6 pontos que podem bordar quase tudo

Seis pontos básicos podem bordar quase tudo

São os pontos básicos para bordado livre – quem domina este pontos pode realmente fazer quase tudo! Mas, fazer os pontos corretamente é só uma parte do trabalho, antes temos que preparar tudo. Ao final deste primeiro bloco de seis pontos vamos montar um trabalho – por enquanto vou fazer mistério, mas garanto que vai ficar lindo! Para cada ponto teremos um tutorial, cada um deles com um risco do mesmo tamanho e formato. O primeiro ponto a ser trabalhado será o Ponto Atrás.

Só para variar, vou começar a aula passando a tarefa! Estou falando sério, teremos tarefas! A primeira tarefa a ser feita é selecionar o tecido a ser usado. A amostra que estou bordando está sendo feita em algodão cru não muito grosso e eu já separei todo o tecido a ser usado nas seis peças. Então é só cortar 6 pedaços de tecido no tamanho de uma folha de papel A4. A tarefa de hoje é transferir o risco para o tecido. O método usado pode ser o 1° ou o 2° que explicarei a seguir.

Todo cuidado é pouco nesta hora, a qualidade do bordado depende muito da transferência do risco: a melhor bordadeira do mundo não consegue fazer pontos bonitos em um risco mal traçado. O arquivo com o risco a ser transferido para nossa aula pode ser descarregado aqui, clique:  Ponto Atrás Risco1 e Risco2  

 

Como transferir riscos para o tecido

Há diversas maneiras para fazer isto, a escolha deve considerar sempre o tipo de tecido a ser utilizado.   Papel Carbono

Transferindo riscos com papel carbono

O método mais simples e mais usado é o de papel carbono. Papel carbono amarelo ou azul, o claro deve ser usado para os tecidos escuros, e papel carbono preto ou azul escuro para os tecidos claros.

Comece copiando o risco para um papel de seda ou papel manteiga ‐ é importante que seja um papel macio e fino. O papel vegetal dificulta muito a segunda etapa do trabalho.

Copie os riscos para um papel transparente

Coloque o carbono com a face para baixo sobre o tecido, com o desenho por cima. Acompanhe com um lápis de ponta afiada ou com um boleador, todas as linhas do desenho. É necessário tomar cuidado para fazer pressão somente sobre as linhas do desenho, pois do contrário o carbono pode manchar todo o tecido.

 
Muita atenção: prenda muito bem os papéis no tecido e cuide de posicionar o risco corretamente – coloque o papel de seda sobre o tecido de modo a visualizar a posição correta e prenda um dos lados com alfinetes. O carbono entra por baixo do papel e só depois do desenho ter sido posicionado.
 
Dica ótima: um excelente papel carbono para transferir riscos em tecidos claros é aquele que é jogado fora quando são impressos formulários de duas vias em impressoras matriciais – tipo notas fiscais,  holerites. É um carbono sem cera que sai facilmente na lavagem e é o papel carbono que aparece na foto.
 
 
Transferência Direta

Como transferir o risco direto no tecido

O desenho pode ser traçado diretamente sobre tecidos finos ou transparentes como organdi, nylon ou seda fina. O desenho deve ser colocado por baixo do tecido e as linhas traçadas com um lápis macio ou canetas próprias para tecido. O uso de caixas de luz pode facilitar bastante este trabalho e possibilitar a transferência de riscos para tecidos um pouco mais grossos que os mencionados acima.

 
Dica ótima: a tela do computador pode funcionar com uma ótima “mesa de luz” – já risquei um monte de tecidos deste jeito. Essa dica não funciona para notebooks que podem ter a tela danificada pela pressão.
 
