu pintei uma pinha,mas somente coloquei dourado nas pontas dela e ficou bela.

Deixe uma resposta