Barista: o profissional do café

Um bom espresso é resultado da boa qualidade do café, da máquina e, principalmente, do trabalho do barista. Além de saber “tirar” um espresso, o trabalho exige criatividade e técnica. O domínio das técnicas incluem tempo, quantidade e temperatura. Entre as atribuições do barista estão a escolha do grão, determinar a melhor moagem, interpretar a temperatura e pressão da máquina, dominar a vaporização do leite e preparar drinques à base de café.
O profissional barista surgiu na Itália há mais de 20 anos. No Brasil a categoria é recente, no entanto, a cada dia ganha mais espaço com a expansão das cafeterias, restaurantes, hotéis e padarias finas, que estão incluindo baristas em seu quadro de funcionários.

Acessórios de um barista treinado:

TAMPER – para compactar o café
PITCHER (leiteira) – para aquecer/vaporizar o leite
PINCÉIS – para limpar o porta filtro e a estação de trabalho
POLVILHADOR – para adicionar pó de cacau, canela ou realçar desenhos.

, , ,

17 Respostas para: Barista: o profissional do café

  1. joselito isidro 17 de julho de 2012 at 23:33 #

    olá pessoal,terminei recentemente o curso de barista no museu do café em santos sp ja venho do ramo de restaurante e maquinas de expresso porém,não tinha todas as técnicas e esse curso realmente me direcionou melhor inclusive ja tive ótimos elogios dos clientes referente a qualidade de serviço e e a forma de como tirar um bom café.
    porém,estou precisando de acessorios corretos gostaria de saber algum site ou contatos para estar adquirindo o kit tamper,pitcher pinceis e puverizador!!!
    forte abraço a todos

    joselito isidro

    • Cris Turek 19 de julho de 2012 at 17:33 #

      Joselito já tem alguns anos que mudamos de ramo e perdi os contatos de fornecedores, mas eu comprava em lojas no centro de São Paulo. Nunca usei a internet para encontrar esses equipamentos. Fico devendo a dica.Boa sorte.

  2. Gustavo 4 de fevereiro de 2011 at 10:16 #

    o tamanho do recipiente interferi na vaporização do leite ? precisa de uma quantidade mínima em ml para conseguir ?

    Não há necessidade de usar pitcher muito grande para vaporizar o leite. Aliás acho melhor nem usar. O que importa é ter sempre a metade da pitcher com leite bem gelado. Boa sorte.

  3. Augusto 4 de fevereiro de 2011 at 10:14 #

    olá cris turek , estou tendo o mesmo problema da patrícia , e gostaria de saber se todos os leites integrais darão certo , se tiver uma marca mais apropriada se puder me informar eu iria agradecer muito (uso a maquina italian coffe em meu trabalho) e gostaria tambem de saber se existe uma temperatura ideal para conseguir fazer a tal cremosidade, hahah, obrigado

    Oi Augusto, acho que você já me escreveu diretamente e eu te respondi todas as dúvidas, certo? Te desejo boa sorte nas tentativas.

  4. ADRIANA 13 de setembro de 2010 at 21:03 #

    OLÁ…PRECISO COMPRAR A LEITEIRA E POLVILHADOR. GOSTARIA DE NOME DE ALGUMAS EMPRESA….GRATA ADRIANA

    Adriana, tem alguns anos que trabalhamos com a cafeteria e desde então nos desligamos do setor. Tentei localizar informações que tínhamos da época, mas já não consegui. Você tentou pesquisar através do Google?

  5. DANIELA ROCHA 13 de junho de 2010 at 14:16 #

    Ola ,gostaria de receber informaçoes sobre qual cafeteira proficional e aconselhavel eu comprar pois estou montando um cafe e gostaria de saber sobre marcas e cursos de barista?! obrigada DANI.

    • Cris Turek 14 de junho de 2010 at 13:44 #

      Olá Daniela, tudo bem? Quando tivemos nossa cafeteira usávamos a La Cimbali que é excelente.
      Mas também tem a La Marzocco. A La Cimbali tem cursos e ótima assistência técnica.
      Procure no google que você encontra o site com os contatos. Um abraço.

  6. Patricia Pinheiro 30 de março de 2010 at 20:34 #

    Cris Turek,
    Muito obrigada pela atenção…vou continuar tentando….Se tiver melhoras te aviso….foi ótimo trocar estas informações com vc, já estava desanimada. Abraços.

