A artista é Jaci Ferreira e sua arte o bordado

Mandala, quadro com bordado de Jaci Ferreira

Eu cresci assistindo minha mãe bordar enxovais para bebês, em pontos maravilhosos escolhendo entre suas coleções de riscos para todo uso. Adorava observar o ir e vir da agulha nas pequenas meias e sapatinhos. Desde lá vem minha admiração pelo bordado e hoje sou feliz de encontrar tantos talentos como o de Jaci Ferreira e descobrir que aqueles bordados ainda se mantém vivos entre artesãos de todos os lugares.

 

Jaci Ferreira, bordadeira, artista dos fios e linhas

Hoje trago um pouco da história da Jaci para vocês conhecerem e entenderem porque suas peças fazem meu coração se sentir mais feliz. Jaci é psicanalista e a cada dia mais e mais bordadeira. Conta pra gente Jaci:

 

Desde criança meu cotidiano foi colorido por tecidos e linhas. Filha de costureira, muito cedo minha mãe me ensinou a fazer os acabamentos nas peças: as brincadeiras de criança eram entremeadas por chuleados, cerzidos e caseados.Nessa época frequentei cursos particulares de bordado e de outras técnicas.

Há cerca de 8 anos, descobri o patchwork à mão e me encantei com a técnica do crazy, que eu bordava à mão. O contato com os fios recuperou as memórias de infância e o prazer de descobrir pontos e cores. Desde então ttrabalho com bordado livre, utilizando os pontos de forma criativa, criando composições inusitadas e sem o rigor técnico que nos obriga a um avesso perfeito, por exemplo.

Bordado sobre tecido com aquarela e técnica crazy do patchwork

A poesia sempre me acompanhou, assim foi uma decorrência natural a presença deles nos meus bordados. Tenho feito várias peças, além dos quadros: travesseiros para bebês, lençóis, almofadas e peças de vestuário: vestidos, saias e batas. Como psicanalista considero que qualquer atividade manual tem um efeito terapêutico, pois propicia um recolhimento natural, tão necessário nestes tempos de estímulos constantes. Nas oficinas de bordado que ministro, toda esta compreensão está subjacente, permitindo que haja um diferencial importante em minhas aulas.

O Ateliê Bordados, Etc. e Tal tem promovido a vinda de artistas de outros estados: Ana Vergara de Brasília, Marilu e Sávia Dumont já ministraram oficinas aqui e atualmente está em andamento o curso de desenho voltado para o bordado com a ilustradora Claudia Cascarelli. Meu espaço está disponível para qualquer artista que deseje utilizar a minha infra-estrutura para divulgar seu trabalho.

Também temos dois livros publicados pela EDUEM da Universidade Estadual de Maringá. O primeiro Bordados do Brasil: a arte de Militão dos Santos, lançado em fevereiro de 2013 com 16 trabalhos homenageando o talento desse pintor naif radicado em Recife-PE e que encontra-se esgotado. Em dezembro do mesmo ano foi lançado o segundo livro reunindo bordados dos grupos Ciranda Bordadeira-SP, Roda de Bordado e Respigar (SC) desta vez um tributo à trajetória de 15 mulheres que fizeram história em nosso país, dentre elas Clarice Lispector, Chiquinha Gonzaga, Leila Diniz, Cacilda Becker e Maria Bonita.

Bordado de Jaci Ferreira, Brincando de Roda

O contato com o bordado descortinou um mundo mágico para mim, espaços onde as criaturas coabitam em harmonia e remetem a tempos mais felizes. É este universo que busco transpor para eles, uma tentativa de insuflar esperança nos corações e alertar para a nossa responsabilidade em colaborar para a restauração do equilíbrio da natureza e para constituir ambientes mais humanos e acolhedores.

 

Segredos da encadernação artesanal

A Jaci sempre está envolvida em grandes e importantes projetos, mas seu atelier não pára por conta disso. Atualmente ela tem cinco grupos regulares: segundas, quartas e quintas-feiras das 14 às 17h. Quinta-feira também pela manhã das 9 às 12 e às terças-feiras grupo noturno das 18h30 às 21h30. E há uma turma que se reúne uma vez por mês aos sábados.

