A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada também em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera. Destaque-se que em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora.
O fruto da cabaça é colhido mais cedo ou mais tarde segundo o tamanho da vasilha que se queira fazer. Depois de retirado o miolo, lava-se bem e deixa-se secar. A vasilha era usada para as mais variadas finalidades e estava presente na vida cotidiana dos indígenas e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Era usada como recipiente para água e alimentos, também como vaso, entre outros usos, como para fazer um berimbau, por exemplo.
No nordeste brasileiro, a cuia também é medida de capacidade para secos, que corresponde a 1/32 de um Alqueire.
As regiões brasileiras que tiveram influência dos índios tupis conhecem a cabaça como cuieira e o fruto como (Ku ‘ ya). Até hoje a cuia é usada no sul do Brasil pelos gaúchos no hábito de tomar Chimarrão.
Fonte: Wikipedia e foto Gingerbread Snowflakes
Ola,
Gostaria de saber que produto usar dentro da cabaça para protege- la pois quero plantar e não sei se pode, qual a tinta para pinta- la e os cuidados após esse procedimento.
Por favor se puder me responder por e- mail agradeço.
Acompanho e site do Vila do Artesão e recebo e-mail tb . Parabéns. Maravilhoso.
Obrigada.
Rosangela dicas de limpeza e proteção seguem neste link:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/como-preparar-uma-cabaca-para-artesanato/
Para pintar trate a superfície como madeira comum e use tintas para madeira caso vá deixar no tempo e depois verniz geral. Para usar como vaso aguarde algum tempo antes de plantar para as mudas não sofrerem com o veneno de cupins e brocas.Abraços.
MORO NO RIO GRANDE DO NORTE E GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE A CABACA COMO SE PLANTA QUAL TEMPO DA COLHEITA QUANTO CUSTA A MUDA EM QUANTO TEMPO ELA COMEÇA A PRODUZIR POR INCRÍVEL Q PAREÇA GANHEI UMA GRANDE
TEM UM AMIGO MEIO Q CUIDA DE DEPENDENTES QUÍMICOS E FICA PROCURANDO PEQUENAS IDEIAS PARA OCUPA A MENTE DESTA TURMA Q AS AUTORIDADES NÃO SE PREOCUPA
Antonio nós aqui na Vila apenas transformamos a cabaça em artesanato, não somos produtores e não temos experiência com isso pra te dar as respostas certas. Ficamos devendo. Abraços.
Caro Antonio
A cabaça ou porongo, é o fruto de uma planta rasteira da familia das abóboras, pepinos e melões (cucurbitaceas) e seu cultivo é muito fácil,sendo multiplicada pelo plantio de sementes.
Há diversas variedades com variados formatos, desde as pequenas arredondadas, com leve pescoço, até algumas muito grandes e outras alongadas, que atingem mais de 100 cm de comprimento (usadas no artesanato para imitar cobras)
A época de plantio é no inicio da primavera, ou dependendo da região, no período do inicio das chuvas.
O ciclo de produção se estende, desde o semeio até a colheita, por aproximadamente 140 a 170 dias e os frutos devem ser colhidos quando bem maduras ou mesmo após secarem no pé. Se colhidos verdolengos devem ser deixados a secar na sombra por 30 a 40 dias, para depois serem trabalhados.
O espaçamento pode ser o mesmo das abóboras, ou seja, plantadas em linhas com espaçamento de 3 metros de distancia umas das outras e de 2 metros entre as covas, nas linhas.
Correção do solo e adubações são fundamentais para uma boa e vigorosa produção e devem ser orientadas por Engenheiro Agrônomo, baseado em análises do solo do local da instalação da lavoura.O uso de adubos orgânicos (estercos) nas covas é muito benéfico para boas produções pois além de fornecerem nutrientes ajudam a reter umidade no solo.
As sementes contidas em cabaças maduras e secas podem ser retiradas, limpas e usadas para o plantio, caso não as encontrem para comprar. A falta de chuvas deve ser suprida por irrigações frequentes para boas produções.
