Artesanato Brasileiro – uma opinião

Muita gente sente curiosidade sobre o que é artesanato e como faço para escolher as peças que exponho aqui no Blog. Nesse curto tempo em que desenvolvo esse trabalho aprendi algumas coisas convivendo com os artesãos, e posso começar dizendo que pra entender o artesanato brasileiro, antes de mais nada, é preciso lembrar o tamanho do Brasil e sua diversidade de elementos naturais e de clima, que influenciam diretamente no resultado final de uma criação. Agora, se você já tem uma noção da quantidade enorme de matéria-prima, barro, couro, pedras, fibras e fios, e também levando-se em conta a variedade de técnicas relacionadas a elas, dá pra imaginar o universo que temos a desvendar. Mas não é só isso. Pense que ao longo dos séculos agregamos nessa mistura a cultura trazida pelos colonizadores e imigrantes. Voilá, que prato cheio de temperos, heim ?

Artesanato BrasileiroO artesanato surgiu para suprir as necessidades usuais do cotidiano.Tijolos e telhas para as casa, redes para dormir, cestas para armazenar alimentos, panelas para cozinhar, brinquedos para as crianças. Totalmente adaptável, essas peças se inseriram no mundo moderno, atendendo essas mesmas necessidades mas com um perfil mais atual. Aliando as tradições ao design, hoje quebram preconceitos e fazem parte das mais elegantes ambientações. Agora, o importante é perceber que a verdadeira peça de artesanato continua extremamente vinculada às suas raízes, transferindo por herança uma atividade econômica de enorme potencial, cada vez mais valorizada no mundo. As peças que selecionamos para o Blog da Vila do Artesão são assim. Possuem história.

Você vai gostar também de:

, , , ,

4 Respostas para: Artesanato Brasileiro – uma opinião

  1. Rosana 6 de junho de 2014 at 21:14 #

    Gostei muito.
    Queria que me mandasse um modelo de como se faz o artesanato.

    • Cris Turek 9 de junho de 2014 at 19:06 #

      Rosana use nossas abas no alto da página pra localizar passo-a-passo de técnicas variadas ou use o campo de pesquisa na coluna lateral do blog. Por lá você procura o que quiser. Abraços da Vila.

  2. Luiza 29 de outubro de 2012 at 0:27 #

    Olá, gostaria de saber como são feitos estes artesanatos lindos?

    • Cris Turek 29 de outubro de 2012 at 10:39 #

      Luiza confira nossas dicas pelos assuntos na coluna lateral. Beijos.

Deixe uma resposta