O ateliê fica na Rua Coronel Melo de Oliveira, 809 – Vila Pompéia, São Paulo e você está convidada(o) para aparecer por lá. Conheça e fique ligada porque ela sempre programa cursos e workshops especiais, que valem qualquer esforço para participar.

Contatos com Jaci em seu site Atelier Bordados, Etc e Tal, pelo email [email protected] ou pelos telefones (11) 3875.06.96 ou 97216.76.78

Jaci, obrigada por sua visita aqui na Vila, sou super fã do seu trabalho e desejamos todo o sucesso para você.

Fotos cedidas por Jaci Ferreira

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

,

13 Responses to A artista é Jaci Ferreira e sua arte o bordado

  1. Claudia 14 de novembro de 2014 at 11:48 #

    Lindíssimo trabalho, Jaci! Muito cheio de vida!

    Tb sou uma apaixonada por bordados! 🙂

    um abraço!

  2. rosangela couto 11 de novembro de 2014 at 7:00 #

    Bom dia, Jaci!

    Nunca é tarde para receber um elogio. Seus trabalhos são realmente maravilhosos…..adoro bordado como o seu, com muito esmero e delicadeza profunda, nota-se o profissionalismo e o TALENTO que te acompanham.

    Sinta-se feliz e abençoada por DEUS com os seus dons que pela sua estoria são muitos e nao para por aqui.

    abraços

    Rosângela (aprendiz de td isso)

  3. Rejane Maria Silva da Gama 15 de abril de 2014 at 16:59 #

    Jaci
    os seus trabalhos são perfeitamente lindos e cores e desenhos muito de uma historia bonita. vou lhe passar outros e-mail para tirar uma duvida com vc sobre um presente ao meu filho que vai casar. é uma pena que seja em São Paulo, pois estaria fazendo esse de terça-feira.

    abrçs Jaci
    Rejane Gama

  4. JACI FERREIRA 14 de abril de 2014 at 13:51 #

    Obrigada a todas pelos comentários! para quem se interessa em aprimorar o trabalho de bordado visitem meu site e lá poderão encontrar alguns cadernos disponíveis para venda. Em breve lançarei um DVD com passo a passo de pontos mais elaborados.

    Abraço a todas. JACI

    • Cris Turek 15 de abril de 2014 at 13:46 #

      Jaci quando sair o DVD avisa a gente. Beijos.

  5. Eliane Miranda 14 de abril de 2014 at 12:16 #

    Lindo trabalho !. Parabéns Jaci !

  6. carmen silvia baraibar 14 de abril de 2014 at 12:15 #

    MARAVILHOSO TRABALHO!
    LINDO!! INSPIRADOR….VOU RETOMAR MEU PROJETO DE BORDAR!!!
    SUCESSO!!!

  7. ramillies 14 de abril de 2014 at 12:15 #

    Nunca vi nada igual…estou apaixonada pelos bordados…são lindos, parabéns de coração…

  8. Isabel Rodrigues 14 de abril de 2014 at 12:14 #

    deus te abençoe sao lindos

  9. Solange Vieira Santos Mangelli 14 de abril de 2014 at 12:14 #

    Maravilhoso, uma obra prima. Parabéns.

  10. Daize Coimbra 14 de abril de 2014 at 12:12 #

    Um encanto de trabalho …vendo as artes bosdadeiras da Jaci fiquei pensando : e se a Jaci disponibilizasse o curso pela internet ( modalidade não presencial0 daria certo? Pensei nisso porque ficaria humanamente impossível ir até onde ela está mais o desejo de saber mais como fazer me fez deixar-lhe esta sugestão >Valeu

  11. Isa Pacca 14 de abril de 2014 at 12:12 #

    Trabalhos maravilhosos, parabéns!

  12. Andreia Prazeres 13 de abril de 2014 at 19:38 #

    Nossa conhecia bordados em enxovais, roupas mas em obra de arte lindas assim, não conhecia, parabéns Jaci e a equipe vila do artesão. bjs

Deixe uma resposta