


Tenho percebido o quanto a chita anda valorizada pelos artesãos e pelo público de uma maneira geral, porque tenho recebido muito material para essa coluna usando a chita. A artista de hoje é a Íris, que combina a reciclagem de descartáveis com a chita, atitude que eu incentivo sempre, assim como inseriu a chita em objetos do dia-a-dia. Mas não é só isso, ela também faz lindas flores decorativas e bolsas. Muitas idéias para compartilhar com vocês. A Íris conta:
Comecei a fazer artesanato em 2003, incentivada por uma amiga que é artista plástica. Sou piauiense, moro em Brasília desde que tinha 7 anos de idade. Meu objetivo é me aposentar em 2009 como funcionária pública e continuar em tempo integral a fazer artesanato. Vendo minhas peças em casa, no trabalho, participo de feiras e tenho um site, pois é a forma de começar a divulgar meu artesanato, que acima de tudo é um prazer. E trabalhar com chita, é mais saboroso ainda, pois ela é a cara do nosso país. É alegre, colorida, e barata!
da leitora desse blog,
Iris Brazil
Muito legal a reciclagem de latinhas de molho e também o porta-cerveja que pode usar como base algum desses de brinde que você já ganhou. Os porta-velas que usam o aqúario também devem dar um super efeito, não acham?
Bom pessoal, o que vocês estão esperando para perder a timidez e mandar suas criações? A Íris é mais um exemplo de como fazer uma renda extra, trabalhando com o que se gosta. Espero pelo seu material.
Contato com a Íris, acesse o site Com Chita Brazil
Gostei muito dos artesanatos,o sabonete liquido,vou fazer hoje mesmo ,obrigada pelas dicas,gostei de tudo,os trabalhos são muito lindos,que bom agora vou aprender muito de artesanato,parabéns a vila do artesão.
Fazia tempo que eu não visitava este site e fico feliz em saber que ele mantém o nível alto. Parabéns ao Vila e a artesã Íris.
Bruno, temos trabalhado muito para merecer a atencão de nossos leitores. Obrigada por escrever.
Cris gostaria de saber como ver todos os modelos de chita, e preços, estou abrindo um atelier e preciso desses tecidos, assim como os da Vera Patchwork obrigada Martha
Maria MArtha, a Iris vende apenas peas prontas decoradas com a chita.
Para adquirir chita em quantidade acesse Atelier Virtual Brasil, especializado em tecidos.
Abraços.
Oi Iris gostei muito de tudo isso, amo trabalho com reciclagem…mas qual é o seu site?
Abraços.
Maria Janaina, o site da Iris está indicado em outra matéria, mas eu envio no seu e-mail, ok?
Abraços.
Olá! Como vai? A cada dia você me surpreende com novas idéias, novos artistas talentosos, nos dando muitas idéias criativas, baratas e principalmente incentivando a reciclagem (trabalho que dou o maior valor, claro sem desmereçer os demais), Parabéns, lindos. Tudo a ver com nosso clima tropical! Abraços!
Muito legal né Jislane? Criativo e um exemplo de atitude ecólogica responsável.
Inspire-se e crie você também alguma coisa. Abraços.
QUE DELICIA ESSES TRABALHOS COM CHITA NE , EU TO AQUI TENTANDO ARRUMAR A MESA PARAA AMANHA, VOU COLOCAR UM TOALHA BRANCA E DNO MEIO UMA FAIXA DE CHITRA QUE VCS ACHAM
Olá Elize, tudo bem?
Estivemos descansando um pouco nos últimos dias, só respondo seu e-mail agora.
Não sei se fez o que pensou, mas com certeza fica ótimo arrumar a mesa com um tema tão brasileiro como a chita.
Não tenha medo de errar, nosso natal e ano novo não são de neve, mas de muito sol e calor.
Tudo a ver com as estampas de flores da chita.
Um abraço amiga.
amei as latas decoradas,gostaria de saber como sao feita.obrigada e parabens
Olá Cris, adoro trabalhos com chita. Posso divulgar a Vila do Artesão no meu blog?
Um abraço da Meirinha.
OI, CRIS.
HOJE PUDE OLHAR COM MAIS DETALHE O SEU BLOG.TEM MUITA ARTE BONITA E BEM SELECIONADA, É DIFÍCIL DEIXAR DE ELOGIAR. ESTOU QUERENDO MONTAR O MEU BLOG, MAIS AQUI EM GUARAPARI-ES, A MÃO DE OBRA É MUITO DIFÍCIL, SEM FALAR QUE MEU TEMPO É MUITO CORRIDO.SOU DONA DE CASA,PROFESSORA DE ARTESANATO E ARTESÂ NOS FINAIS DE SEMANA.TENHO ALGUMAS FOTOS DO ARTESANATO QUE FAÇO,E GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DA COLUNA O ARTISTA É VOÇÊ, MAS SÓ PODEREI QUANDO MEU BLOG ESTIVER PRONTO.
OBRIGADA PELO IMAIL DANDO A RECEITA DO PAPEL MACHÉ, PRETENDO ENSINÁ-LA AOS MEUS ALUNOS DA APAE. JÁ FAÇO COM ELES DECOUPAGEM COM FILTRO DE CAFÉ, MAS ESTA PAREDE DE JORNAL ESTÁ SENSACIONAL,VOU PROCURAR ALGUMA PAREDE NA APAE E TENTAR FAZER. EU USO A COLA CASCOREZ COM OS FILTROS DE CAFÉ, E ACREDITO QUE A COLA SEJA A MESMA PARA O JORNAL.UM DIA PASSEANDO NA INTERNET VI UMA PAREDE DE VARANDA INTEIRA COM FILTRO DE CAFÉ, FICOU O MÁXIMO.
BEM, VOU FICANDO POR AQUI, ASSIM QUE TIVER UM TEMPINHO, EU VOLTO.
COM CARINHO……. ELZINHA DE GUARAPARI……
amei,as ideias de reaproveitamento de potes mas gostaria de ideias de coisas efitas de retalho como, tapetes, almofadas, pois tenho retalho quero aproveita-los bjss… IRIS
amei, gostaria de receber mais ideias pois guardo potes de creme pra cabelo, vidros de maionese, caixas de margarina e sei que dá pra trsnformar tudo em algo lindo e decorativo mas sou meio fraca de ideia…bom quero saber qual cola usar pra cada tipo de material, latinhas, plastico, couro, vidro…obrigada e parabéns.
Gente adorei!!!!!!Que coisa boa é usar chita! Eu faço cadernos e bloquinho forrados com chita.É uma delicia ver os florais com cores bem vivas.
Adorei este blog e,se você me permitir vou colocar no meu blog.
Um grande abraço
Oie Linda, vi o seu trabalho, parabéns.
Que tal participar da nossa coluna O Artista é Você?
Acesse no blog e veja como.
E é claro que você pode divulgar a Vila do Artesão no seu blog.
O seu também fará parte da nossa lista de parceiros.
Um abração,
Cris Turek
Bem bolado.
Olá Cris,
simplesmente adorei o conteúdo do blog.
É um espaço enriquecedor da cultura brasileira na área do artesanato.
Conhecí o blog através da divulgação feita no brasigo pelo Marcelo Pereto.
Parabéns pelo trabalho da Íris, que é lindo e ecologicamente correto, e pelo conteúdo do blog!
Que legal que você veio pelo Brasigo.
E muito obrigada pelos elogios em seu comentário. Espero que você continue nos acompanhando e também dando sugestões e dicas.
Esse é o nosso objetivo, que as pessoas participem cada vez mais.
Um abração,
Cris Turek