Arte Popular

Artesãos trabalhando e pensando a arte

 

Nesse momento, em algum lugar simples e humilde, no mato ou na cidade, na serra ou na praia, um homem ou uma mulher da mesma forma simples e humilde, se encontra num processo de criação.

Essa pessoa nunca visitou um museu. Nunca leu livros de arte e tão pouco ouviu falar sobre arte na escola. Talvez esse homem ou essa mulher nem saibam ler e escrever, mas apesar disso o processo de criação segue, rico e profundo.

Esses artistas desprovidos dos vastos conhecimentos possuem, entretanto, uma sensibilidade que confere às suas obras um reconhecido valor estético e artístico. Transferindo ao seu trabalho a sua experiência de vida, as peculiaridades do seu dia-a-dia e do seu ambiente, e as histórias que envolvem o seu mundo, eles acabam por conceder às peças um enorme poder de comunicação com o mundo moderno.

Suas idéias, emoções e conceitos cruzam as fronteiras sócio-econômicas e culturais e chegam até nós para nos transportar a um mundo povoado por seres fantásticos ou por cenas tão simples do cotidiano que em outras situações nos passariam despercebidas.

À tudo isso chamamos arte popular. Arte do povo. Cultura do povo. Conhecer essa arte é conhecer o Brasil e os brasileiros. E mais que isso, é transpor os limites da imaginação e da criatividade.

Venha ver de perto. Estamos te esperando, clique Arte Popular.

Você vai gostar também de:

No comments yet.

Deixe uma resposta