Atraindo pássaros com uma torta de sementes

Pinhas cheias com comida para pássaros

 

Nos dias mais quentes da primavera e do verão acordamos com o canto de muitos pássaros no jardim. Antes mesmo do dia clarear eles já começam a sua sinfonia, e pra mim esse é o melhor “Bom Dia” que podemos ouvir.

Adoramos atrair pássaros para nossos jardins e varandas. Quem é que não tem um comedouro ou bebedouro para beija-flores perto da janela, ou na sombra da árvore? Se você não tem, é porque não acredita que eles virão te visitar. Faça uma experiência e descubra o milagre que acontece até nas grande cidades.

Atraimos pássaros com comida e água. Normalmente colocamos frutas como mamão e banana, que eles adoram. Só que nem sempre dispomos delas em casa. É mais fácil ter sementes e grãos armazenados num vidro, para não deixar nossos bichinhos abandonados e sem o que comer. Lembrem que eles se acostumam com o alimento que recebem e vivem uma dificuldade se precisam encontrar outra opção de comida de uma hora para outra.

Para evitar isso vou dividir com vocês uma receita de torta de sementes bem nutritiva, que vai atrair uma variedade enorme de pássaros para a sua casa e não vai se espalhar por todos os lados.

Como fazer uma torta de sementes

 

Receita de torta de sementes para pássaros
  • 1 xícara de gordura vegetal ou manteiga de amendoim
  • 2 xícaras de alpiste, quirera e outros grãos próprios para alimentar pássaros
Derreta a gordura ou a manteiga de amendoim. Com ela ainda morna misture os grãos que tiver.

Misture bem. Se preciso, coloque um pouco de fubá para dar um ponto mais firme para a torta.

Coloque a papa em forminhas e deixe esfriar na geladeira até endurecer novamente. É isso.

Ela ficará com uma consistência firme o suficiente para você fazer bolinhas e pendurar nas árvores.

Uma dica é usar as pinhas que caem dos pinheiros. Coloque a torta nos vãos e pendure na sombra das árvores com um barbante. Outra dica é usar aqueles sacos de fios de plástico que embalam frutas, aqueles que parecem uma redinha. Coloque a bolinha de torta dentro e pendure na árvore. Quando terminar é só substituir por uma nova refeição.

Vamos fazer a experiência?

Confiram também nossa outra dica: Comedouro de pássaros com sementes

Fotos: 1. Design Sponge, 2. Better Homes

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

24 Responses to Atraindo pássaros com uma torta de sementes

  1. Felipe 21 de fevereiro de 2013 at 17:28 #

    Por acaso isso atrai pombas?
    Obrigado.

    • Cris Turek 25 de fevereiro de 2013 at 12:34 #

      Felipe, se há pombas em suas redondezas com certeza o alimento pode atrai-las sim.

  2. Carlos 26 de outubro de 2012 at 19:32 #

    Quendo eu era mais novo e morava no interior, costumava colocar pedaços de frutas debaixo da uma grande peneira, colocava um pedaço de pau para levantar a peneira e amarrava uma corda no pau para puxar, deste modo a peneira caía e capturava umas rolinhas, daquelas vermelhas.

    As rolinhas a gente comia no almoço, mas tinha de pegar umas 10 por que depois de fritas não sobrava muita coisa, as coxas das rolinhas ficavam fritinhas igual ponta de asa de frango.

    Hoje em dia eu não faço mais isto.

  3. Cristine 24 de agosto de 2012 at 10:47 #

    Oi Cris ,adorei esse seu espaço,as dicas são ótimas!!!Eu moro no interior de São Paulo e adoro ver a passarinhada solta.Aqui perto a Polícia Florestal sempre solta animais apreendidos e,aumentou a quantidade de canários soltos,são lindo,pena que ainda tem uns engraçadinhos que usam arapucas para apanha-los,qdo vejo,denuncio ,é o único jeito que conheço!!!
    Como aqui é muito quente ,não sei se vai dar certo a receitinha,mas vou tentar!!!Um grande abraço,obrigada e viva a Natureza!!!

  4. silvia 3 de janeiro de 2012 at 14:39 #

    Me desculpando e me intrometendo. Não se pode dar carne a pássaros pq eles acabam gostando e começam a brigar entre si pq já sentiram o sabor da carne e acaba um querendo comer o outro.

