
Acho que o difícil aqui é saber qual o nome mais usado para definir esse enfeite pendente que aplicamos em cortinas, almofadas, toalhas, bolsas e por aí vai. Eu vou de borla, pra fechar com a Tia Wikipedia, mas se você tiver um nome mais comum, tipo Cabelo de Milho, deixe seu comentário e contribua para enriquecer nossa cultura.
Bom, vamos ao que interessa. A borla é um detalhe bem bacana para enfeitar peças em tecido e até mesmo chaveiros e marcadores de livro. Acho que você vai gostar de ver esse passo-a-passo da Sew 4 Home, que explica como fazer.
É dessas coisas tão simples mas que dão aquele toque especial às peças que você anda inventando em casa.

pelo cordão que a sustenta
e que chamamos de empate.
Depois vem a cabeça.
Em seguida o envoltório ou gravata.
E embaixo o feixe de fios.
Dica:
Para obter efeitos diferentes, experimente mudar o cordão ou o fio que você vai usar para montar a sua borla. Usar fio de bordado é uma ótima opção por que você vai encontrar muitas cores diferentes, mas aposte em todos os materiais. Os resultados serão incríveis.

Dobre um pedaço de cartão ou papelão na altura em que deseja fazer a sua borla. Passe uma linha do fio escolhido no meio da dobra.

Em torno da dobra, enrole o fio várias vezes, até chegar na espessura desejada.
Entenda que para ficar bacana e obter um efeito mais vistoso em sua borla, você precisará enrolar o fio no cartão muitas vezes mesmo. Não economize nessa hora.

Usando o primeiro fio que você colocou no cartão, junte todas as linhas e amarre num nó bem firme numa das bordas do cartão. Corte os feixes de fios na outra extremidade.

Preste atenção como você deverá passar o fio na agulha: as duas pontas juntas para o mesmo lado, deixando um laço do outro lado.

Com uma agulha de bordar, faça a gravata começando com uma laçada conforme o desenho.