 
Alinhavo

Caneta para riscar sobre tecidos

Em tecidos muito grossos ou texturizados, é difícil traçar ou pintar um desenho. Neste caso, trace o desenho sobre um papel fino, que deve ser alinhavado na posição correta sobre o tecido. Acompanhe cuidadosamente todas as linhas do desenho com pequenos pontos de alinhavo. O desenho deve ser rasgado e removido antes do bordado ser iniciado. Remova também todos os pontos de alinhavo depois de terminar o bordado.

 
Dica ótima: funciona vem para trabalhar com riscos no feltro .
 
 
Lápis transferidor e Lápis Cópia

Usando o lápis transferidor e o lápis cópia

Artesanatos de natal, aprenda agora
É um lápis que deve ser usado para contornar com firmeza e de modo bem uniforme pelo avesso, em papel de seda ou manteiga, todos os riscos do desenho a ser decalcado. Depois disto, o desenho vai ser transferido para o tecido por meio do calor gerado pelo ferro de passar. Coloque o papel com o lado riscado sobre o tecido e passe com ferro quente – cuidado para não tirar o desenho do lugar.
 
Muita atenção: o risco é transferido à espelho, assim deve estar impresso de modo adequado. Observar que na foto o texto está espelhado! Use nesse caso o Risco2 de nosso molde.
Dica ótima: o lápis cópia pode ser encontrado em papelarias especializadas em materiais fiscais, sendo também usado por tatuadores. É fabricado no Brasil pela Faber Castel.
 
 
Entretela hidrossolúvel
É uma entretela transparente, que se dissolve ao lavar. Trace o risco na entretela usando o método da transferência direta, alinhave a entretela riscada sobre o tecido e borde. Lave depois de pronto para remover.
 
Muita atenção: só usar em tecidos e materiais que possam ser lavados!
 
Dica ótima: deve ser usado para bordar em tecidos que precisem de um estabilizador, como as camisetas.  
Transferindo riscos, opções e alternativas

 

Então a tarefa dessa aula é:

  • escolher o tecido
  • escolher um desses modos de transferência de riscos
  • preparar o risco dado para começarmos a bordar na próxima aula

Dá tempo para providenciarem todo o material.

Preparem-se, vocês vão adorar o projeto final.

Dúvidas perguntem nos comentários abaixo. Confiram também outras dicas que dou sobre esse assunto lá no Ofício da Agulha. Tem vídeo e outras fontes de informação que valem ser conferidas. Clique Transferindo o risco para o tecido Até mais.
 
Fotos: Monica Moura 
 
Paula Marcondes, professora de técnicas de bordados
Material elaborado Paula Marcondes especialmente para a Vila 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

54 Respostas para: 6 pontos que podem bordar quase tudo

  1. daniela 2 de junho de 2016 at 10:45 #

    adorei fazer bordados em casa foi uma experiencia incrivel e extraordinária.

    • Cris Turek 13 de junho de 2016 at 20:07 #

      Manda fotos Daniela 😀

  2. Carolina 27 de outubro de 2015 at 18:42 #

    Olá,nao encontrei as postagens ensinando os 6 pontos,existem as postagens?
    Obrigada
    carolina

    • Cris Turek 28 de outubro de 2015 at 11:42 #

      Carolina por motivos de força maior a Paula Marcondes não pôde finalizar todas as aulas.Estou providenciando para completar o material de outro modo. Aguarde que logo teremos novidades.

  3. angela regina vais 29 de setembro de 2015 at 10:07 #

    ola,muito me interesa bordados livres,mas não sei em q tecidos posso bordar,se possivel me informe.
    obg.

