A marchetaria é uma arte muito delicada e assusta a maioria das pessoas que gosta de trabalhar com a madeira. É preciso paciência, precisão, cuidado e muito capricho. O Rômulo começou com a Intarsia, que é uma linha da marchetaria, depois de percorrer um caminho de solidariedade.
Era curioso, gostava da madeira como material e um dia foi convidado por um marceneiro italiano, Bruno Ozelame, a fazer um trabalho voluntário, construindo caminhõezinhos de madeira para distribuir com doces às crianças carentes.
Aproveitavam retraços de madeira para reciclar e assim ele aprendia a lidar com o material que tanto gostava, torneando rodinhas para os caminhões. Depois de prontos, seguiam para as reservas indígenas da sua região e distribuíam entre as crianças. Já imaginou essa dedicação? O resto ele mesmo conta:
Tomei gosto pela coisa e com um motor de máquina de cortar grama e um eixo comprado no ferro velho fiz um torno artesanal, onde passei a fazer as rodinhas em casa nas horas de folga (…) Fui me tornando mais habilidoso e criei gosto por tornear madeira. Fui colando madeiras de cores diferentes e fazendo objetos. Depois vi na net trabalhos em marchetaria e por último em Intarsia e resolvi fazer mais coisas. Quem sabe eu ainda possa um dia comercializá-los, tendo um retorno financeiro dessa arte, para comprar mais madeira e continuar fazendo essa terapia que me gratifica muito.
Cada trabalho é único e envolve muita emoção ao ver cada peça sendo acabada e colada. Ponho o coração no que faço. Cada peça é feita com o coração e sem intenção de comércio. É pura satisfação pessoal mesmo. São horas de delicioso trabalho e paciência, lixando a madeira e montando o mosaico de cada quadro. E depois de pronto colocá-lo na parede da sala, apreciar, e poder dizer que mais uma vez eu me superei e consegui fazer algo ainda inédito na minha vida.
Obrigado pela presteza e interesse.
Forte abraço , Rômulo.
![]()
Na minha opinião o Rômulo tem muito talento para essa técnica tão trabalhosa. Vamos incentivá-lo enviando mensagens com nossas opiniões. Contribua com a sua.Contatos com Rômulo no email [email protected]
Para você Rômulo, os parabéns da Vila do Artesão.
As fotos foram cedidas pelo Rômulo
Veja aqui como participar dessa coluna.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Gostei muito dessa técnica. É lindiiissssimo!!!
Rose é sim, é especial.
Romulo boa tarde!
Você utiliza folheado ou a madeira?
Parabéns!
Muito bom gosto.
Dalvice é madeira mesmo.
Cris bom dia!
E a madeira é tingida, ou é a cor natural, se for tingida, é possível informar com qual produto?
Dalvice sei que o Lourenço usa retraços de madeira mas não consigo mais contato no email dele. O correto era ele te dar estas respostas. Infelizmente vou ficar devendo.
gostaria de fazer trabalhos em intarsia como devo fazer pois não tenho nenhuma pratica so vontade,faço uns trabalhos na madeira e me encantei com a intarsia onde encontro livros para começar
Mari não sei dar dicas de livros sobre essa técnica, até acho que no Brasil não há. Use o campo de pesquisa do blog para ler outros artigos sobre a marchetaria. Num deles tem indicação de cursos, talvez o professor possa te dar essas dicas. No artigo tem o email dele, ok?
Você esta de parabéns pelo seu trabalho. As peças estão lindas.
Sucesso…
Um abraço,
Equipe InovaMulher
Obrigada à equipe por participar. Se desejarem o contato do artista é só escrever. Teremos prazer em divulgar. Um abraço.
Ola Romulo seu trabalho é belissimo, com certeza vc deve comercializar! Sou marcheteiro tambem; so que meu trabalho é entalhar na marchetaria maciça, a fauna e flora da amzônia. Vc conhece essa tecnica. entra no meu site um grande abraço.
Parabéns pelo trabalho e criatividade.
Realmente!!!!!!!!
Digno de Casas de luxo!!!!!
Parabéns Rômulo…Deus lhe deu um dom que vc tem que continuar expressando através da sua arte!
Adorei a arte de Rômulo Lourenço todos maravilhosos mas minha paixão ficou para a moça de chapéu e para a peça que não é um jarro pois tem tampa mas é de uma beleza extrema. Parabéns, Rômulo.
Oi Cris,
Vi que o blog da vila está como amigo no meu, acontce que naquele blog não há nada, esqueci tudo dele e criei o Filha do Vento e um outro arteintencionada que é Purabussa
Se tiver tempo passa lá.
Abraços
Cláu
ola sr romulo
vi seu trabalho e adorei,quanto a fazer com carinho e eu entendo,iniciei no artesanto agora ,ja fiz algumas peças e sei como é a gente ver depois de pronto
um forte abraço.
Obrigado pelas manifestações de carinho e apoio ao meu trabalho.
Eu moro em Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná.
Tenho um orkut onde exponho meus trabalhos.
romulo jr marchetaria e intarsia
para o romulo meu querido seus trabalhos sao lindos mesmo,continue pois vc tem talento para comercializa-los sim.um forte abraco e que deus continue derramando dom e telentos sobre voce,parabens
Primoroso.
Parabéns pelo lindo trabalho.
Um abraço
Rômulo, parabéns, seu trabalho eh belissimo. Deus te abençoe. Se tiver oportunidade entre no meu site para conheçer o meu ok.! milasiebra.com.br um abraço, mila
Romulo,teu trabalho é maravilhoso. Parabens! Sucesso.
parabens Romulo pelo teu trablho é de
uma delicadeza,limpo, bem definido,elegante.
Parabens, continua sempre achando q vais melhorar.
um anraço.
Quando pelo trabalho a natureza é transformada em algo que agrada os nossos sentidos costumamos chamar de arte. Portanto, parabéns! Faltou nos dizer onde se encontra o artista e suas obras, para que possam ser vistas ao vivo.
Quando pelo trabalho a natureza é transformada em algo que agrada os nossos sentidos costumamos chamar de arte. Portanto, parabéns ao artista. Faltou nos dizer onde se encontra o artista e suas obras, para que possam ser vistas ao vivo.
Rômulo, muito lindo seu trabalho…vc é um talento. Parabéns e sucesso.