Associação dos Artesãos de Monteiro premiada no 1º Prêmio Objeto Brasileiro

1º Premio Objeto Brasileiro elege Cortina Monteiro com um dos vencedores.

Monteiro levou um prêmio pra casa.

A iniciativa do Museu A Casa, premiou no último dia 25 de agosto/08, o melhor da produção artesanal contemporânea do Brasil. Depois de dois anos de trabalho desde a concepção do projeto até a seleção final dos vencedores, o prêmio já é considerado um evento vitorioso e de alto nível e que se realizará a cada dois anos.

O projeto contou com o apoio de diversas universidades do país e dos 1000 inscritos foram 62 selecionados de 20 estados diferentes. Todos os trabalhos finalistas e sua diversidade artesanal poderão ser apreciados numa exposição no Museu A Casa de segunda à sexta das 10 às 19 h.

Cris recomenda

A mão do povo brasileiro, 1969/2016

Cortina Monteiro

A boa notícia para os paraibanos é que entre os premiados está a Associação dos Artesãos de Monteiro/PB, na categoria Objeto de Produção Coletiva, com a criativa peça Cortina Monteiro.

A Cortina Monteiro é toda composta de amostras de pontos de renda renascença, uma combinação linda e inspiradora. E este é um dos motivos para que eu esteja aqui mencionando e valorando este prêmio.

A renda renascença é parte do patrimônio cultural nordestino, especialmente o pernambucano. Na história pernambuco e Paraíba se misturaram na manutenção deste conhecimento e um prêmio destes tem muitos significados importantes. Não só a divulgação em si, mas levar o conhecimento ao resto do país do que se produz aqui culturalmente falando.

Cortina Monteiro, premiada pelo Museu A Casa

Sobre o prêmio comentou Gildeni Cavalcanti da Silva, presidente da Associação:

Para nós, foi uma surpresa ser 1° lugar. E o prêmio veio em boa hora. Tínhamos passado por um período de dificuldades, tivemos um roubo na associação de todo o nosso material e máquinas. É bom que as pessoas saibam disso para não pensar que é tudo bonito, que não tem problemas. O que passamos foi difícil no início. Agora com o prêmio esperamos nos reerguer novamente.

Renda renascença, saiba mais

Museu A Casa fica na Rua Cunha Gago, 807 , Pinheiros, São Paulo.

Parabéns aos artesãos paraibanos.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, ,

5 Comentários para Associação dos Artesãos de Monteiro premiada no 1º Prêmio Objeto Brasileiro

  1. celia maria do nascimenro silova 19 de janeiro de 2010 às 10:51 #

    gostaria de receber contato da associação de bordadeiras de monteiro.Gostaria de encomendar um vestido de renascença para os 15 anos da minha filha em 21 de agosto/2010.seria o vestido branco p/dançar a valsa.por favor entrem em contato comigo ficarei muito grata.fico no aguardo de uma resposta beijos celia

    • Cris Turek 19 de janeiro de 2010 às 17:49 #

      OI Célia, tudo bem?
      No momento a Vila do Artesão está com uma parceria com a Artrenascença. Ela inclusive cedeu uma linda toalha para nosso sorteio.
      Entre em contato diretamente com a Clébia, no [email protected]
      Faça um orçamento com ela. Também é um grupo de rendeiras que trabalham em associação.
      Conheça também o site da Artrenascença.
      Volto a escrever para saber se deu tudo certo, ok? Beijos

  2. Natasha 14 de agosto de 2009 às 20:41 #

    Olá, gostaria de saber onde posso comprar rendas em renascença.
    Se puderem me ajudar, agradeço.
    Sou moradora do RJ, por favor aguardo contato!

  3. arte praiana 21 de dezembro de 2008 às 17:48 #

    Primeiramente curti demais o trabalho de vcs, estou tentando mudar essa visão muito mau valorizada do artesão brasileiro

Deixe uma resposta