Artesanato brasileiro – uma experiência

Sempre senti um fascínio, uma compulsão por entrar nessa lojas de peças de artesanato, de arte popular mesmo, dessas peças que retratam a origem do artista que a criou. Eu viajava pelo mundo e era certeza que eu entraria num desses lugares mágicos, ansiosa por encontrar algo único e inusitado. Nessas garimpagens reuni um bela coleção de objetos, de histórias e de experiências que guardo como meus tesouros. Eu entendo que num mundo voltado para o consumo, o objeto de desejo do público seja uma peça de decoração requintada, assinada por alguém muito famoso, ou feita de um material nobre como a prata, o cristal ou a faiança, e concordo com algumas escolhas (claro, não sou radical sobre isso), mas as peças da cultura popular, as artesanais, dão aos ambientes um ar mais humano, de aconchego. Criam climas especiais e despertam os observadores para viagens imaginárias cheias de emoção e encantamento. Dão um toque surpreendente à decoração e por isso são tão valorizadas pelos grandes arquitetos.

O lugar mágico chamado Vila do Artesão

Agora com o Blog da Vila do Artesão, vivo esse fascínio diariamente e todas as vezes que vou ao atelier de um artesão e presencio o momento da criação, como exemplo, o momento em que se extrai de uma pequena cabaça o sonho de uma menina moça . Essas têm sido experiências inesquecíveis. Se você quer saber do que estou falando, viaje pelo Blog. Você, assim como eu, vai reviver os seus sonhos de criança.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

7 Respostas para: Artesanato brasileiro – uma experiência

  1. marcia 4 de julho de 2013 at 19:27 #

    amei o trabalho de voces e gostaria de saber se tem um instrutor para vir até minha cidade dar curso para nós,estamos abrindo uma associaçao de artesâs,gostaria de contato para uma negociaçao.aguardo anciosa.

    • Cris Turek 5 de julho de 2013 at 12:45 #

      Marcia acho que já te respondi por email, correto?

  2. ana rosa baldi 2 de outubro de 2011 at 9:53 #

    Estou fascinada por tudo isso pois sou apaixonada por tudo que esteja relacionado a arte e gosto de trabalhar tbm com tudo. Meu sonho é um dia poder conhecer a Vila. Passo horas vendo todas as criações e ideias apresentadas aqui para tbm poder poder fazer e criar ainda mais diante de tudo que tenho aprendido aqui. A Vila do Artesão foi a melhor coisa que poderia ter encontrado em toda a mha vida!!!!! Meu sonho é um dia poder viver da arte e ter meu ateliê. Um grande beijo!!!

    • Cris Turek 2 de outubro de 2011 at 13:55 #

      Ana Rosa, a Vila não tem um espaço físico, existimos apenas na internet. Para conhecer nossa história leia no alto da página Quem Somos, aí você vai compreender melhor. Obrigada querida e sucesso em seus planos.

  3. Murilo Polli 24 de outubro de 2010 at 16:20 #

    Ola tudo bem?
    estou a procura de alguem que possa fazer o meu jogo de xadres para eu colocar na minha sala assim que voçê me responder eu lhe passo as metragens direitinho Grato se puder me atender

    Murilo, eu posso te passar alguns contatos de artesãos pra você tratar diretamente, mas antes preciso saber de que material você quer o seu jogo.Aguardo.

  4. Cris 3 de junho de 2008 at 15:59 #

    Olá Luciana.
    Estamos curtindo muito sua participação. Acredite, é muito importante saber o que as pessoas pensam.
    E você entendeu bem o que eu tentei transmitir.
    É isso aí. Um ar mais intimista, bem aconchegante. É isso que queremos passar para as pessoas.
    Um grande beijo pra você.

  5. Luciana Castelli 3 de junho de 2008 at 15:00 #

    CRIS,

    tudo bem ? Vc escreveu exatamente o que eu sinto quanto ao artesanato …… aconchego ! Foi essa sensação que tive qdo entrei na Vila, acredite ficou encantada .

    Abçs ,

    Luciana

Deixe uma resposta