  4. Marcia 22 de julho de 2015 at 9:11 #

    Olá, adorei o post. Comprei o lápis cópia da Faber castel mas não descobri como usar. Com ferro de passar não funciona, pode ajudar? Conhece esse lápis?
    Obrigada

  5. penha 20 de junho de 2015 at 21:46 #

    amei sua postagem 🙂 muito obrigada 🙂
    sou apaixonada por bordados^^
    mais a minha duvida é tem um tipo de pano especifico para os pontos de bordado livre ou pode ser qual quer um que quizermos?
    desde ja o meu muito obrigada
    espero e conto com sua ajuda para tirar essa duvida que esta me tirando algumas horas de sono ^^

  6. Andrea Zapparoli 1 de junho de 2015 at 19:26 #

    Boa noite!
    Queria saber onde encontrar a sequência deste post. Achei bem bacana todas as dicas e estou ansiosa por conhecer os pontos…

    • Cris Turek 5 de junho de 2015 at 17:41 #

      Andrea foram somente 3 posts publicados. Em breve postaremos novidades de bordado, aguarde.

  7. vania 6 de maio de 2015 at 6:17 #

    Ola gostaria de fazer ponto cheio em bolsa, manualmente!bordar o nome na bolsa de maternidade.

  8. maria aparecida a.rodrigues 18 de março de 2015 at 15:45 #

    GOSTARIA DE RECEBER GRAFICOS DE MANTAS PARA BEBE E P/PANO DE PRATO

  9. HELOISA 27 de março de 2014 at 16:11 #

    Ola Paula,
    gostaria de saber se é preciso passar algum tipo de impermeabilizante no tecido antes de desenhar porque as canetas para tecido borram com facilidade, especialmente camisetas de malha. É difícil fazer um desenho sem que o traço não fique borrado.

  10. Paula Marcondes 26 de setembro de 2013 at 21:58 #

    Cristine, que carbono usou? Se for do tipo comum, comprado em papelaria é um bocado difícil de tirar, mas tente deixar de molho em água quente com bicarbonato.

  11. cristine 24 de setembro de 2013 at 22:28 #

    como faço para tirar o carbono encerado do tecido?

    obrigada!

  12. Paula Marcondes 9 de setembro de 2013 at 12:52 #

    Oi Hosana, fico contente em saber que gostou. Faça o dever, visite meu blog para maiores informações sobre cada uma das lições já publicadas. Ainda tenho mais duas ou três para publicar. Aproveite!

  13. Hosana 6 de setembro de 2013 at 12:42 #

    Gostei muito da aula, e vou fazer o dever de casa.

    Grata

  14. Paula Marcondes 2 de setembro de 2013 at 22:03 #

    Ok Sonia Mota, vou ver o que posso fazer. Ainda estou devendo duas aulas do curso inicial!

  15. Sonia Mota 1 de setembro de 2013 at 17:07 #

    Gostaria que vc fizesse um post somente com tipos de tecidos, agulhas, linhas etc, enfim materiais de bordados, tudo que precisamos para começar. Estou louca pra me dedicar a essa arte linda!!! Obrigada

  16. Paula marcondes 22 de agosto de 2013 at 17:54 #

    Oi Grasiela, tudo bem? Se você usar temperatura muito alta para transferir o risco fica mais difícil de sair depois. Acaba saindo, especialmente se ficar de molho em água quente.

  17. Grasiela 20 de agosto de 2013 at 12:32 #

    Fiquei com uma dúvida em relação ao lápis cópia da Faber Castell: depois de tudo pronto, o risco no tecido, esse lápis é permanente ou depois de lavar o tecido o risco vai sair?

  18. Paula Marcondes 6 de maio de 2013 at 20:06 #

    OI Andrea, tudo bem? Creio que estes riscos que você quer são feitos pela Lolo, do Estudio da Lolo em São Paulo. Não sei se ela ainda faz isto. Eu produzo algumas peças com o tecido já impresso, mas o tamanho é outro. Em meu blog você encontra detalhes e endereços para compra:
    http://oficiodaagulha.blogspot.com.br/

  19. Andrea Lima 4 de maio de 2013 at 11:20 #

    Alguma sugestão ( nome ) de loja ??? as que eu conheço não tem . Ou pelo menos se souberem como se chama esse material posso melhorar minha pesquisana Internet .

