Café no coador de pano – como fazer

No interior o café é filtrado no coador de pano

O antigo coador de pano que nossas avós usavam muito antes de surgir o filtro de papel também faz deliciosos cafés. E o café assim filtrado possui muitas receitas, algumas regionais são bem interessantes e saborosas.

Mas vamos falar do cafezinho tradicional?

O coador de pano

O coador de pano tinha sido abolido com a chegada dos coadores descartáveis de papel. Entretanto, recentemente, ele teve um retorno triunfante para as prateleiras dos supermercados, quando o foco no ecologicamente sustentável veio à tona.

O fato é que o coador de pano faz diferença sim no resultado do seu café. Por ser de algodão e pouco poroso, ele permite que os óleos essenciais das boas torras sejam liberados no momento de coar. Isso faz com que o café ganhe uma cremosidade e um corpo mais marcantes, deixando aquele sabor gostoso mais tempo em sua boca. Huuummmmm!!!!

Diferente dele, o coador de papel permite uma coagem mais rápida, e isso oferece um café mais leve que realça a sua acidez. Questão de gosto.

Como preparar seu café

Um cuidado inicial – todo coador de pano novo deve ser fervido antes de ser usado porque normalmente o tecido vem com uma goma que além de alterar o sabor do café pode ser prejudicial.

Aprenda agora 3 receitas deliciosas para emagrecer de vez

Outro cuidado básico é com o coador depois de usado. Ele jamais deve ser lavado com detergente e nunca com alvejante, pois os resíduos podem ficar em suas tramas e depois se dissolvem no café que será bebido. Já imaginou que sabor horrível? Então coador de pano lavar só com água em abundância.

E depois de usado e lavado, guarde dentro da geladeira, mergulhado em água limpa. É um modo de evitar que bactérias tomem conta. Quando for usar, escalde o coador na água quente e garanta uma limpeza extra.

Cuidados tomados agora é preparar. Use água filtrada e coloque para aquecer. ATENÇÃO: Água fervente não combina com café. Desligue o fogo assim que começarem a subir as primeiras bolhas.

São 5 a 6 colheres de sopa de pó para um litro da bebida. Coloca-se o pó direto no coador umedecendo todo ele com a água em movimentos circulares e depois vertendo a água em fio, no centro, até terminar.

Coando como os antigos

Um dos métodos antigos usa dissolver o pó do café dentro do bule um pouco antes da água chegar no ponto. Depois que se coloca o pó na água quente, mexe-se com uma colher de pau até fazer um creme na superfície. Essa colher de pau deve ser exclusiva para fazer o café, é claro. Pra terminar é passar pelo coador, e pronto.

Coando café à moda antiga com coador de pano

Esse café tem gostinho de interior 😉

Por fim uma dica: se quiser manter o café quente na xícara por mais tempo, escalde-as antes com água fervente. A xícara pode, o café não 🙂

Faça seu coador de pano

A última observação que eu posso fazer é que você use seus talentos artesanais para fazer seus próprios coadores de pano.

É muito simples:

  • use um filtro de café de papel como seu molde
  • use o tecido algodão cru fino, com gramatura leve
  • costure com pontos pequenos, costura reta
  • faça um acabamento na borda superior, com barrinha ou viés

E simbora curtir o melhor cafezinho 😀

Fotos: 2.ABC Net, 3.Jornal Cruzeiro do Sul

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, ,

11 Comentários para Café no coador de pano – como fazer

  1. Rafael 8 de maio de 2011 às 7:45 #

    Estou aqui tentando preparar um café da manhã pra minha mãe. Eu gostei muito de sua dica, agora só resta saber se vai dar certo 😀 p.s nunca fiz afé na minha vida :/ Parabens, obrigado 😀

    • Cris Turek 10 de maio de 2011 às 20:39 #

      Legal Rafael, mas não se preocupe demais. Com certeza os próximo ficarão cada vez melhores, mas o mais importante é o carinho que você coloca no que faz.

  2. victor dutra 9 de novembro de 2010 às 8:49 #

    mas esse cafe tem muita diferença de gosto
    preciso fazer para apresentaçao de um trabalho
    mas num tenho serteza mas obrigado…

    Victor, a riqueza está na diversidade. Assim como o espresso é diferente do curto e do ristretto, o café coado tem seus admiradores. Tudo tem seu valor, o importante é respeitar o paladar de quem vai degustar. Boa sorte.

  3. ARY DE SOUZA 2 de agosto de 2010 às 3:52 #

    Caros amigos / também faço uma reciclagem , que acredito ser diferente !…Reciclo utensilios domésticos em ferro fundido , os quais eu os encontro em (depósitos de ferros velhos) tipo: chaleira/ panela/caldeirão/caçarola/ferro de passar (com brasas) e também tambores para transporte de leite da fazenda……………..Inclusive alguns destes trabalhos estão fazendo parte de cenários (Canal Rural : programa NO ALTO DA SERRA ) , ( TV-CULTURA :programa Rolando Boldrin ) . A reciclagem destes (objetos obsoletos) , consiste em efetuar um mosaico com cacos de azulejos e cascas de óvos de avestruz. Obs* ver videos de Guapirama ( trabalhos de AZUOSYRA)

    Ary, já vi os seus trabalhos nas fotos que enviou. Gostei muito do estilo e agora sabendo que são reciclagem, ganham ainda mais valor. Fique à vontade para participar da Vila sempre que quiser. Adoraríamos apresentar seus trabalhos em nosso mural. Abraços.

  4. LAIDES A MACHADO 5 de abril de 2010 às 23:29 #

    GOSTEI MUITO DAS DICAS SEMPRE ERRO OPONTO DO CAFE AGORA ACHO QUE VOU ACERTAR ADOREI BJ

    • Cris Turek 6 de abril de 2010 às 10:37 #

      Laides, incrível que são detalhes tão simples mas quase ninguém conhece, sabia?
      Com certeza você vai acertar sim.

  5. Jaquelina 13 de março de 2010 às 7:27 #

    Voltei no tempo da minha infancia,consegui ver Dona Helena com seu fogão de lenha coador de pano é claro,isso sim era ser feliz… Parabens sua foto é belissima.

    • Cris Turek 15 de março de 2010 às 15:55 #

      Jaquelina, seja bem-vinda. Apareça sempre que quiser, deixe seus comentários e sugestões. E obrigada por suas palavras.

  6. acelino felix da silva 11 de novembro de 2009 às 11:22 #

    Eu nunca acertava o ponto do café mas agora com as dicas consegui fazer um bom café usei coador de pano todos aqui de casa sentiram a diferença

  7. Geraldo Alves 19 de outubro de 2009 às 16:04 #

    Sou representante em Curitiba-Pr e estou procurando alguem que fabrique coador de pano para vender aqui na minha cidade, tenho diversos clientes atacadistas que estão procurando esse produto.
    Se alguem souber me informar, ficarei muito grato.
    meu e-mail é [email protected]

    Geraldo

  8. Douglas 10 de maio de 2009 às 6:56 #

    Muito bom mesmo o artigo. Estou eu aqui, em pleno dia das mães, preparando o café da manhã da minha, quando me deparo com essa terrível dúvida de como preparar um café no coador de pano rsrs O post ajudou e muito, só falta saber se o café vai ficar gostoso. A propósito, muito bom mesmo o seu blog. Tá de parabéns! Abraços!

Deixe uma resposta