Sabe-se que as bonecas já eram usadas como brinquedo no tempo do Antigo Egito, na Roma e na Grécia Antigas, feitas dos mais diversos materiais. Mesmo os índios entalhavam e pintavam bonecos na madeira, e na nossa história mais recente, os retalhos de pano ganharam vida nas esculturas em tecido das bonequeiras.
Falando nas bonecas de pano, as bruxinhas, é justo fazer uma homenagem à mais famosa de todas, a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. A relação que havia entre Narizinho e Emília é o melhor exemplo do quanto é importante essa ponte que o brinquedo faz entre o real e o imaginário. Onde houver uma criança, haverá brincadeira, haverá imaginação. E quanto mais simples for o brinquedo, maior será a dimensão da fantasia que habitará a cabecinha dessa criança, assim como mais ativa será a sua participação na brincadeira.
Imaginem então, um brinquedo que parece ser a própria criança, ou seu pai, ou sua mãe. Que mundo cabe dentro dessa fantasia? Uma boneca ou boneco de pano que tem o poder de transformar o sonho em realidade e a realidade em sonho, sendo nesse momento um importante instrumento para o amadurecimento emocional da criança. Hoje em dia as bonecas de pano ganharam as mais diversas interpretações e são mania ao redor do mundo. Por hora fica a bruxinha, a boneca de pano na forma mais tradicional aqui da Paraíba.
Corpinhos costurados à mão com enchimento de algodão, que ganham olhos , boca e nariz num ponto de agulha e linha, cabelos de sobras de lã e roupinhas com os retalhos mais coloridos que tiver. O resto a criança tira de dentro da sua caixinha mágica, a sua cabecinha. Essa boneca da foto foi feita pela artesã Lindalva Maria Andrade Neri, uma senhorinha pequenininha e muito fofa, que tem o maior orgulho em ser bonequeira.
Gente, quem quiser fazer encomendas para a Lindalva, pode entrar em contato através do telefone (83)8824-6285. Infelizmente ela não possui email para contatos.
Foto: Vila do Artesão
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Eu gosto de bonecas… E agora vou me aventurar no mundo delas…
Pelo molde que achei aqui na net, vou tentar produzir algumas para colorir a minha casa!
Quem sabe eu consigo fazer?
As bonecas dela são bonitas…
bjos
Bom dia, gostaria de saber como faço para fazer um pedido de bonecas de pano. Brinquei muito na minha infancia com essas bonecas. Quero saber preço e quantidade mínima. Obrigado
Lizete, para saber todos esses detalhes, entre em contato com a artesã Dona Lindalva, no O telefone é (83) 8824-6285. Ela não tem email.
Gostaria muito de poder comprar as bonequinhas do nordeste da dona lindalva, como faço p escolher os modelos? vcs poderiam me ajudar? eu adoro bonecas principalmente estas que são manuais, e alem disto ajudar a esta senhora que faz seu trabalho com dignidade e respeito.
Por favor aguardoa ajuda .
muito obrigada
Sandrarodrigues
Sandra, a Dona Lindalva só tem um celular para receber pedidos. Entenda que é uma pessoa extremamente simples. Entre em contato com ela para ver de que maneira ela está atendendo os pedidos e como você pode escolher modelos. O telefone é (83) 8824-6285. Beijos.
boa noite essas bonequinhas eu gosto muito quando fui ao recife trouxe uma como gosto muito de tudo feito com retalhos e a minha mae tem uma que era da minha vo muito velha . E estou vendo pra fazer algumas eu gosto muito de bonecas
bjo fique com DEUS