
Não é de hoje que eu indico os cursos e materiais criados pela Vitrine do Artesanato especialmente pra quem está começando a aprender uma técnica nova. Hoje não será diferente, o curso muda mas a fonte é a mesma 😀
Recebi para testar o kit de cartonagem com Ana Cristina composto de 1 bolsa, 2 carteiras de mão e 1 carteira de dinheiro. Montei todos os modelos e preparei um passo-a-passo com um dos modelos de carteira de mão, só pra você ter uma ideia de tudo que vem.
O kit vem com os moldes em papel duplex e papel holler todos cortados e prontos pra montar, facilitando esta etapa para quem ainda está começando e não se sente segura.
Vem também com todo o material: tecido, fechos, detalhes, cola, e algumas ferramentas como pincel, rolinho e espátula. Então é assim: chegou em sua casa, já dá pra começar imediatamente.
E vem um DVD com a artesã Ana Cristina explicando cada etapa de montagem de todas as peças. Não aprende quem não quiser 😉
Dá uma espiada neste vídeo:
Entre os modelos chegou a Carteira Verô com um tecido estampado digital de encher os olhos. Super marcante, em cores belíssimas. Foi este que escolhi montar para você. Eu me apaixonei por estas estampas. Vamos fazer juntas?
Carteira Verô em cartonagem
Separei a parte do material referente à carteira Verô. Preste atenção: os moldes vêm prontinhos pra usar e você até pode riscar e guardar para repetir depois, ok? Os tecidos para fazer esta carteira são estes composés em tecido digital Estilotex, show de bola.
Separei a cola branca extra Amazonas e o pincel chato mais o rolinho, estes Condor Pincéis. Tem ali também os dois fechos com ímã. Tudo de qualidade indiscutível.
Os moldes vem marcados indicando capa externa e capa interna. Posicione cada um no seu tecido e corte deixando uma boa margem de sobra.
Espalhe cola branca grosseiramente com o pincel chato nº20 da Condor. Faça isso o mais rápido possível pois a cola seca em instantes.
Espalhe a cola com o rolinho de espuma para igualar e tirar qualquer excesso que tenha.

Posicione o molde no tecido cuidando para deixar bem centralizado e cuidando para alinhar com o sentido da estampa.
Vire e alise o tecido com a espátula suavemente, do centro para as bordas.
Agora sim vamos cortar o contorno certinho deixando uns 2cm de tecido de margem em toda a volta.
Como a carteira é toda arredondada precisamos picotar todo o contorno para a colagem ficar perfeita.
Cole os picotes um a um com bastante calma 😀
Aí estão as duas partes já forradas. A cola seca rapidamente, mas fique de olho em dias mais úmidos.
Colocando o fecho
O molde da capa interna já vem com a marcação de onde fixar os ímãs dos fechos. Facilita demais pra quem está iniciando.
Agora é só pegar a base do fecho e usar para marcar o papel com uma pressão onde teremos que furar.
Agora é só furar onde marcou. Para isso estou usando um agulhão.
Encaixe o ímã nos furos.
Firme o verso não esquecendo da plaquinha.
Repita do outro lado.
Para completar a colocação, junte a outra parte do fecho e encaixe no ímã.
Pincele cola nas hastes pra facilitar a marcação.
Com cuidado junte os lados, alinhe bem e pressione pra cola marcar o tecido. Veja que não juntei as bordas no alto; este é o modo correto.
Fure na marcação feita pela cola.
Finalize a instalação do fecho encaixando as hastes nos furos e fixando com a plaquinha pelo verso. Repita do outro lado.
Fazendo o fole da carteira
O fole é a lateral da carteira que dá a largura da abertura. Para fazer é preciso dar mais estrutura no tecido e para isso usamos o papel termocolante. Corte o tecido numa medida aproximada, com o dobro da altura e uma margem extra. Posicione e fixe o papel termocolante apenas na metade, usando o seu ferro de passar.
Dobre o tecido por cima do papel termocolante e fixe o outro lado. É este o modo correto de fazer o fole.
Ajuste o tamanho do fole cortando excessos, se houver, e dobre ao meio, vincando com a unha.
Dobre bordas nos dois comprimentos com pelo menos 1cm e vinque também.
Agora aplique cola na lateral da carteira e acompanhe a colagem da primeira aba e depois a aba inversa.
Assim que fixar a aba, firme no lugar usando fita crepe. Só pode ser fita crepe, lembrando que ela vai permanecer nesta posição. Vire e repita do outro lado, ajustando as alturas para ficarem bem iguais.
Agora que as laterais do fole já estão coladas, recorte o contorno da base acompanhando a curvatura e deixando uns 2cm de tecido de margem.
Mais uma vez vamos picotar o contorno arredondado cuidando para não cortar mais do que a margem do tecido.
Vire a bolsa, aplique cola na borda, e cole os picotes um a um. Esta etapa é meio chatinha porque demora um pouco para colar nesta posição. Faça com calma e a cada trechinho reforce a colagem com fita crepe.
Depois repita a colocação do fole na outra lateral da bolsa.
Finalizando a carteira
Pra finalizar vamos espalhar bastante cola branca no verso da capa externa. Não precisa do rolinho porque aqui estamos colando papel com papel. Precisa sim é de bastante cola. Cuidado com as bordas para não manchar seu tecido.