A colheita dos frutos deve ser feita pela escolha dos mais adiantados ou maduros e se estende por mais 30 a 40 dias pois a medida que as ramas vão crescendo as flores são emitidas, gerando frutos de diversas idades nas plantas. E lavouras bem adubadas e irrigadas, a produção é intensa e o desbaste de parte dos frutos fará com que se colham cabaças de maiores tamanhos.
o que fazer com a popla que fica dentro dos cuietes serve como adubo ou algum material organico
João, são sementes, plante e colha novas cabaças ou se preferir, faça compostagem.
Um lugar fácil de encontrar cabaças também é em lojas de artigos de umbanda
ola, estou interessada em comprar luminarias de cabaca, como vc conhece bastante sobre o assunto tenho a esperanca q vc conheca algum artesao q produza e tenha em estoque para venda. desde ja muito obrigada… se sim eu tenho muito interesse de entrar em contato
Adriana não tenho nenhum contato direto com artesão que tenha a cabaça em luminária mas sugiro que visite http://www.classificadosdeartesanato.com.br Acredito que vai encontrar alguma coisa. Abraços.
Olá Adriana,li sua publicação,se tiver interesse ainda em luminárias,eu faço elas viu? são simples,porém lindas;todas feitas com cabaças por mim mesma. meu email [email protected]
olá Cris! estava olhando sobre a cabaça. Aqui no Maranhão, cabaça, é essa da foto, com pescocinho e tudo, planta rasteira. Já a coité, ou cuia como chamamos, é aquela que é uma árvore, muito utilizada nos interioresm para comer, no Pará, servir o açaí, o tacacá, e nos rituais de umbanda ou religiões similiares, acho que são usada as duas, depende da finalidade. Cabocos, tomam cachaça, em festas servem comidas de santos e por aí vai. Acredito que não sejam nem da mesma família, visto uma ser árvore e ou ramagem. Té mais ver.
moro em sao paulo e gostaria de saber se tem algum fornecedor de cabacas aqui por perto posso ate retirar no lugar obg
Liliane procure em feiras públicas ou no mercado municipal.
bom gostei muito do seu artigo de artesanato com cabaças,pois ja estou adotando essa ideias em montar um centro de artsanatos ,porem com cabaças,dentro dela estou querndo por fotos e por alguns cristas pra dar acabamentos.voces tem em seu arquivos essse tipo de trabalhos ?que eu estou montando??
Carlos tudo o que temos está publicado aqui no blog. Veja você mesmo usando o campo de pesquisa aí no alto e digitando a palavra Cabaça. Quem sabe não encontra outras inspirações. Abraços.
Cris td bem? desculpe vc me informou nomes comerciais de verniz para cabaças outro dia e eu não anotei…poderia repetir para mim por favor? muito obrigada!!!
Isa anote: Acrilex, Águia e Corfix.
Bom dia! gostaria de saber, qual o melhor mes para o plantio de samente de cabaça. obrigada!!!!
Valdete esse post é apenas ilustrativo, não somos produtores, assim não temos experiência para uma resposta correta.
Moro próximo a Cuiabá – MT, tenho muitas cabaças, pequenas e grandes, para vender.
fone 065 – 92463017
olá tudo bem? quero saber se eu não quizer abrir as cabaças, e deixa-lás com as sementes tem algum problema? um abraço!!!!
Valdete o risco de pegar bicho aumenta, apenas por isso retiramos as sementes. Analise o que considerar melhor.
Boa tarde , adorei seu blog gostaria de saber como você faz o resto do boneco de neve e o papai noel.
Gostaria de saber como se cultiva a cabaça, época do plantio, tipo de solo e adubação. Grato. Aguardo resposta.
Sergio usamos a cabaça para artesanato e compramos elas em feiras livres. Não plantamos e não sabemos dar essas respostas para você.Ficamos devendo.
Estou começando artesanato em cabaças e gostaria de saber o nome e onde encontro essa serrinha para cortá-las, que aparece na foto. Já procurei em todas as casas de ferramentas e não encontrei. Encontrei uma serra tico-tico elétrica manual, mas é muito cara. Obrigada pela atenção.
Alice, nesse post não tem foto de serrinha não. Mas de qualquer forma ferramentas só em casas de ferramentas mesmo, ou tente pela internet em lojas virtuais.Boa sorte.
