Café especial e café comercial: qual a diferença?

Essa é a aparência de um lote de café especial Esse é um lote de café comercial cheio de defeitos

Café é um assunto complicado: lavoura, torra , preparo, tudo influencia no resultado. Mas indo direto ao assunto, distinguir café especial de café comercial é simples. Vamos lá:

  1. Nos cafés especiais avaliamos atributos, nos comerciais listamos defeitos.
  2. Cafés comerciais são produzidos em larga escala, e somente poucos produtores estão capacitados a obter lotes de cafés especiais. Entretanto pelo menos uma fração de suas safras atinge esse padrão.
  3. Cafés especiais precisam obrigatoriamente ter rastreabilidade, ou seja, conhecer a propriedade e origem de cada lote. Já  os cafés comerciais são normalmente misturados nas cooperativas e exportadoras.
  4. Os cafés especiais obtém seus preços analisando-se a qualidade e a raridade da bebida. Os cafés comerciais são commodities e tem seu preço fixado em bolsa.
  5. Cafés comerciais não costumam possuir nenhum tipo de certificação, já os cafés especiais são certificados por entidades próprias do setor de cafés especiais.

Como dissemos cafés especiais são avaliados pelos atributos e cafés comerciais pelos defeitos.Cafés especiais não possuem nenhum defeito e precisam ter um atributo bem definido: aroma, corpo, sabor ou acidez. Nos métodos de classificação a tabela chega até os 100 pontos. A partir de uma pontuação de 80 o café é considerado especial. Entenderam porque café é um assunto tão sério? Então não fique frustrado se não encontrar um sabor impressionante num pó de café comercial.

Fonte: www.luccacafesespeciais.com.br

, , , ,

4 Respostas para: Café especial e café comercial: qual a diferença?

  1. Sílvia 5 de junho de 2011 at 13:41 #

    Cris, fiquei grata por sua atenção, encontrei seu blog por acaso e achei maravilhoso.Tem um “QUE” de fazenda.
    AH….aquele fogão a lenha me remete á casinha da vó Dolorosa, como eu era feliz alí.
    Vem abrir uma lojinha aqui em Campo Grande (ms) vemmmm Cris

    • Cris Turek 5 de junho de 2011 at 14:58 #

      Silvia, a internet é o cantinho onde consigo estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Faz de conta que estou aí na sua esquina, afinal o mundo virtual permite isso, né?

  2. Sílvia 4 de junho de 2011 at 15:41 #

    Sou uma ótima cozinheira ,adoooro o cheirinho de cafè ,mas não tenho o hábito,só que eu adoraria ter a receita de um cafezinho delicioso ,o meu nunca fica bom ,meu maridinho é viciado em café e gosta mais se feito no coador de pano.
    Alguém ,poderia me passar essa receita?
    “Brigadinnn”

    • Cris Turek 5 de junho de 2011 at 11:45 #

      Silvia, nós temos o passo a passo do café gostoso aqui na Vila. Use o campo de pesquisa para localizar: café no coador de pano. Beijos.

Deixe uma resposta