  7. Patricia Pinheiro 29 de março de 2010 at 20:37 #

    Cris Turek,
    Fiquei super feliz pela atenção que vc me deu…muito obrigada. Vi alguns videos no you tube ensinando a técnica….percebi que nas cafeteiras profissionais o bico possui 2 saídas de vapor, procede ou foi só impressão? Enquanto na minha, que é doméstica, só tem uma saída. O leite não gira como nos vídeos que vi, ele aumenta para cima. Vou continuar tentando. Obrigada, mais uma vez.

    • Cris Turek 30 de março de 2010 at 1:13 #

      Não Patricia, mesmo nas profissionais é só um bico para cada pitcher ou leiteira.
      Tudo é uma questão de jeito e vou admitir, eu levei muito tempo para pegar a manha.
      Vai tentando,talvez você esteja colocando muito em cima a ponta do bico.
      De qualquer forma, quando o leite começa a vaporizar ele cresce mesmo, como na leiteira do fogão.
      Não se assuste com isso, só tenha paciência e tome o cuidado para não tirar a ponta do bico e transformar tudo em espuma. Abraços.

  8. Patricia Pinheiro 27 de março de 2010 at 15:39 #

    Boa tarde,
    Comprei uma cafeteira doméstica expresso Mondial Premium e não consigo vaporizar o leite….ele somente espuma e não forma o creme…já tentei várias vezes e acho que a cafeteira não vaporiza o leite…vc sabe me informar alguma dica ou o que é pior que estou achando que a máquina não vaporiza….Obrigada

    • Cris Turek 29 de março de 2010 at 0:49 #

      Patricia, vaporizar leite é um dom que se desenvolve com muita prática. As dicas são:
      1- use somente leite integral para vaporizar, outro não funciona.
      2- o leite precisa estar muito gelado no momento de começar a vaporizar.
      Dito isso você precisa encontrar uma posição de encaixe para o bico vaporizador que não fique nem no fundo da leiteira e nem muito para fora. Isso porque quando o vapor começa a sair ele deve fazer o leite gelado entrar num movimento giratório, que é o que vai vaporizar o leite enquanto ele aquece. Se o bico ficar muito no fundo ele fica aguado, se ficar muito fora ele vira bolhas de espuma de leite. E isso, amiga, só com muito, muito, muito treino, ou se de repente você se acerta com a máquina de cara. Não desanime, não é mesmo fácil.
      Boa sorte na próxima tentativa.

  9. Cris 15 de outubro de 2008 at 14:51 #

    Olá Oswaldo, obrigada por participar.
    Que bom também que gostou do site. Se quiser você pode se cadastrar e receber todos os novos artigos diretamente no seu e-mail.
    Sobre a cafeteira para uso doméstico, a marca que consideramos melhor custo benefício é a SAECO. Existem alguns modelos diferentes, mas qualquer um deles dará ótimos resultados.
    O importante é adquirir um bom pó de café.
    Qualquer coisa estamos à sua disposição.
    Um abraço.

  10. Oswaldo 14 de outubro de 2008 at 14:57 #

    Boa Tarde,

    Pretendo comprar uma cefeteira expresso pra casa, alguem pode me indicar qual a melhor em termos de custo/beneficio na faixa de R$ 500?
    Gostei muito do site.

  11. Francisco Moreira de Menezes Neto 26 de setembro de 2008 at 22:18 #

    Adorei esse site, as informações curtas e objetivas,… Eu sou Barista, apreciador da bebida e da arte que envolve esse blend! Parabéns

    Obs: Moro em Fortaleza e estou tendo uma dificuldade grande de encontrar Pitcher, tamper, polvilhador e gaveteiros.. Se puderem me indicar onde posso comprar , eu agradeço! Até breve

  12. Cris 28 de maio de 2008 at 16:22 #

    Nous vous remercions de commentaire. Vous êtes invités à participer chaque fois vous voulez.
    Votre opinion est très importante pour nous.
    Merci.

    Nous ne parlons pas le français.
    Pardonnez-nous.

  13. Madonna 24 de maio de 2008 at 8:10 #

    je tenais juste à te dir qu’il est toujours réjouissant e parcourir ton blog 🙂

Deixe uma resposta