Olá,tudo bem?eu planto cabaça,gostaria de fazer parte do seu site.Como fazer?PARABÉNS!Seu site e muito didático,simples de navegar…isso e tudo de bom!Sem dezer que o conteúdo e perfeito.Aguardo sua resposta!Obrigada
Marise se você faz peças artesanais participe do mural da Vila. Confira como no assunto Mural da Vila aí ao lado.
Oi, Boa tarde gostaria de saber aonde posso
encontrar cabaça aqui no rio de janeiro.
grato desde já.
abraços Fábio Martins
Fábio, temos um post com indicação de vários emails de fornecedores. Use o campo de pesquisa para localizar e escreva diretamente para eles.
Ganhei uma cabaça cheia de sementes, plantei e agora ta nascendo mto!!!
Tenho cabaças e quero vender. Moro em Piedade interior de SP. Pode me passar alguns contatos por favor ?
Obrigado
Josiel, não fazemos esse tipo de cadastro. Anuncie no Classificados da Vila, link no alto dessa página, é grátis.
olá Josiel,vc ainda tem cabaças pra [email protected] ,obrigado
OI
Aodorei os artigos sobre as cabaças e gostaria e informações sobre qual as tintas mais convenientes para a pintura ? Moro em Petrópolis no RJ aqui não encontramos cabaças, quem souber local mais próximo por favor indique Bjs
Yva
Yva, use o campo de pesquisa pra localizar um artigo com vários emails de fornecedores de cabaças. Para pintar use tinta PVA que é a base de água.
Muito Obrigado Cris Turek
Gostei muito deste site mas preciso achar pinturas indigenas em purungas para o trabalho de geografia,mas mesmo assim muito OBRIGADO…
Fico devendo as pinturas indígenas Guilherme. Boa sorte em seu trabalho.
È verdade que o Chá desta planta serve para dores na coluna?
Não tenho a menor ideia Fatima, mas eu não dependeria de chás para curar uma dor como essa. Um bom médico é mais aconselhável.
Olá pessoal
Preciso de uma ajuda. Plantei as sementes de Cabaça e deram muitas, só que eu colho, coloco para secar e elas ficam cheias de furinhos e apodrecem, alguém poderia me orientar?
Muito obrigada
Valéria
Valéria, somos artesãos. Não tenho a menor ideia de como plantar corretamente as cabaças. Sugiro que você procure auxílio de um agrônomo em lojas que vendem fertilizantes. Normalmente há um disponível para tirar dúvidas gratuitamente. Boa sorte.
as sementes que fica dentro da cabaça dá pra plantar .
Luciana,acho que não custa nada tentar.
gostaria de saber o valor da unidade de cabaça. obrigada
Angela, não comercializamos cabaças. Localize aqui na Vila o artigo que indica fornecedores e entre em contato diretamente com eles, ok? Use o campo de pesquisa.
Olá, gostaria de saber onde tem curso de pintura em cabaça no Rio de Janeiro.
Sds
Querida, não sei te indicar. Pesquise sobre isso em lojas que vendem material de artesanato, eles normalmente tem muitos parceiros de ateliers pra indicar. Beijos.
Nossa!!!
Adorei estas orientações. Sou uma apaixonada por artesanato em cabaça especialmente.Estou plantando pela dificuldade de encontra e, está dando certo. Assim que me aposentar farei só isso, que é mha terapia hoje. bjs a todos os artesãos.
Que coisa boa, essa é uma ótima escolha. Beijos.
Olá, moro no interior do RS e gostaria de saber a melhor epoca de plantar porongos, solo?Já receço de vcs todas as novidades e as aproveito muito, obrigado.eunice
Acho que já te respondi via email, certo? Boa sorte amiga. Beijos.
Obrigada pelas informações sobre cabaça…
Maristela, temos vários artigos sobre cabaça. Use o campo de pesquisa e dê uma espiada. Beijos.
Olá galera! Moro em são gonçalo- RJ e sou artesã. faço esculturas em biscuit. e agora me apixonei pelos trabalhos em cabaça e resolvi começar uma coleção de decoração infantil com cabaça. Só q aki na minha cidade uma cabaça pekena custa em média 13 reais. Esse valor é surreal pra kem vai comercializar. Gostaria de saber se tem alguém aki no ria ou mesmo em ou estado q venda num preço bem menor pra q eu poço comercializar meu produto final num preço mais viável. desde já agradeço a atenção
Querida, consulte o nosso artigo com emails de fornecedores de cabaças. Escreva diretamente pra eles e verifique se tem algum próximo de você que possa te atender com preços melhores. Pra ler esse artigo clique no link abaixo:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/onde-comprar-cabacas-para-fazer-artesanato/
Boa sorte.