  5. Jorge Rossi 11 de julho de 2011 at 20:50 #

    Olá pessoal, entrei neste site não por acaso. Estava procurando o nome de uma determinada semente que é consumida por pássaros em cativeiros. Mas, estou diante de uma legião de “anjos da guarda” dos bichinhos. Sempre tive interesse em disponibilizar um comedouro com váriedades de sementes e criar uma interação com pássados. Vejo aí boa oportunidade e ótimas sugestões. Tenho notado que aqueles passaros os quais conheci quando criança lá no sítio no interior de São Paulo, estão migrando para as cidades. Alguns exemplos: sanhasso, anú-branco (ou rabo-de-palha), anu-preto, joão-de-barro, corruíras, pomba margozinha, pomba do ar, pomba domética, e maritacas. É um forte indício de que o habitat natural deles foi invadido ou extinto e uma boa leitura a nivel do tema meio ambiente… vamos acordar pessoal!!
    Abraços
    Rossi – Londrina Pr

    • Cris Turek 11 de julho de 2011 at 22:03 #

      Jorge, penso que quem nunca conviveu com a natureza não chega jamais a ter essa percepção e justamente muitas dessas pessoas são as responsáveis por alterar o equilíbrio que mantém a vida nas matas em harmonia, porque simplesmente não vivenciou essa experiência. Eu ainda moro afastada dos grandes centros e vejo os pássaros em seus espaços naturais, e mesmo assim já percebo que em certas épocas elas sofrem com a falta de frutas nos bosques. Isso é um caminho bem complicado.

  6. Poliana 6 de julho de 2011 at 17:56 #

    É verdade né Cris, eles gostam de bichinhos…mas sabe que carne nunca pensei, rsrsrs…
    Irei fazer o teste com o Edward (meu BemTeVi visitante,rs)..
    Bjus

    • Cris Turek 6 de julho de 2011 at 19:00 #

      Pique em pedaços bem pequenos e depois me conte Poliana. Eu alimentava um bando deles com carne e me racahava de rir, rsrsrsrsrs

  7. Poliana 6 de julho de 2011 at 10:52 #

    Olá Cris, adorei a ideia de atrair os pássaros com sementes…eu aqui infelizmente não tenho como fazer, porque pioraria, pois os meus dois gatos ficam de olho quando veem um passarinho por perto.
    Eu tenho a visita constante de um BemTeVi que vem quase todos os dias…só que eles é dificil agradar, nada que eu compro o peste (hehe) gosta…e fruta tb não é toda que ele gosta. o que ele adora é a ração dos gatos, pode? rs
    Bjus
    Poli

    • Cris Turek 6 de julho de 2011 at 17:36 #

      Poliana, experimente colocar sobras de carne para eles, e fique surpresa de verdade, rsrsrsrs

  8. isabel 5 de julho de 2011 at 18:36 #

    muito legal a idéia do comedouro para pássaros….mas a torta não deveria ser com gordura e muito menos a manteiga de amendoim, a idéia da gelatina é com certeza muito mais saudavel!

    • Cris Turek 5 de julho de 2011 at 21:29 #

      Pois é Isabel, acontece que em lugares muito quentes a gelatina vira água, por isso usa-se a manteiga de amendoim pra fazer a liga. É só não exagerar.

  9. Letícia 23 de março de 2011 at 5:41 #

    Olá,achei esse blog pelo google,cada idéia inspiradora,heim!Tentei fazer a torta,não endureceu muito,acho que coloquei muito óleo…Mas vieram vários pássaros,muito obrigada!!

    Querida, considere que a torta permanece melhor em tempos mais frios. Não sei se sua cidade é quente, mas isso também interfere. De qualquer forma, funcionou. Beijos

  10. Susana 10 de março de 2011 at 15:40 #

    Nossa que bacana! temos uma chácara e já colocamos comida para os pássaros mas esta idéia é genial. Vou tentar depois te falo o resultado. Ah! como é bonita a natureza! eu fico apaixonada com bichos e as borboletas voando de flor em flor. E pensar que tem gente que não dá valor a tantas coisas bonitas!Continue dando idéias… estamos neste planeta é para ajudar as pessoas. Abraços. Fique com Deus.

    Obrigada Susana. Vou ficar esperando as novidades com certeza. Beijos.

  11. valcides 19 de janeiro de 2011 at 23:43 #

    Essa idéia eu nao perco jamais.amo passaros mas so livres .Aqui temos os famosos beija-flor que vem ate dentro de casa avisar quando acabou seu alimento.Eles sao lindos e tem uns que tambem gostam de necta chamamos aqui na Bahia de caga-cebos porque nao sei.Nao vejo a hora de amanhecer para fazer.boa noite.

    Somos duas, também adoro os pássaros livres. Que bacana amiga, você vai se divertir com eles. Beijos.

