Borla, pendão, franja – como fazer esse enfeite pendente

Borla usada na ponta de uma toalha

Detalhe da borla nas almofadas

Acho que o difícil aqui é saber qual o nome mais usado para definir esse enfeite pendente que aplicamos em cortinas, almofadas, toalhas, bolsas e por aí vai. Eu vou de borla, pra fechar com a Tia Wikipedia, mas se você tiver um nome mais comum, tipo Cabelo de Milho, deixe seu comentário e contribua para enriquecer nossa cultura.

Bom, vamos ao que interessa. A borla é um detalhe bem bacana para enfeitar peças em tecido e até mesmo chaveiros e marcadores de livro. Acho que você vai gostar de ver esse passo-a-passo da Sew 4 Home, que explica como fazer.

É dessas coisas tão simples mas que dão aquele toque especial às peças que você anda inventando em casa.

 

Partes da borla
A borla é composta

pelo cordão que a sustenta

e que chamamos de empate.

Depois vem a cabeça.

Em seguida o envoltório ou gravata.

E embaixo o feixe de fios.

 

Dica:

Para obter efeitos diferentes, experimente mudar o cordão ou o fio que você vai usar para montar a sua borla. Usar fio de bordado é uma ótima opção por que você vai encontrar muitas cores diferentes, mas aposte em todos os materiais. Os resultados serão incríveis.

Artesanatos de natal, aprenda agora

 

Passe o fio de bordar no meio do cartão

Dobre um pedaço de cartão ou papelão na altura em que deseja fazer a sua borla. Passe uma linha do fio escolhido no meio da dobra.

Enrole o fio até 80 vezes em torno do cartão

Em torno da dobra, enrole o fio várias vezes, até chegar na espessura desejada.

Entenda que para ficar bacana e obter um efeito mais vistoso em sua borla, você precisará enrolar o fio no cartão muitas vezes mesmo. Não economize nessa hora.

 

Prenda em cima e corte embaixo

Usando o primeiro fio que você colocou no cartão, junte todas as linhas e amarre num nó bem firme numa das bordas do cartão. Corte os feixes de fios na outra extremidade.

Para fazer a gravata use agulha de bordar

Preste atenção como você deverá passar o fio na agulha: as duas pontas juntas para o mesmo lado, deixando um laço do outro lado.

Dê uma laçada e comece a enrolar a gravata

Com uma agulha de bordar, faça a gravata começando com uma laçada conforme o desenho.

Aperte bem e fixe com um pouco de cola de tecido

Com a laçada feita,enrole a linha várias vezes em torno da cabeça da borla. Termine com um nó por dentro da gravata e corte o fio na mesma altura dos outros fios do feixe.

Para garantir que a gravata não vá se soltar, coloque por dentro um pouco de cola de tecido.

Apare as pontas para que fiquem do mesmo tamanho e se desejar afofe a cabeça da borla antes de usar em seu projeto.

Bacana,né? Agora você não precisa gastar aquela grana quando quiser enfeitar suas peças. E o melhor é que dá para usar o fio que você mais gostar e mudar totalmente o efeito final. Quer ver?

Clique aqui e assista ao meu vídeo fazendo pingentes com lã.

E bons projetos.

Fonte: Sew 4 Home

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

28 Respostas para: Borla, pendão, franja – como fazer esse enfeite pendente

  1. adriana 11 de dezembro de 2015 at 14:20 #

    qual a melhor linha para se fazer esse pingente, ou borla kkk, comprei um pronto e fui até uma casa de linhas mas a vendedora disse que é muito dificil de achar essa linha pq é uma linha que não desfia…

    • Cris Turek 17 de dezembro de 2015 at 15:20 #

      Adriana, você pode fazer com qualquer tipo de linha que queira: linha de bordado, lãs, fios de seda, não importa. O que conta é o estilo de projeto onde irá usar. Existem muitos tipos de borlas prontas e de materiais diferentes, fica difícil saber qual é o seu, mas use o que encaixar melhor no seu projeto.

  2. Sonia Costa 31 de agosto de 2015 at 13:51 #

    Nossa amei as dicas. Obrigada. Bjks

    • Cris Turek 31 de agosto de 2015 at 18:57 #

      Sonia aproveite que vai ficar super na moda.