Tenho 200 mil cabaças para vender arecem colhidas, alguem sabe de algum fornecedor que pode vir a comprar? obrigado
Anderson, não tenho contato de grandes compradores, mas a sua oferta fica publicada aqui para os interessados. Boa sorte.
Bom dia!
Pessoas faco Luminarias em CABACAS e PVC, estou precisando encontrar base eletrica giratoria para as mesmas se alguem puder me ajudar ficarei muito grata.
Forte abraco.
Procure em boas casas de materiais elétricos que você vai encontrar com certeza. É difícil dar nomes de lojas que atendam todo o Brasil, mas acho que você encontra em sua cidade. Beijos.
Olá pessoal, sou do RS e tenho muitas cabaças para vender, todos os tamanhos, com ótimo preço. Aguardo contatos.
Boa noite!
Sou de Brasília e gostaria de adquirir cabaças cruas para artesanato.
Alguém que venda pela internet?
Muito obrigada!
Beijão
Oi Fernanda, leia esse nosso outro artigo e confira o fornecedor mais proximo de você.
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/onde-comprar-cabacas-para-fazer-artesanato/
Um abraço.
Oi Lynette!
Tb plantei cabaças. Colhi algumas q, apesar de verdes estavam duras ao toque e c os cabos secos. Coloquei p secar, e até agora parece q vai td bem; uma está bem escura e as outras, ainda verdes, mesmo depois de 10 dias de colhidas.
Anteriormente, o vendo derrubou uma, q ao caír rachou e murchou, apodreceu.
Boa sorte!
Oi Rita, obrigada por sua colaboração. Suas dicas são preciosas para todos.
Tenho uma pequena produção de cabaças e gostaria de saber se precisa esperar secar no pé ou pode colhêr enquanto ainda estiver verde?
Puxa Lynette, tá aí uma boa pergunta. Não sei te responder porque eu nunca plantei Cabaças.
A dica é escrever para a Aleandra do [email protected]
Ela revende cabaças e com certeza saberá te responder. Abraços.
eu vendo cabaças. quem tiver interesse entre em contato atraves do meu e-mail
[email protected]
Gente, mais um contato de onde comprar cabaças para seu artesanato. Confiram.
obrigado por me incluir ai…
as cabaças que tinha foram todas vendidas e repassadas.
havia 8 modelos lindos e acabei deixando esgotar estoques.
a maior dificuldade que verifiquei em 2009 não foi a falta do produto e sim a dificuldade de cultivá-las considerando suas peculiaridades fisio-morfológicas e climáticas, uma vez que não há cultivares e sim variedades da espécie. isso faz com que ela , a cabaça, não aceite adaptação fenotipica e tambem genotipica às diferentes regioes do Brasil. desenvolvo artigo cientifico para mestrado sobre o assunto. conclusões devem demorar…. obrigado a todos!!!!
Absair, muito obrigada pelos esclarescimentos.
Se me permitir deixarei oseu contato disponível para as pessoas interessadas.
E se precisar da Vila, estamos aí. Abraços.
Gostaria de comprar cabaças.
Oi André.
Dê uma conferida nos comentários desse artigo.
Lá já estão várias indicações de onde comprar e encomendar cabaças.
Até mais.
Para quem mora no Rio de Janeiro acredito que va encontrar cabaças no mercadão de Madureira
Olá tenho muitas cabaças….
entrem em contato…os preços são muito em conta…
Aí vão os meus contatos para quem tiver interesse em trocar informações sobre o plantio de cabaças, e futuramente terei também os frutos p venda.
[email protected]
21 9493-1666
Abç
Olá! Faço luminárias de cabaças e diante das dificuldades em consegui-las, iniciei uma plantação. Estou pensando em comercializar-las já limpas, o q acham?
Valeu!
Ah! aqui no Rio, normalmente encontramos cabaças em casa de umbanda.
Olá….