    Grata

  20. Andrea Lima 26 de abril de 2013 at 8:47 #

    Pessoas queridas

    Vi uma postagem de tecidos ( acho que 50×50 ) já com riscos impressos . Ou seja, se vc gostar da imagem e do tecido não há necessidade de ter que passar o risco para o tecido . Porém não consegui localizar esse material para compra. Alguém sabe onde encontrar no Brasil ou exterior ?
    um abraço.
    Andrea

    • Cris Turek 26 de abril de 2013 at 10:54 #

      Andrea lojas que vendem fios, lãs e linhas de bordar, os armarinhos, normalmente tem esse material.

  21. Denise Vaz 13 de fevereiro de 2013 at 0:55 #

    Olá pessoal, eu não sei se perdi alguma coisa, mas não vi mais as aulas de bordado. Fiz o primeiro, peguei o segundo e não vi mais, será que eu que perdi algo?

  22. Paula Marcondes 10 de dezembro de 2012 at 14:47 #

    Oi Jeniffer, as outras 2 aulas estão no site, a próxima entra na semana que vem.

  23. jeniffer 9 de dezembro de 2012 at 16:13 #

    gostei mas aonde esta a outra aula.

    • Cris Turek 10 de dezembro de 2012 at 19:43 #

      Jeniffer clique no nome da Paula Marcondes, lá no início do post, para ver todos os posts publicados por ela.

  24. Luciana 30 de novembro de 2012 at 20:08 #

    Olá!
    Estou louca pela próxima aula, quando será???!!!

  25. Juliana 29 de outubro de 2012 at 16:40 #

    Olá!!! trabalho com pintura em tecido, e gostaria muito de saber ondo posso encontrar esse papel carbono!!!!!!!! se puder me ajudar agradeço desde já! moro em Santo André, São paulo!

  26. Sueli 3 de outubro de 2012 at 21:01 #

    Que delícia ver que a arte que minha avó fazia ainda se pratica e é tão acessível. Parabéns.Coisas lindas e além disso muito acessíveis a todas nós que gostamos de fio e agulha. Obrigada por compartilhar com generosidade o que sabe.Abs.Sueli

  27. Rachel Romeiro Sabanai 23 de agosto de 2012 at 19:14 #

    Eu amei está aula. Gosto muito de bordado,faço da minha “cabeça”rsrs mas com tudo explicadinho é bem melhor. Estou aguardando a continuação do curso. Já muito grata e feliz. Abraços.

  28. WALDENIZA CARBONEL 31 de julho de 2012 at 23:57 #

    BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER COMO CONTINUAMOS OS OUTROS PONTOS. SÓ ACHEI O ATRÁS E O HASTE. MUITO OBRIGADA. WALDENIZA. BEIJOS.

  29. alea 14 de julho de 2012 at 10:45 #

    Dúvida: por favor, onde compro a entretela hidrossolúvel ? em SP. grata

  30. Maria de Lourdes Vieira Gomes 11 de julho de 2012 at 8:38 #

    Paula, Bom Dia!
    Descobri o seu blog agora. Não sabia que aqui, tão perto existia alguém como você. Parabéns.
    Amei a sua aula.
    Aguardo a sua próxima aula. Qual o seu endereço, aqui, em João Pessoa.

  31. Cláudia 10 de julho de 2012 at 12:53 #

    Não vejo a hora de chegar em casa e separar meu material para começar a bordar! Obrigada!!

  32. Eliza 9 de julho de 2012 at 20:44 #

    Olá, também pretendo usar o tecido americano cru e gostaria de saber se devo lavá-lo antes. Desde já agradeço. Bjkas

  33. Elisabeth 7 de julho de 2012 at 11:00 #

    Olá! Parabéns pelas explicações de forma simples e clara. São de pessoas como vocês que o mundo precisa, para torná-lo mais bonito. Namastê.

