A arte popular de Bento de Sumé

Em épocas de feira e Salão de Artesanato, sempre é bom lembrar aos que estão de passagem por João Pessoa e aos que aqui residem, que a feira trás para nós, lá do interior, figuras, personagens que são pura cultura popular. Um desses nomes é Bento, da cidade de Sumé.

 

Sumé está a umas tres horas de João Pessoa, e só por isso já isola seus artistas. É assim por essas bandas, onde se costuma achar tudo muito longe. Mas com o Salão, artistas populares com a qualidade estética de Bento, ficam ali, bem ao nosso alcance.

Aqui no Blog já mostrei muitas esculturas dele. Gosto muito do estilo primitivo do seu entalhe, e como o conheço, percebi desde sempre a ingenuidade e a pureza do seu coração de gente simples do interior, o que , para mim, supervaloriza o seu trabalho.

Gente, fica aí a imagem de uma das figuras de Bento, no caso, o Virgulino, chamado Lampião. Essa peça já está na coleção de um admirador, mas na mente criadora de Bento tem muitas outras. Quer conhecer, use o campo de pesquisa no alto da página. Quer saber mais sobre Bento? Clique aqui.

Contatos do artesão: (83) 9915-9942 e [email protected]

Foto: Marcelo Pereto

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta