Bento de Sumé e a fé do sertanejo

Bento de Sumé é um desses artistas perdidos no sertão paraibano. Simples, humilde, com uma inocência cândida que só as crianças tem, Bento tem um talento para trabalhar com a madeira. Empresta aos pequenos tocos secos retirados da mata um pouco da sua vida. Transfere sua experiência de sertanejo, a dificuldade de viver do que a terra dá, a distância mantida do mundo moderno.

Santo Antonio do jeito que Bento o vê


Com um entalhe primitivo, marca seus personagens com a dureza dessa vida que nós das cidades grandes não conhecemos. Assim suas peças têm uma característica que são a sua assinatura inconfundível.

Católico, se sente muito orgulhoso cada vez que trabalha um peça para a igreja. Estamos mostrando pra vocês uma das peças religiosas que Bento entalha.  Mas ele faz muito mais que isso. Conheça aqui no Blog mais do trabalho de Bento, é só usar o campo de pesquisa no alto da página.

Contatos do artesão: (83) 9915-9942 e bento_sume@hotmail.com

Foto: Marcelo Pereto

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

4 Respostas para: Bento de Sumé e a fé do sertanejo

  1. ricardo 5 de fevereiro de 2017 at 22:39 #

    Gostaria de obter uma obra do bento de sume e nao consigo localiza lo. vc poderia ajudar me. vc teria alguma obra para venda??? estou indo no carnaval para jaoa pessoa.

    • Cris Turek 6 de fevereiro de 2017 at 14:56 #

      Ricardo, os contatos que tenho de Bento são os que menciono no texto. Ligue para o telefone porque ele mora em cidade muito pequena e pode ter dificuldades com internet. Em João Pessoa há chances de você encontrar trabalhos dele à venda na Casa do Artista Popular Paraibano, Praça da Independência, 56 – Centro (83) 3221-2267
      Não tenho informações de outro lugar que venda trabalhos dele neste momento. Boa estadia 🙂

  2. galba 30 de maio de 2011 at 9:38 #

    Bento! fiquei muito feliz ao visitar seu saite, e descobrir o quanto voce é talentoso, sou sumeense com muito orgulho e, foi uma alegria muito grande conhecer o seu trabalho.

    • Cris Turek 31 de maio de 2011 at 11:25 #

      Galba, o site não é do Bento, nós apenas divulgamos o trabalho dele, mas agradeço em nome dele o elogio e incentivo.

Deixe uma resposta