  34. Maria Lucia 28 de junho de 2012 at 20:36 #

    Olá Paula,
    Adorei seu espaço nesse site….já conhecia o da Divânia(tingimento) ….Já fiz a primeira lição de casa. Estou aguardando a nova tarefa.
    Parabéns!!Obrigada´por compartilhar. Maria Lucia

  35. vera lopes 26 de junho de 2012 at 5:13 #

    Adorei está aula, já estou aguardando a próxima.

  36. Paula Marcondes 25 de junho de 2012 at 10:46 #

    Obrigada a todas! Recebi por e-mail uma dica, de alguém chamado Rodolfo. Vou colocar o texto da mensagem.
    “Só para acrescentar, se tiver um risco, em papel fino, coloque o pano + carbono + desenho e por cima de tudo um plástico, para não furar o papel onde está o risco. Não lembro onde vi esta dica, e comecei a fazer, e deu certo. Tente, e passe p/as alunas tambem. Estão de parabens Ofício da Agulha…..beijos”
    Eu já sabia disto e me esqueci de colcar no post. Vou adicionar no próximo. Se alguém estiver com dificuldades na tarefa é só mandar um mail! Beijo a todas.

  37. Sandra Santos 24 de junho de 2012 at 19:39 #

    Muito obrigado Paula. Um grande abraco. Sandra Boston USA.

  38. Denise 24 de junho de 2012 at 18:06 #

    Olá adorei esta proposta. Beijos

  39. Aracy 24 de junho de 2012 at 14:48 #

    Muito bom, gostei das dicas, geralmente uso o carbono, mas foi bom ver as outras sugestões.
    Obrigada
    Beijos no coração

  40. Inó aragão 24 de junho de 2012 at 10:10 #

    Amei esta idéia, principalmente com tarefas… vou fazer o possível pra ñ perder nenhum.
    Obrigada e um grande abraço.

  41. Guapa 22 de junho de 2012 at 17:38 #

    oba que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa adorei estava louca para aprender o bordado livre Uma vez mais obrigada Bjks e feliz fim de semana

  42. Karen Kessler 22 de junho de 2012 at 12:30 #

    Oi Paula!!

    Adorei!!!

    Já vou deixar meu material prontinho, só esperando a próxima etapa 🙂

    Beijos,

    Karen Kessler

  43. Patrícia Silva 22 de junho de 2012 at 11:22 #

    Olá! Já sigo o viladoartesão há muito tempo e tem sempre ideias muito bem conseguidas. Faço trabalhos em tecido e utilizo frequentemente os bordados e este vosso post tirou algumas dúvidas que tinha, nomeadamente a da entretela. Os meus Parabéns e o meu muito obrigada. Vou continuar atenta aos próximos!

  44. Leila Cury 22 de junho de 2012 at 10:26 #

    Bom dia.
    Adorei.
    Mande sempre.
    Abraços,
    Leila

  45. ELZA CRUZ 22 de junho de 2012 at 10:04 #

    MUITO BOM !

  46. Andreia Frezarim 22 de junho de 2012 at 8:51 #

    bom dia Cris!Vou separar meus materiais,não vou perder esta bela aula.Bjins e bom dia.

  47. Mônica 22 de junho de 2012 at 5:32 #

    Simplesmente amei o post! Acordei hoje pensando em procurar sobre bordado livre e quando abro meu e-mail encontro essa maravilhosa aula. Ah! Uso muito a “caixa de luz” do computador para passar meus riscos de pintura, é ótimo. Parabéns! Estou ansiosa pelas próximas aulas

  48. Paula 21 de junho de 2012 at 20:47 #

    Adorei e com certeza vou fazer a ‘tarefa de casa’, rs…
    Até a próxima aula, professora Paula (minha xará).
    bjs

    • Linei 29 de abril de 2016 at 18:05 #

      Olå, estou deixando minhas aulas de artesanato em mdf e quero aprender a bordar.
      Espero começar logo.
      Um abraço

Deixe uma resposta