Com a laçada feita,enrole a linha várias vezes em torno da cabeça da borla. Termine com um nó por dentro da gravata e corte o fio na mesma altura dos outros fios do feixe.
Para garantir que a gravata não vá se soltar, coloque por dentro um pouco de cola de tecido.
Apare as pontas para que fiquem do mesmo tamanho e se desejar afofe a cabeça da borla antes de usar em seu projeto.
Bacana,né? Agora você não precisa gastar aquela grana quando quiser enfeitar suas peças. E o melhor é que dá para usar o fio que você mais gostar e mudar totalmente o efeito final. Quer ver?
Clique aqui e assista ao meu vídeo fazendo pingentes com lã.
E bons projetos.
Fonte: Sew 4 Home
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
qual a melhor linha para se fazer esse pingente, ou borla kkk, comprei um pronto e fui até uma casa de linhas mas a vendedora disse que é muito dificil de achar essa linha pq é uma linha que não desfia…
Adriana, você pode fazer com qualquer tipo de linha que queira: linha de bordado, lãs, fios de seda, não importa. O que conta é o estilo de projeto onde irá usar. Existem muitos tipos de borlas prontas e de materiais diferentes, fica difícil saber qual é o seu, mas use o que encaixar melhor no seu projeto.
Nossa amei as dicas. Obrigada. Bjks
Sonia aproveite que vai ficar super na moda.
Amei as dicas para fazer as borlas. Esses dias fui comprar para enfeitar umas almofadas e, além de ser difícil encontrar, quando você consegue é muito caro. Paguei 2,00 por cada uma. Daqui pra frente, eu mesma fabricarei minhas próprias borlas, pois tenho bastante linha de bordar. Beijos, Marilda.
OI CRIS,
ESSE BLOG É REALMENTE MARAVILHOSO!
QUANTA COISA NOVA EU APRENDO CADA DIA QUE PASSO AQUI.OBRIGADA A TODOS OS ARTESÃOS QUE COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS!
BJS!
KÁREN
olá! adorei , adorei saber como se faz ,pensei que fosse muito difícil ,mas do modo como ensinaram é moleza!rsssss!obrigada! bjos!
Olá
Adorei o seu trabalho.
O nome tecnicamente correto para este enfeite é TASSEL. Estranho né? mas, mesmo com nome estranho este detalhe faz o maior sucesso.
Abraços
olá tdo.bem.fiquei encantada.vcs.estão de parabens.adoro artesanato.felicidades p/vcs.
Desde criança via minha avó e minha mãe costurando as mais variadas coisas…. e ela sempre chamaram esse enfeite de pingente. Adoro artesanatos e todos os dias aprendo mais com vcs!!! ótima semana a todos
Cris nunca tinha ouvido falar esse nome borla, sempre comprei para enfeitar chaveiros agora nao vou mais comprar, eu mesma vou fazer. Eu quero te agradeçer por hoje vc fazer parte da minha vida, pois depois que eu conheci a vila do artesao minha vida mudou muito,todos os dias eu olho pra ver se tem mensagens da vila pra mim bjs
Obrigada pelas palavras Rosimeri. E a borla é um nome que descobri pesquisando, pois cada um usa um termo diferente. O pendão também já caiu em desuso, mas é um termo correto.
Adorei, vou fazer agora mesmo, tô cheia de idéias. muito Obrigada. Beijão
isso é ótimo Caseando, inspiração é bom demais.
NUNCA PENSEI QUE FOSSE TÃO FACIL!!!!!OBRIGADO…
E não é mesmo Marcia? Fácil demais.
Na verdade, acho q o nome pouco importa… podemos chamar até de “penduricalho” (rsrs) q não vai alterar em nada a beleza da peça. 😉
Bjk.
Disse tudo, rsrsrsrsrs Beijos.
Oi, Cris!
Q bacana o PAP da borla! Eu conhecia só c/o nome de tassel. Vou experimentar fazer p/usar nos meus marcadores de página.
Ah! Faça uma visitinha ao meu blog.
Valeu!
Bj grande.
Tassel, borla, na verdade acho que tem muita gente que nunca ouviu falar nesses nomes.O que acha? Beijos.
Nossa Cris que legal agora aprendi a fazer borla vou aplicar nos meus chaveiros e em outros lugares tbm.bjins
Essa dica quebra um galho de verdade. Beijos.
ola acabei de aprender a borla e adorei pois uso muitas para enfeitar chaveiros ,agora vou gastar menos pois eu mesma farei as minhas borlas.amei parabens .
Tão fácil de fazer e diminui muito o custo de outras pecas, concorda? Boa sorte.
Parabéns, nota1000000000, gosto muito de trabalhos com passo a passo, esta receita de borlaestá show para enfeitar cachecol, etc.., peço que me enviem trabalhos com passo a passo não gosto de video,youtube.Me enviem via email:[email protected] Obrigada.
“Obrigada Sônia por seus elogios. Para receber nossas novidades a única maneira é cadastrando seu email. Mas isso somente você pode fazer. Acesse o blog, na coluna lateral há um campo Assine a Vila. Inscreva seu email e siga as instruções. É fácil e grátis. Um abraço.”
Oi, Cris…
Há pouco tempo descobri este site e ele casou com o momento de “decoradora” q estou vivendo. Como mudei de Estado, de cidade e por consequência, de casa, tive q procurar umas ideias de decoração na net e foi aqui que encontrei inspiração p/ os meus pequenos projetos. Como uma mudanças destas requer um gasto que muitas vezes não estamos preparados, restou-me apelar para o faça vc mesma, mas eu sempre gostei de artesanato, então para mim está sendo um prazer, isso tb está me ajudando a me adaptar à cidade, achar onde vende isto ou aquilo, me aventurar.
Foi assim q encontrei uma loja de tecidos (ah, eu adoro tecidos) e comprei uma lonita estampada p/ fazer duas almofadas p/ combinar com as lisas q eu já tinha. Nesta mesma semana vc mandou um passo a passo da borla…
Nossa, lembrei da minha infância, qd minha mãe me ensinou a fazer borla (e eu nem sabia q tinha essa nome), mas a partir da borla, a gente fazia bonequinhas p/ colocar pendurada na chave da porta do guarda-roupa (credo, não sou tão antiga assim!;-) e, voltando à borla, resolvi aproveitar um resto de linha de crochê e então fiz borlas p/ as minhas almofadas novas. Queria lhe agradecer por estes momentos nostálgicos e inspiradores proporcionados pela sua admirável boa vontade de dividir coisas simples, mas de muito bom gosto. Se vc quiser, posso mandar foto das minhas almofadinhas, (que já estão prontas e lindas!;-) e assim, quem sabe, eu posso participar da seção “Eu aprendi com a Cris”. Bom, deixa eu voltar para o projetinho dos Dia dos Namorados: vou fazer os corações de papel cartão para enfeitar a mesa de um jantarzinho romântico, afinal marido é sempre um namorado que adora surpresas de amor.
Um abraço e até mais!
Josaine, adorei seu comentário, sua história e lembranças. Claro que quero ver sua almofada. Mande fotos para [email protected]
Elas irão para o nosso mural com certeza. E capriche nos detalhes do dia dos namorados, afinal, é para nós também, não é? Um grande abraço.
Parabéns, mais uma vez!
sou fã da vila do artesão.
é criativo e de bom gosto.
quero ter o prazer de conhecer de perto estes trabalhos.
bjs!
Nardel, faz tempo que você não passa por aqui, heim?
Que bom que voltou. Obrigada por participar e estar conosco. Beijos.
Bom dia Cris.
Sempre tive receio de fazer esse tipo de trabalho em casa, porque quando tentei os fios começaram a soltar.
Agora com esse PAP detalhado não tem erro!!!Vou fazer sucesso,rs,rs.
Já está devidamente guardado nos meus arquivos.
Beijão.
Maria de Fatima, obrigada por nos acompanhar.
Beth, não acho que seja complicado, mas mostra pra gente como vão ficar seus enfeites.
Beijos.
bom dia,
Só aprendiz na arte de artezanato, adoro receber email com estas dicas
obrigado são estas coisas que vcs fazem que faz a diferença.
obrigada, que deus abençoi todos vcs.
defatima