Depois de alguns anos sem visita-la, voltei à Fenearte e, como não podia deixar de ser, voltei a me encantar com a maravilhosa arte popular pernambucana e com tantos outros trabalhos de artesanato que artesãos de todo o país trouxeram para esse evento, em 2013. Mas talvez você não saiba o que é a Fenearte, então, primeiro vou explicar um pouco sobre ela.
A Fenearte é um feira bem grande, organizada pelo estado de Pernambuco e considerada a maior do setor na América Latina. Esse ano foram 5 mil expositores em 800 stands. É muita gente mesmo, também nos corredores, visitando e comprando.

A feira acontece no Centro de Convenções que fica na cidade de Olinda, mas mencionamos sempre com Recife, por sua proximidade. É uma caminhada longa essa visita, acredite. Tem bastante coisa e movimenta uma estimativa de 40 milhões em negócios. Aliás, o objetivo da Fenearte é justamente de gerar renda e movimentar negócios para seus artesãos e artistas, durante todo o ano.
Ao apresentar seus trabalhos para o público, há um grande número de lojista envolvidos, muitos diretamente através do Sebrae, e que irão manter essa roda girando até a próxima Fenearte. Através dela, pessoas de todos os cantos do estado serão beneficiadas, assim como todos os participantes, obviamente. Gente, é muito grande o movimento em todos os dias da semana. Sábados e Domingos então…….inacreditável.
Mostrando um pouco de tudo, colocarei todas as nossas fotos em nosso Flickr, no álbum Fenearte. Clique para ver o material completo.
Lá temos a Alameda dos Mestres, onde 50 mestres da arte popular pernambucana apresentam suas peças e arte maravilhosas.
Ao lado Luiz Antônio de Caruaru, ceramista.
Contato: (81)3722-0417 / 9123-0466 / não tem email
Tem também algumas das obras da Galeria Ana Holanda, que premiou artistas populares num concurso recheado de cultura nordestina. Sou simplesmente viciada nessas peças. Ao lado a obra A Farra dos Bichos de Antonio Rodrigues da Silva.
No álbum também tem obras da Galeria dos Reciclados, com trabalhos originados de “lixo” e que também foram premiados.
Ao lado a Conceição do Morro, de papelão, obra de Milton Araújo.
Temos fotos de trabalhos artesanais de alguns dos estados brasileiros, com artesanatos que são a imagem do Brasil.
Num dos stands, pesos de porta bordados com tapeçaria. Associação das tapeceiras de Lagoa do Carmo/PE
Contato:
[email protected] / (81)9483-6126
E a reciclagem em produtos do dia-a-dia, criados nos centros urbanos.
Ao lado, produto da Neide Ambrósio. Contato: [email protected] / (21)2255-3931
Tudo isso e um pouco mais você encontra em nosso álbum do Flickr, é só clicar. Lá também cito os contatos de cada produto, confira.
Na área externa também acontecia o Espaço Interferência Janete Costa, demonstrando como artesanato, arte popular e design podem se combinar na decoração de espaços.

E antes que alguém note e chame minha atenção, não poderia deixar de mencionar que a Fenearte de 2013 homenageou as rendeiras do estado, entre elas nossa querida Dona Odete, de quem já falamos aqui na Vila, é só clicar para relembrar esse exemplo de artesã.
Fica o convite. Se você nunca veio visitar ou participar dessa feira, agende-se. Todos os anos acontece no início de julho. Contatos com o ADDiper no [email protected]
Mais fotos da feira e contatos no álbum Fenearte, clique.
Fotos: Marcelo Pereto, Cris Turek, e a última de Daniela Nader.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Não acredito…. estive na Fenearte no dia 14 e nao vi o stand da vila do artesão… buaaaa. tambem o tempo foi curto.
Um abraço
Silvana não chore porque nós éramos apenas visitantes, não expomos em feiras, não por enquanto!!! Beijos.
gostaria de saber o contato desta bolsas e cestas de papel
Maria Augusta clique no título e depois dentro do post clique no nosso álbum do Flickr onde cada peça contém o seu contato.
Não há quem não se encante com um belo artesanato, pelo visto a feira foi maravilhosa!
Oi,
Muito interessante seu blog, venha conhecer o meu.
Tia Edna Artesanato