  3. Marilda 17 de setembro de 2013 at 14:12 #

    Amei as dicas para fazer as borlas. Esses dias fui comprar para enfeitar umas almofadas e, além de ser difícil encontrar, quando você consegue é muito caro. Paguei 2,00 por cada uma. Daqui pra frente, eu mesma fabricarei minhas próprias borlas, pois tenho bastante linha de bordar. Beijos, Marilda.

  4. karen disley 17 de setembro de 2012 at 9:40 #

    OI CRIS,
    ESSE BLOG É REALMENTE MARAVILHOSO!
    QUANTA COISA NOVA EU APRENDO CADA DIA QUE PASSO AQUI.OBRIGADA A TODOS OS ARTESÃOS QUE COMPARTILHAM SEUS CONHECIMENTOS!
    BJS!
    KÁREN

  5. clarice 25 de agosto de 2012 at 14:17 #

    olá! adorei , adorei saber como se faz ,pensei que fosse muito difícil ,mas do modo como ensinaram é moleza!rsssss!obrigada! bjos!

  6. Silvana 11 de julho de 2012 at 16:39 #

    Olá

    Adorei o seu trabalho.
    O nome tecnicamente correto para este enfeite é TASSEL. Estranho né? mas, mesmo com nome estranho este detalhe faz o maior sucesso.
    Abraços

  7. angelina madruga de 11 de março de 2012 at 14:17 #

    olá tdo.bem.fiquei encantada.vcs.estão de parabens.adoro artesanato.felicidades p/vcs.

  8. Gleici 7 de novembro de 2011 at 11:19 #

    Desde criança via minha avó e minha mãe costurando as mais variadas coisas…. e ela sempre chamaram esse enfeite de pingente. Adoro artesanatos e todos os dias aprendo mais com vcs!!! ótima semana a todos

  9. Rosimeri Farias 3 de novembro de 2011 at 4:46 #

    Cris nunca tinha ouvido falar esse nome borla, sempre comprei para enfeitar chaveiros agora nao vou mais comprar, eu mesma vou fazer. Eu quero te agradeçer por hoje vc fazer parte da minha vida, pois depois que eu conheci a vila do artesao minha vida mudou muito,todos os dias eu olho pra ver se tem mensagens da vila pra mim bjs

    • Cris Turek 3 de novembro de 2011 at 10:23 #

      Obrigada pelas palavras Rosimeri. E a borla é um nome que descobri pesquisando, pois cada um usa um termo diferente. O pendão também já caiu em desuso, mas é um termo correto.

  10. caseando com carinho 16 de setembro de 2011 at 12:32 #

    Adorei, vou fazer agora mesmo, tô cheia de idéias. muito Obrigada. Beijão

    • Cris Turek 16 de setembro de 2011 at 19:01 #

      isso é ótimo Caseando, inspiração é bom demais.

  11. marcia de castro gouvea 25 de abril de 2011 at 21:58 #

    NUNCA PENSEI QUE FOSSE TÃO FACIL!!!!!OBRIGADO…

    • Cris Turek 1 de maio de 2011 at 19:02 #

      E não é mesmo Marcia? Fácil demais.

  12. Rosemary Araujo 24 de novembro de 2010 at 10:59 #

    Na verdade, acho q o nome pouco importa… podemos chamar até de “penduricalho” (rsrs) q não vai alterar em nada a beleza da peça. 😉
    Bjk.

    Disse tudo, rsrsrsrsrs Beijos.

  13. Rosemary Araujo 22 de novembro de 2010 at 15:17 #

    Oi, Cris!
    Q bacana o PAP da borla! Eu conhecia só c/o nome de tassel. Vou experimentar fazer p/usar nos meus marcadores de página.
    Ah! Faça uma visitinha ao meu blog.
    Valeu!
    Bj grande.

    Tassel, borla, na verdade acho que tem muita gente que nunca ouviu falar nesses nomes.O que acha? Beijos.

  14. Andreia Frezarim 19 de novembro de 2010 at 6:27 #

    Nossa Cris que legal agora aprendi a fazer borla vou aplicar nos meus chaveiros e em outros lugares tbm.bjins

    Essa dica quebra um galho de verdade. Beijos.

