Café coado com filtro de papel

Café no coador de filtro de café

Já vimos como nossas avós coavam o café no coador de pano, numa época em que nem se imaginava a existência de filtro de papel. E a maneira de coar café nesse tipo de filtro é bem diferente apesar de obtermos basicamente o mesmo resultado.

A quantidade de café para um litro de água é a mesma e a temperatura sempre aos 90° pouco antes da fervura. Onde estão as diferenças?

Café coado com filtro de papel

Coloque o pó dentro do filtro, mas não compacte. A água deve ser despejada primeiro pelas bordas até molhar todo o pó e depois bem no centro , em fio.

Nos filtros de papel não se deve mexer o pó com a colher como se costuma fazer com o filtro de pano. Se ele rasgar você vai ter um trabalhão.

Caso você queira um café mais escuro e forte, despeje a água bem lentamente, mas atenção: o tempo não pode exceder os 6 minutos porque a infusão ficará muito amarga e o sabor ruim. Se você tem uma cafeteira elétrica o processo é o mesmo. Mas se precisar coar café em grande quantidade faça-o em duas ou três etapas, porque a demora no processo também vai tornar o seu café com gosto ruim. No mais xícaras escaldadas para manter o café quente e o prazer de degustar essa bebida tão brasileira.

Pra terminar não esqueça que o filtro depois de usado deve ser descartado, ou, no máximo, se você tem talentos para trabalhos artesanais, guarde-os até secar e transforme-os em peças decorativas para sua casa. Mas, é sempre bom lembrar, jamais, jamais misture o pó já usado com pó novo.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

7 Responses to Café coado com filtro de papel

  1. nely magalhães 18 de abril de 2012 at 0:36 #

    lindissímo o trabalho da Rosely adorei!!!

  2. laura marina 15 de fevereiro de 2012 at 14:14 #

    o que significar coar o cafe?

    • Cris Turek 15 de fevereiro de 2012 at 15:00 #

      Laura, segundo dicionário coar significa filtrar; fazer passar por coador ou por filtro. Exatamente o que fazemos com o pó do café que deve ser separado da água para ser bebido.

  3. silvana moreira 2 de junho de 2011 at 20:10 #

    adorei essa materia sobre filtro de cafe aprendi muito e aconselhei meu filho a falar sobre a borra de cafe contra dengue na escola parabensss !!!!

    • Cris Turek 3 de junho de 2011 at 21:44 #

      Isso mesmo Silvana. É preciso preparar as crianças.

  4. acelino felix da silva 11 de novembro de 2009 at 12:04 #

    antes eu não conseguia fazer um bom café. ficava muito fraco ou forte demais, ai fiz conforme as dicas e ficou excelente. o pessoal de casa ficou admirado, obrigado pela dica.

  5. Silmara 22 de outubro de 2009 at 22:18 #

    Quero parabenizar a todos voces . nunca vi trabalho tão lindo com coador de pó de cafe.Eu e meu marido somos artesãos; trabalhamos com concreto celular; adoro nosso trabalho;por isso que estou pesquisando o coador de pó de café para agregar aos meus trabalhos.

Deixe uma resposta