Calor pede Graviola, sabor que combina com o verão

A graviola ainda no pé
Depois de aberta a graviola é assimEsse é um pomar de gravioleiras

 

Calor demais, não é? É só o que tenho visto as pessoas escreveram no twitter, no facebook e nos blogs amigos. Todos esperam anciosamente e quando o calor chega, leva tempo até nos acostumarmos.

Que tal dar uma ajudinha no combate ao calor? Suco de Graviola.

 

Graviola,

além de saborosa,

é potente

contra doenças

como o câncer.

Essa é daquelas frutas esquisitas que ninguém entende como se seguram penduradas no pé. Grande, toda coberta de falsos espinhos que cobrem sua casca (acho que é por isso que chamam de exótica, rsrs ), polpa branca e enormes sementes pretas, seu sabor é levemente agridoce, por isso mesmo combina tanto com esses dias mais quentes. A graviola é desses frutos que precisam ser transformados em polpa antes de serem usados em outras receitas e por esse motivo é tão mais fácil encontrar seu uso em forma de bebida e sorvete, além de in natura, é claro.

 

Eu conheci a graviola aqui no nordeste anos atrás, quando passei férias em Porto de Galinhas. Nunca vou esquecer a delícia que era a caipirinha de graviola do Restaurante Beijupirá. Me apaixonei pelo sabor, e quando vim morar aqui, encontrar a fruta fresca nos mercados tornou-se uma tarefa fácil, daí já dá para imaginar.

Caipiroska de graviola, uma delícia

A Graviola não é brasileira, é originária da América Central, mas hoje adapta-se bem ao clima nordestino e é encontrada até o sudeste. Contém cálcio, fósforo e vitamina C, além de uma boa quantidade de celulose, o que torna sua digestão mais demorada. Super bem aproveitada em infusões medicinais, a graviola agora está famosinha porque descobriram nela um princípio com grande potencial no auxílio ao tratamento do câncer, vários deles. Coisa boa isso, não é?

Olha eu aí no mercado comprando graviola

Cara séria para verificar se a graviola tá boa ainda

Segredos da encadernação artesanal

Bom, da última vez que estive no mercado público aqui de João Pessoa, o kilo da graviola estava R$3,00 e as graviolas estavam pesando acima dos 2 kilos. Lindas e saborosas, levei uma para casa que alimentou quatro pessoas até lamberem os beiços.

Se você quer comprar mudas de graviola para o seu pomar, consulte aí ao lado: Mudas Paraíso.

Quer saber mais informações sobre a fruta e seu plantio, visite a Nordeste Rural.

E receitas, é aqui, comigo mesmo. Veja na sequência:

Pudim e Flan de Graviola ou Sorvete de Graviola.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

3 Responses to Calor pede Graviola, sabor que combina com o verão

  1. Rafaela lavor 14 de novembro de 2014 at 7:44 #

    Onde posso encontrar graviola esse mês de novembro aqui não tem mais na Paraíba ?

    • Cris Turek 15 de novembro de 2014 at 13:34 #

      Rafaela você tem que procurar nos mercados públicos como o Central e o da Torre. Deve encontrar sim.

  2. Redneck 26 de novembro de 2009 at 0:14 #

    Oi Cris, passei para retribuir sua visita ao Manifesto Terreiroir e achei tudo uma delícia por aqui. Da comida ao artesanato. Percebe-se o carinho com que tudo é feito. Eu costumo acreditar nas minhas percepções à primeira vista. Adicionei a sua página no Facebook. Beijo!

Deixe uma resposta