Aqui em São Paulo pode-se encontrar cabaças no ceagesp (durante a madrugada até as 10:30 h – terças e sextas). Existe tbm uma loja próximo à Rua 25 de março em São Paulo (TAME – Rua da Cantareira, 20 – 3227-2007).
Muito obrigada Claudio, tem muita gente procurando por essa dica.
Até,
Cris Turek
Jaqueline e amigos,
para mais informações sobre o plantio de cabaças, sugiro estes dois links.
Boa sorte!…
zoonews.com.br/noticiax.php?idnoticia=143838
orreioweb.com.br/cw/EDICAO_20020809/vid_mat_090802_99.htm
Bom Dia
Informo que possuo, em média, 2000 cabaças para comercializar, em diversos tamanhos.
Aos interessados, favor entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Obrigada!
Prezados Colegas,
Preciso de algumas informações sobre como plantar e cuidar de cabaças, trabalho com artesanato e gostaria de ter a minha própria produção.
Obrigada!!
Olá!!!
Estou vindo aqui dizer que tenho centenas de cabaças para vendas!!!
São mini-mini até as gigantes!!
Se alguém se interessar por favor,entre contato comigo pelo e-mail:
[email protected]
ou msn:
[email protected]
Abraços.
Gostaria de saber se alguem conhece algm fornecedor de cabaças na Bahia e onde posso encontar as sementes para o plantio e qual é a tecnica utilizada.
Grato.
Evandro Nascimento.
71 9228-3944
Oi Eluzia, tudo bem?
Obrigada por nos escrever.
Se precisar de alguma coisa para o seu trabalho, escreva.
Veja também nossos outros artigos sobre peças em cabaça.
E se gostou do nosso blog, cadastre-se e receba os artigos automaticamente em seu e-mail.
Um abraço.
Cris
adorei as cabacas estou fazendo um trabalho na escola sobre cabacas
Olá Maria Devanise, tudo bem?
Sobre as cabaças é o seguinte: aqui na Paraína normalmente se compram em sítios e chácaras no interior. Não sei qual é a sua cidade, mas você tem alguma chance de encontrar nos mercados públicos que vendam produtos direto do produtor, e quem vende a cabaça possivelmente terá a semente.O ideal é procurar nos mercados públicos mesmo.
Caso você não encontre, tente um dos e-mails abaixo. São pessoas que anunciam a venda de cabaças e porongos. Escreva para eles e qualquer coisa volte a entrar em contato.
Um abraço.
Fale com Absair : [email protected]
Fale com Tatiana: [email protected]
Por favor, onde posso comprar cvabaças? Onde posso adquirir a semente? Por favor ñ me deixem sem resposta.Desde já agradeço.
Olá Lenira.
Nas pesquisas que fiz encontrei os contatos que já mencionei anteriormente.
Fale com Absair : [email protected]
Fale com Tatiana: [email protected]
Tente com eles ou em feiras e mercados públicos.
Aqui em João Pessoa é onde eu costumo encontrar as cabaças.
Boa sorte.
Moro em Niterói/RJ e queria demais saber aonde adquirir e como adquirir cabaças?
Podem me ajudar?
Grata,
Lenira
Oi pessoal.
Pra vocês que ligaram e escreveram perguntando sobre as cabaças é o seguinte: os artesãos normalmente compram em sítios e chácaras no interior aqui da Paraíba.
Não sei qual é a cidade de vocês, mas vocês tem alguma chance de encontrar nos mercados públicos que vendam produtos direto do produtor.
Caso vocês não encontrem por aí, tentem entrando em contato com um dos e-mails abaixo. São pessoas que anunciam a venda de cabaças e porongos.
Escrevam para eles e depois me contem o resultado direto no blog, ok?
Esse é um assunto que interessa a muitas pessoas.
Um abraço e boa sorte.
Fale com Absair : [email protected]
Fale com Tatiana: [email protected]
Ótimo site, bem esclarecedor. Contudo estou precisando encontrar cabaças, onde posso comprar?
Como ela é plantada? Seria através das sementes? A cabaceira é muito grande? Pode ser cultivada aqui no Rio de Janeiro?
Agradeço imensamente se puderem me dar um retorno.
Obrigada.
Adriana.
muito bom !!!
por favor reciso encontrar cabaças, onde tem?