A arte de Adriano Pistorelo em brinquedos vindos da reciclagem

Robô alado, toy arte criação de Adriano Pistorelo

Brinquedos de arte, ou Toy Art, são a forma que Adriano Pistorelo encontrou para expressar-se. Inspirado pela paternidade que chegava, e utilizando materiais recicláveis que coletava e separava, Adriano aguardava seu filho criando personagens cibernéticos para decorar o quarto do bebê.

Junta uma tampinha daqui, uma mangueira dali, cola num corpo de pet, de shampoo, de catchup, e……..olha só o que surge!!!! Assim nasceu uma coleção enorme de robôs Toy Art e também um interesse a mais para a vida desse jovem advogado.

O bacana da história do Adriano, além da relação com o filho, é que mais uma vez notamos que uma atividade que existia como hobby para desestressar, ganhou outra conotação e importância. Mas isso tudo vou deixar para o Adriano contar:

Tenho 31 anos de idade, moro na cidade de Caxias do Sul/RS. Sou casado, advogado e tenho um pequeno de um ano e dez meses.

Adriano Pistorelo, o hobby como atividade sustentável

Assim como recentemente fui agraciado pela bênção de ser pai, comecei a montar os robôs para decorar o quarto do meu pequeno, e de uma simples brincadeira acabei me amarrando no ofício.

A escolha por robôs veio da análise de potes plásticos, em ver em algumas destas embalagens robôs inacabados, pedindo apenas alguns ajustes e um pouco de  imaginação.

 

Aliado a isto, pensei na idéia de sustentabilidade e resolvi reaproveitar os meus lixos recicláveis e também das pessoas próximas a mim. Desta forma realizo o recolhimento de alguns materiais das pessoas da empresa, de amigos e parentes para transforma-los em robôs que batizei de “Transformers da vida real”. Recentemente fiz um robô que foi utilizado como mascote de uma gincana da empresa onde eu trabalho.

Robô Blue, toy arte de reciclagem

Sempre fui ligado em artes e trabalhos manuais; antes eu pintava quadros, reformava móveis e fazia a montagem de brincos hippies, entre outros. Atualmente não faço venda dos robôs pois sinceramente não sei como cobrar, e as encomendas são de amigos que veem as minha postagens e solicitam uma peça. Todavia estou pensando em vender, e principalmente promover oficinas para divulgar este trabalho.

Conto com vocês!!!

Organizadíssimo, Adriano tem todo o material para seus projetos separados em seu atelier/oficina, apenas esperando para se transformar em realidade. É robô feito de mouse, de sobras eletrônicas, e tem até figuras inspiradas em gente conhecida, como do Meu Malvado Favorito.

Segredos da encadernação artesanal

Conheci essas peças interessantes quando Adriano me enviou seu material para participar do Mural da Vila. É tão criativo e inspirador que deveria ser conhecido por mais pessoas. E motivar mais pessoas a experimentar.

Robôs de personagens famosos

E assim estamos aqui conhecendo essa forma de fazer arte, que é a criação de brinquedos colecionáveis, brinquedos que só se admiram e que também decoram e mostram um pouco de nós mesmos: os Toy Art.

Se você gostou da proposta do Adriano, quer comprar uma de suas peças, encomendar um personagem específico ou combinar com ele a possibilidade de realizar um workshop, os contatos são [email protected] ou através de seu blog The Transformers.

Vamos incentivar essa iniciativa e exemplo que nos foi dado por Adriano.

Conhece alguém que faz algum trabalho único e merece destaque?

Convide-o para entrar em contato e vir participar de nossa coluna O Artista é Você.

Fotos cedidas pelo artista

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

3 Responses to A arte de Adriano Pistorelo em brinquedos vindos da reciclagem

  1. maria luisa 10 de março de 2014 at 11:04 #

    O trabalho do Adriano é muito criativo e de importância lúdica e pedagógica. Pense em oficinas!

  2. Maria Amélia Sousa Oliveira Pereira Nobrega 21 de outubro de 2013 at 14:53 #

    Parabéns os trabalho, ou melhor os robots estão muito bonitos.

    Então o azul está lindissimo.

    Mais uma vez PARABÉNS

  3. marise 17 de outubro de 2013 at 8:01 #

    ACHEI OTIMO DEU TRAB. TB TRAB COM RECICLG D GARRAFAS E FAÇO PALHACINHOS DOU OFICINAS EM BIBLIOT INFANTIS! MORO EM sALVADOR BAH

Deixe uma resposta