  12. Taise Jarcovis 5 de novembro de 2010 at 22:05 #

    Eu amo seu site,
    e tudo o que ele ofereçe,
    amanhã vou pendurar na varanda do meu quarto.

    Beijinho,

    Taise Jarcovis

    Que maravilha amiga, serão mais pássaros felizes, e você também.

  13. Regina 15 de outubro de 2010 at 12:58 #

    sim, na verdade , acho que já descobriram a comidinha…já vi uns pássaros muito lindos , eles são meio azul-acinzentado , parecem com um canário , mas não sei o nome…fora os bem-te-vi, rolinhas….
    o dono da casa de ração dsse que os bem-te-vi costumam espantar as maritacas….eu vi outro dia um de perto olhando pela janela e não imaginava que eram tão grandes….
    vale à pena atrair os pássaros! esse fim-de-semana vou tentar a receitinha que voce ensinou nas pinhas….depois eu conto! beijo

  14. Regina 13 de outubro de 2010 at 19:49 #

    você me deu várias idéias de comedouros…., eu e meu marido procuramos em casa de ração mas não achamaos nada de interessante, moro numa casa de esquina e tenho uma varanda em meu quarto…coloquei uma bandejinha de inox com girassol e painço e atraí maritacas, eu estou encantada, elas são muito barulhentas mas vem 3 a 4 vezes por dia comer as sementes, já coloquei banana, laranja elas comem tudo é uma graça!

    Você está bem arranjada com essa gritaria, rsrsrsrsrs, as frutas sempre faze m muito sucesso. Logo surgirão outros pássaros. Beijos.

  15. Janice 2 de outubro de 2010 at 16:49 #

    Achei muito legal, fiz e os pássaros se fartaram de comer.
    Coloquei uma xícara de gordura, mas bem mais de duas de sementes e fubá.
    Tenho que fazer novamente pois comeram “TUDO”

    Obrigada pela dica
    Janice

    Oba, que bacana Janice, adorei saber que você fez a receita. Seus pássaros vão bater na sua porta todos os dias. Beijos.

  16. Cláudio Belmudes 18 de janeiro de 2010 at 20:35 #

    Ola amiga Cris….
    Há pouco comprei um bambú mossô pra minha sala mas o danado é tão grande que coloquei na sacada…caiu todas as folhas…estava hibernando e agora ja está com novas folhas e cheio de brotos….começou a aparecer uns pássaros que antes não vinham e acredito que seja por causa do bambú…adoro ficar vendo eles pela manhã pulando nos galhos….estava pensando até em colocar alguns grãos pra eles comerem e acostumarem com isso e começarem a frequentar o local diariamente. So fiquei preocupado e pensando numa coisa dessa receita da torta por causa da banha/gordura vegetal. Será que não faz mal pra os bichinhos? Bjs!

    • Cris Turek 19 de janeiro de 2010 at 17:41 #

      A idéia da banha é fazer as sementes grudarem e não se espalharem com a bagunça da bicharada. Você tem que usar o suficiente para que as sementes grudem.
      Também me preocupei um pouco, mas como vi essa mesma receita em dois sites diferentes, imagino que são daquelas coisas que aprendemos com nossos avós, sabe como? Bom, as indicações são garantidas. Tente fazer a torta usando o mínimo de gordura. Depois me conte.
      Beijos.

  17. maria de lourdes teixeira 14 de janeiro de 2010 at 14:50 #

    Adorei está matéria que vocês colocaram para a gente compartilhar. Meu marido faz casinha para passáros, então em minha casa temos muitas, pois mora na praia e os passáros vem aos monte. Beija-flor tem de diversas qualidades. tenho muitos bebedouros pendurados e compro o pózinho próprio para eles não morrerem. Adoro animais e meus gatos nenhum vai atrás dos passarinho. Aqui eles ficam tranqüilos.Parabéns, pelas dicas maravilhosas que vocês nos passam. beijos a todos!

    • Cris Turek 14 de janeiro de 2010 at 16:17 #

      Oi MAria de Lourdes.Puxa que prazer o seu ter tantos pássaros perto de casa.
      Convido você a enviar fotos das casas de passarinho do seu esposo. Adoraria conhecer.
      Eu, aqui em casa, coloco para os beja-flores e sibitos água com açúcar mesmo.
      Como eu lavo os bebedouros todos os dias e raramente sobra água para trocar, não tem problema nenhum de causar mal à eles.
      É sempre tudo fresquinho. E a cada dia aparecem mais. Beijos.

Deixe uma resposta