  15. dina 15 de novembro de 2010 at 15:52 #

    ola acabei de aprender a borla e adorei pois uso muitas para enfeitar chaveiros ,agora vou gastar menos pois eu mesma farei as minhas borlas.amei parabens .

    Tão fácil de fazer e diminui muito o custo de outras pecas, concorda? Boa sorte.

  16. sonia ostrovsky 10 de julho de 2010 at 10:10 #

    Parabéns, nota1000000000, gosto muito de trabalhos com passo a passo, esta receita de borlaestá show para enfeitar cachecol, etc.., peço que me enviem trabalhos com passo a passo não gosto de video,youtube.Me enviem via email:[email protected] Obrigada.

    “Obrigada Sônia por seus elogios. Para receber nossas novidades a única maneira é cadastrando seu email. Mas isso somente você pode fazer. Acesse o blog, na coluna lateral há um campo Assine a Vila. Inscreva seu email e siga as instruções. É fácil e grátis. Um abraço.”

  17. Josaine Aparecida corsso 11 de junho de 2010 at 11:38 #

    Oi, Cris…
    Há pouco tempo descobri este site e ele casou com o momento de “decoradora” q estou vivendo. Como mudei de Estado, de cidade e por consequência, de casa, tive q procurar umas ideias de decoração na net e foi aqui que encontrei inspiração p/ os meus pequenos projetos. Como uma mudanças destas requer um gasto que muitas vezes não estamos preparados, restou-me apelar para o faça vc mesma, mas eu sempre gostei de artesanato, então para mim está sendo um prazer, isso tb está me ajudando a me adaptar à cidade, achar onde vende isto ou aquilo, me aventurar.
    Foi assim q encontrei uma loja de tecidos (ah, eu adoro tecidos) e comprei uma lonita estampada p/ fazer duas almofadas p/ combinar com as lisas q eu já tinha. Nesta mesma semana vc mandou um passo a passo da borla…
    Nossa, lembrei da minha infância, qd minha mãe me ensinou a fazer borla (e eu nem sabia q tinha essa nome), mas a partir da borla, a gente fazia bonequinhas p/ colocar pendurada na chave da porta do guarda-roupa (credo, não sou tão antiga assim!;-) e, voltando à borla, resolvi aproveitar um resto de linha de crochê e então fiz borlas p/ as minhas almofadas novas. Queria lhe agradecer por estes momentos nostálgicos e inspiradores proporcionados pela sua admirável boa vontade de dividir coisas simples, mas de muito bom gosto. Se vc quiser, posso mandar foto das minhas almofadinhas, (que já estão prontas e lindas!;-) e assim, quem sabe, eu posso participar da seção “Eu aprendi com a Cris”. Bom, deixa eu voltar para o projetinho dos Dia dos Namorados: vou fazer os corações de papel cartão para enfeitar a mesa de um jantarzinho romântico, afinal marido é sempre um namorado que adora surpresas de amor.
    Um abraço e até mais!

  18. nardel 1 de junho de 2010 at 17:33 #

    Parabéns, mais uma vez!

    sou fã da vila do artesão.
    é criativo e de bom gosto.

    quero ter o prazer de conhecer de perto estes trabalhos.

    bjs!

    • Cris Turek 2 de junho de 2010 at 22:45 #

      Nardel, faz tempo que você não passa por aqui, heim?
      Que bom que voltou. Obrigada por participar e estar conosco. Beijos.

  19. Beth 27 de maio de 2010 at 13:23 #

    Bom dia Cris.
    Sempre tive receio de fazer esse tipo de trabalho em casa, porque quando tentei os fios começaram a soltar.
    Agora com esse PAP detalhado não tem erro!!!Vou fazer sucesso,rs,rs.
    Já está devidamente guardado nos meus arquivos.
    Beijão.

    • Cris Turek 27 de maio de 2010 at 21:52 #

      Maria de Fatima, obrigada por nos acompanhar.
      Beth, não acho que seja complicado, mas mostra pra gente como vão ficar seus enfeites.
      Beijos.

  20. maria Defatima nunes do nascimento 27 de maio de 2010 at 10:26 #

    bom dia,

    Só aprendiz na arte de artezanato, adoro receber email com estas dicas
    obrigado são estas coisas que vcs fazem que faz a diferença.

    obrigada, que deus abençoi todos vcs.

    defatima

Deixe uma resposta