Café no coador de pano

 

No interior o café é filtrado no coador de pano

O velho coador de pano que nossas avós usavam muito antes de surgir o filtro de papel também faz deliciosos cafés.E o café assim filtrado possui muitas receitas, algumas regionais são bem interessantes e saborosas, mas vamos falar do cafezinho tradicional.

Um cuidado inicial: todo coador de pano novo deve ser fervido antes de ser usado porque normalmente o tecido vem com uma goma que além de alterar o sabor do café pode ser prejudicial. Outro cuidado básico é com o coador depois de usado. Ele jamais deve ser lavado com detergente ou alvejante, pois qualquer excesso fica em suas tramas e depois se dissolvem no café que será bebido. Já imaginou que sabor horrível? Então coador de pano lavar só com água em abundância.

Cuidados tomados agora é preparar. Um dos métodos antigos usa dissolver o pó do café no bule um pouco antes da água ferver. ATENÇÃO: Água fervente não combina com café.

São 5 a 6 colheres de sopa para um litro da bebida. Depois que se coloca o pó na água quente, mexe-se com uma colher de pau até fazer um creme na superfície. Essa colher de pau só deve ser usada para fazer café, é claro. Depois é passar pelo coador, e pronto.

O outro método é o padrão. Coloca-se o pó direto no coador umedecendo todo o pó e depois vertendo a água em fio até terminar.

Uma dica: se quiser manter o café quente na xícara por mais tempo, escalde-as antes com água fervente. A xícara pode.

Esse café tem gostinho de interior. Hummmmmm!!!!!

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, ,

11 Respostas para: Café no coador de pano

  1. Rafael 8 de maio de 2011 at 7:45 #

    Estou aqui tentando preparar um café da manhã pra minha mãe. Eu gostei muito de sua dica, agora só resta saber se vai dar certo 😀 p.s nunca fiz afé na minha vida :/ Parabens, obrigado 😀

    • Cris Turek 10 de maio de 2011 at 20:39 #

      Legal Rafael, mas não se preocupe demais. Com certeza os próximo ficarão cada vez melhores, mas o mais importante é o carinho que você coloca no que faz.

  2. victor dutra 9 de novembro de 2010 at 8:49 #

    mas esse cafe tem muita diferença de gosto
    preciso fazer para apresentaçao de um trabalho
    mas num tenho serteza mas obrigado…

    Victor, a riqueza está na diversidade. Assim como o espresso é diferente do curto e do ristretto, o café coado tem seus admiradores. Tudo tem seu valor, o importante é respeitar o paladar de quem vai degustar. Boa sorte.

  3. ARY DE SOUZA 2 de agosto de 2010 at 3:52 #

    Caros amigos / também faço uma reciclagem , que acredito ser diferente !…Reciclo utensilios domésticos em ferro fundido , os quais eu os encontro em (depósitos de ferros velhos) tipo: chaleira/ panela/caldeirão/caçarola/ferro de passar (com brasas) e também tambores para transporte de leite da fazenda……………..Inclusive alguns destes trabalhos estão fazendo parte de cenários (Canal Rural : programa NO ALTO DA SERRA ) , ( TV-CULTURA :programa Rolando Boldrin ) . A reciclagem destes (objetos obsoletos) , consiste em efetuar um mosaico com cacos de azulejos e cascas de óvos de avestruz. Obs* ver videos de Guapirama ( trabalhos de AZUOSYRA)

    Ary, já vi os seus trabalhos nas fotos que enviou. Gostei muito do estilo e agora sabendo que são reciclagem, ganham ainda mais valor. Fique à vontade para participar da Vila sempre que quiser. Adoraríamos apresentar seus trabalhos em nosso mural. Abraços.

  4. LAIDES A MACHADO 5 de abril de 2010 at 23:29 #

    GOSTEI MUITO DAS DICAS SEMPRE ERRO OPONTO DO CAFE AGORA ACHO QUE VOU ACERTAR ADOREI BJ

    • Cris Turek 6 de abril de 2010 at 10:37 #

      Laides, incrível que são detalhes tão simples mas quase ninguém conhece, sabia?
      Com certeza você vai acertar sim.

  5. Jaquelina 13 de março de 2010 at 7:27 #

    Voltei no tempo da minha infancia,consegui ver Dona Helena com seu fogão de lenha coador de pano é claro,isso sim era ser feliz… Parabens sua foto é belissima.

    • Cris Turek 15 de março de 2010 at 15:55 #

      Jaquelina, seja bem-vinda. Apareça sempre que quiser, deixe seus comentários e sugestões. E obrigada por suas palavras.

  6. acelino felix da silva 11 de novembro de 2009 at 11:22 #

    Eu nunca acertava o ponto do café mas agora com as dicas consegui fazer um bom café usei coador de pano todos aqui de casa sentiram a diferença

  7. Douglas 10 de maio de 2009 at 6:56 #

    Muito bom mesmo o artigo. Estou eu aqui, em pleno dia das mães, preparando o café da manhã da minha, quando me deparo com essa terrível dúvida de como preparar um café no coador de pano rsrs O post ajudou e muito, só falta saber se o café vai ficar gostoso. A propósito, muito bom mesmo o seu blog. Tá de parabéns! Abraços!

Deixe uma resposta