Brinquedos populares, a boneca de pano

Boneca de pano, tradicional brinquedo popular nordestino

Sabe-se que as bonecas já eram usadas como brinquedo no tempo do Antigo Egito, na Roma e na Grécia Antigas, feitas dos mais diversos materiais. Mesmo os índios entalhavam e pintavam bonecos na madeira, e na nossa história mais recente, os retalhos de pano ganharam vida nas esculturas  em tecido das bonequeiras.

Falando nas bonecas de pano, as bruxinhas, é justo fazer uma  homenagem à mais famosa de todas, a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A relação que havia entre Narizinho e Emília é o melhor exemplo do quanto é importante essa ponte que o brinquedo faz entre o real e o imaginário. Onde houver uma criança, haverá brincadeira, haverá imaginação. E quanto mais simples for o brinquedo, maior será a dimensão da fantasia que habitará a cabecinha dessa criança, assim como mais ativa será a sua participação na brincadeira.

Imaginem então, um brinquedo que parece ser a própria criança, ou seu pai, ou sua mãe. Que mundo cabe dentro dessa fantasia?  Uma boneca ou boneco de pano que tem o poder de transformar o sonho em realidade e a realidade em sonho, sendo nesse momento um importante instrumento para o amadurecimento emocional da criança. Hoje em dia as bonecas de pano ganharam as mais diversas interpretações e são mania ao redor do mundo. Por hora fica a bruxinha, a boneca de pano na forma mais tradicional aqui da Paraíba.

Corpinhos costurados à mão com enchimento de algodão, que ganham olhos , boca e nariz num ponto de agulha e linha, cabelos de sobras de lã e roupinhas com os retalhos mais coloridos que tiver. O resto a criança tira de dentro da sua caixinha mágica, a sua cabecinha. Essa boneca da foto foi feita pela artesã Lindalva Maria Andrade Neri, uma senhorinha pequenininha e muito fofa, que tem o maior orgulho em ser bonequeira.

Gente, quem quiser fazer encomendas para a Lindalva, pode entrar em contato através do telefone (83)8824-6285. Infelizmente ela não possui email para contatos.

Foto: Vila do Artesão

Você vai gostar também de:

, , , ,

5 Respostas para: Brinquedos populares, a boneca de pano

  1. Mylla Galvão 25 de julho de 2012 at 13:06 #

    Eu gosto de bonecas… E agora vou me aventurar no mundo delas…
    Pelo molde que achei aqui na net, vou tentar produzir algumas para colorir a minha casa!
    Quem sabe eu consigo fazer?
    As bonecas dela são bonitas…
    bjos

  2. Lizete A. de Souza 2 de setembro de 2011 at 7:59 #

    Bom dia, gostaria de saber como faço para fazer um pedido de bonecas de pano. Brinquei muito na minha infancia com essas bonecas. Quero saber preço e quantidade mínima. Obrigado

    • Cris Turek 2 de setembro de 2011 at 20:14 #

      Lizete, para saber todos esses detalhes, entre em contato com a artesã Dona Lindalva, no O telefone é (83) 8824-6285. Ela não tem email.

  3. sandra rodrigues dos santos 3 de dezembro de 2010 at 12:48 #

    Gostaria muito de poder comprar as bonequinhas do nordeste da dona lindalva, como faço p escolher os modelos? vcs poderiam me ajudar? eu adoro bonecas principalmente estas que são manuais, e alem disto ajudar a esta senhora que faz seu trabalho com dignidade e respeito.
    Por favor aguardoa ajuda .
    muito obrigada
    Sandrarodrigues

    Sandra, a Dona Lindalva só tem um celular para receber pedidos. Entenda que é uma pessoa extremamente simples. Entre em contato com ela para ver de que maneira ela está atendendo os pedidos e como você pode escolher modelos. O telefone é (83) 8824-6285. Beijos.

  4. lucia amelia 30 de julho de 2009 at 1:12 #

    boa noite essas bonequinhas eu gosto muito quando fui ao recife trouxe uma como gosto muito de tudo feito com retalhos e a minha mae tem uma que era da minha vo muito velha . E estou vendo pra fazer algumas eu gosto muito de bonecas
    bjo fique com DEUS

Deixe uma resposta