Alinhe os contornos das duas capas, acerte bem direitinho e fixe as pontas de um dos lados usando fita crepe.
Com as pontas presas com fita crepe, assente a capa interna sobre a externa ajustando perfeitamente as outras bordas.
Aqui também prenda as pontas e o centro com fita crepe para ajustar e conferir todos os contornos.
Se estiver tudo no lugar, fixe toda a volta com fita crepe para que a capa interna e externa colem bem uma na outra. Toda esta fita sairá em algumas horas.
Lembre também de fixar a bolsa fechada. Para isso use uma grande tira de fita crepe na altura dos fechos, de lado a lado.
Deixe descansar o máximo que puder. Eu deixei por 24 horas e só então removi as fitas de apoio. O resultado ficou incrível e você vê lá na primeira foto.
E o resto?
As outras bolsas e carteiras do kit eu fiz todas e convido você a conhecer e saber mais deste kit que está fazendo um sucesso gigantesco. De fato auxilia e muito quem está iniciando e faz uma imersão em níveis de dificuldade diferentes.
Se você tem dúvidas se daria conta de reproduzir esta técnica, este kit é um ótimo início para aprender dicas básicas e segredos de montagem de bolsa. Eu curti demais. Veja abaixo:
Kit Cartonagem com Ana Cristina
Fotos: Marcelo Pereto
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
olá, qual é o nome desse papel? papelão?
Susy, os nomes dos papéis e outros detalhes estão no texto 😉
Parabéns pelo lindo trabalho, as bolsas são maravilhosas.
Adorei
Beijus 😀
Anote a dica Ana Letícia, eu adorei o material. Beijos.
Olá Boa tarde, aqui é a Andressa Sassaki gostaria de saber se por um acaso vocês dão aula oline de como fazer croché de ponto de cruz de qualquer desenho? Diante mão desde já agradeço a resposta…
Andressa, não tenho nenhuma aula que ensine esta conversão de gráficos. Fico devendo por hora.
Acho seu trabalho incrível. Nada sei d trabalhos manuais. Stou buscando algo com q me idntifiq, ( já achei algumas coisas),q possa executar e assim q stiver firme vnder, pois necessito encontrar fo t d renda; mas d algo q me seja prazeroso fazer. Quero fazr algo q me deixe feliz fazr e tambm a qm adquirir. Por isso acho q sou tão exigent comigo na confecção. Mas tenho certeza q com a ajuda recbida vou conseguir.
Ana Cristina, navegue por nossos passo-a-passo. Temos várias técnicas diferentes pra te auxiliar a encontrar este caminho. Divirta-se 😉
Olá, com um pouquinho de tempo hoje,estou aqui para parabenizar vocês pela s idéias maravilhosas,que por enquanto estao numa pasta para comecar a fazer. Obrigada.
Coisa boa Lizete. Quando começar, mostre pra gente 🙂
adorei muito lindo,beijo
Lindíssima Sirleide, eu amei!!!
Olá Cris Turek , comprei o Kit ano passado fiz todas as bolsas, gostei .
Obrigada,Fúlvia
Que legal Fúlvia. Eu fiz todas também e curti muito os modelos 😀
Olá flor, muito legal essas dicas, estão me ajudando muito em meu artesanato!
Mais gostaria de saber como você consegue essas parcerias?
Pois preciso muito
Por favor, desde já grata
Juliana, conquistamos as parcerias pelo nosso histórico. São mais de 2 mil posts publicados, e de tutoriais são em torno dos 500. A grande maioria autorais. Construindo conteúdo útil e bem elaborado ao longo dos últimos 8 anos, conquistamos também respeito pelo nosso trabalho, inicialmente com os milhares de leitores e, através deles, com empresários do setor. Ou seja, é muito tempo e muito trabalho para construir parcerias. Foque no seu espaço, no seu alcance, pois através deles é que as propostas chegam. Beijos e sucesso.
Tentei adquirir o kit de cartonagem da Ana Cristina, mas qdo tento finalizar a compra, aparece um aviso que está indisponível para o meu CEP. Já havia feito uma compra de um dvd (Eliane Tonelli, adesivagem) e a entrega correu tudo bem. Mas pra ser bem sincera, fiquei bastante decepcionada com o conteúdo do dvd, porque havia assistido várias apresentações da Eliane em programas de Tv e a qualidade foi superior ao dvd.
Puxa Mariza, que chato. Para as duas situações eu sugiro que você entre em contato com o site da Vitrine através das opções oferecidas. Para o caso do produto que te desagradou, você pode usar a opção Avaliar Produto, dentro da própria página dele, e lá dar uma nota. Isso não só auxilia outros clientes, como também à eles, que podem entender melhor a aceitação do público. Dar sua opinião é seu direito, usufrua.
?obrigada!
Não por isso Vera 😉
Amei sua obra artesanal
Obrigada Maria. Um grande beijo.
Obrigada Cris!
Adorei o passo a passo.
Obrigada Teresita, o produto é excelente.
Bom dia!!!!
Super fácil de fazer, vou fazer um.
Mirian
Assim que eu gosto Mirian. Beijos.
Lindas as bolsas Cris, adoro seu trabalho e dedicação com seus artesanatos… Parabéns..
Obrigada pelo carinho, Valéria. Beijos.
Amei.
Obrigada.
Um abraço,
Sonia
Beijo grande Sonia 😉