A coluna O Artista é Você está apresentando hoje o sutil trabalho de denúncia na arte de Joferraz, uma mulher polivalente que atua em diversas áreas e ainda encontra uma maneira de usar sua forma de expressão artística pra tatar de assuntos tão complexos como os sócio-econômicos brasileiros.

Joferraz tem por profissões a locução comercial e a arte, atividades que ama imensamente. A escultura em pedra sabão fazia parte dessas atividades, mas que ela tristemente se obrigou a abandonar em função de sua voz. A partir daí enveredou por temas voltados à crítica social, usando as técnicas do assemblage, uma forma de colagem onde os materiais utilizados se envolvem completamente no contexto da obra.
Joferraz nos fala um pouco de si:
Sou locutora comercial, sócia fundadora do Clube da Voz. Mas também sou atriz, dubladora, radialista e artista visual. Iniciei a carreira profissional em meados de 1967/68 e nunca mais deixei de exercer minha profissão. Mas o exercício da profissão não me bastava, minha criatividade pedia mais, muito mais! Então, paralelamente me dediquei a outras atividades artísticas.
Desenhar, eu desenhei quase que a vida inteira. Quando fiz esculturas em pedra sabão, o pó acabou causando transtornos respiratórios e abandonei esse trabalho maravilhoso para preservar minha voz. Então, senti que precisava de algo mais forte, novo e único. Algo que fosse além do traço e da cor.
Assim iniciei uma série de totens e bastões, e paralelamente criei vários trabalhos em assemblages, com a introdução de elementos, que fixados aos meus trabalhos formaram a imagem do meu pensamento e da minha denúncia. A série Terra Brasilis é uma forte crítica à formação e desenvolvimento sócio-econômico em nosso país, desde seu descobrimento.

São as obras da série Terra Brasilis que vemos nesse artigo, exemplos dessa arte contemporânea conceitual. Desfrutem e entrem em contato com a artista através do email [email protected]
Se você faz um trabalho artístico leia aqui como participar da coluna O Artista é Você.
Fotos cedidas pela artista
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Adorei, muito bonita e criativa, transmite algo muito interior e questionador. gostei desta ideia de varios materiais, adoro esta mistura de coisas e cores. Parabens!
Sucesso! Abraços!
MUITO LINDOS OS TRABALHOS DA JOFERRAZ. CRIATIVIDADE E BOM GOSTO. LOURDES. TCHE´. RS.
A arte tem muitas formas de se traduzir, e essas que a JoFerraz usa são incríveis. Beijo Lourdes.
É muito lindo ouvir um depoimento de uma artista com tanto talento e criatividade, eu como artesão fiquei maravilhada com as obras dela. parabens. abraços Marlene
Os artistas são pessoas simples como nós. Esse contato é muito gostoso, né?
Cris os trabalhos da Joferraz,são maravilhosos, ela está de parabens por saber a hora de parar de fazer o que já a estava prejudicando, mesmo amando algo ou alguem as vezes temos que deixar ir, para que uma nova fase se inicie em nossa vida.
E verdade Marta, precisamos de muita sabedoria para isso. Beijos.
Cris, sempre é bom conhecer a trajetória dos artistas que compartilham seus trabalhos com o publico . abraços da lu e da cici
É bacana nos inspirarmos em estéticas de alto nível, não é? Acho importante abrirmos a mente para a arte.
Artista tem sempre criatividade suficiente pra iniciar novas produções com novos materiais.
Incrível a estória dessa artista! Deixou a pedra sabão pra fazer esses trabalhos maravilhosos!!!
Adorei. São lindos. Desejo a ela uma vida cheia de sucesso e muita criatividade.
Sem a arte a vida não teria a menor graça e beleza.
Parabéns, Joferraz.
Maria Paula, visite o site dela pra ver os antigos trabalhos que também são maravilhosos. Beijos.
Cris querida, adorei as obras da Jo Ferraz.
Obrigada por nos mostrar sempre artistas tão talentosos!!!
Beijos pra ti
Vero
Oi Vero, bacana conhecer um trabalho numa técnica diferente não é? Eu também gostei muito do estilo dela. Beijos.