Carnaval em João Pessoa com as Muriçocas de Miramar

Muriçoca gigante montada na orla de Tambaú Muriçocas de Miramar, bloco de João Pessoa

 

Então, já tem algum tempo que não participo integralmente das festas de carnaval. Acho que eu já cantei muita marchinha, agora eu ando muito preguiçosa pra essas coisas. Mas quando cheguei em João Pessoa, ouvi muito falar no Bloco das Muriçocas do Miramar. Miramar é um bairro próximo da orla e eu descobri também que o bloco das Muriçocas é o 2 º maior bloco do mundo, acreditam? É, só perde pro Galo da Madrugada, mas esse acontece em pleno carnaval.

 

O bloco das Muriçocas tras primeiro seus estandartes Os bonecos gigantes das Muriçocas chegam antes dos trios elétricos

 

O legal aqui é que só existe pré-carnaval, e com Folia de Rua. Começa uma semana antes do carnaval, são 32 blocos no total, e alguns são imperdíveis. Sei que ouvi tanta da história que me animei e fui, até porque bem na época meu irmão e meu primo tinham vindo me visitar e só pensavam nisso. Fomos todos atrás dos oito trios elétricos das Muriçocas.

 

Trio elétrico de Chico Cesar nas Muriçocas de Miramar Os trios elétricos das Muriçocas estão chegando

 

O meu depoimento, de quem acompanhou a passagem completa do bloco, é que, pode ter havido, mas eu não vi nenhuma briga, nenhuma baixaria, nada desagradável, apesar da enorme multidão. Naquele ano tinha uns 400 mil foliões. O que acontece é que os turistas que viajam atrás das folias de carnaval, começam pela Paraíba, que tem além das Muriçocas, o Picolé de Manga, as Virgens de Tambaú (básico, básico), o Cafuçú (que é tradicional também), e o Boi do Bessa, só mencionado os mais conhecidos.

 

Mulher brega do bloco Cafuçú de João Pessoa
O Cafuçú se reúne no Centro Histórico de João Pessoa

Boi do Bessa tras o Maracatú para a rua

As Virgens de Tambáu saem no domingo, ainda durante o dia

 

O Cafuçú acontece no centro antigo e todo mundo vai vestido de brega. É muito engraçado e é uma tradição mantida por muitos pessoenses, participar desse bloco. As Virgens de Tambaú vocês já sabem, é a velha história da festa dos meninos vestidos de mulher, e o Boi do Bessa é um bloco que trás a figura do boi com chifres de cajú, organizado pelo artista plástico paraibano Clóvis Jr.

Tudo isso pra dizer pra vocês que se estão programando uma viagem de carnaval, querem curtir a folia, mas também querem praias lindas e um clima delicioso pra relaxar, venham para a Paraíba. Aproveitem o pré-carnaval e depois passem um feriado super tranquilo em nosso litoral, porque aqui não tem carnaval. Só pré-carnaval.

Venham, vocês vão gostar.

Ah, pra quem não sabe, Muriçoca é um mosquito.

Artesanatos de natal, aprenda agora

Aprenda o hino aqui.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fotos das Muriçocas: Cris Turek

Demais fotos: Paraíba1, Wscom, Clóvis Jr.

Você vai gostar também de:

, , , , , , , ,

17 Respostas para: Carnaval em João Pessoa com as Muriçocas de Miramar

  1. camila 15 de fevereiro de 2012 at 20:41 #

    unh deve ser animado en adoruh divirtam-se por mim galera beijos de camila

  2. BETANIA TELES 9 de março de 2011 at 9:40 #

    QUE SAUDADE DE JOAO PESSOA!!!
    JÁ APROVEITEI MUITO OS BLOCOS DE CARNAVAL,AO SOM DE GRACINHA TELLES,FUBA,LIZ E TANTOS OUTROS.
    ESTOU FORA A 11 ANOS E NA EUROPA O CARNAVAL NAO TEM NA HAVER COM O NOSSO,MESMO O PRÉ-CARNAVAL É K É MT BOM.NO CARNAVAL EU SEMPRE IA P OLINDA E PRAIAS.
    VALE IR CONHECER JOAO PESSOA E AS BELAS PRAIAS.
    BEIJOS A TODO POVO BRASILEIRO

    Obrigada amiga. Esse ano a animação estava a mil e havia muita gente passeando por aqui. Beijos pra você.

  3. Stephanie 10 de fevereiro de 2011 at 23:28 #

    Oiee. Entao pelos comentários percebi que nao existe carnaval em Joao Pessoa, só Pré- carnaval, isso?
    Gostaria de ir mas p carnaval, para ver os blocos etc mas entao eles saem antes, no caso esse ano q comeca dia 5de marco eles sairiam antes disso? q data?
    bjos

    Amiga, na semana que antecede o carnaval todos os dias tem blocos, ou perto da praia ou no centro histórico. O Cafuçú, as Virgens e o mais famoso o Muriçocas. As datas desse ano eu não sei se já foram divulgadas. Pesquise no site da prefeitura para saber corretamente. e venha se divertir que é um show. Beijos.

  4. Celia 12 de janeiro de 2011 at 8:27 #

    O carnaval da Paraiba, é muito bom fui em 2009 e esse ano vou novamente nas Moriçocas e no galo da madrugada em Recife é uma maravilha o carnaval do Nordeste, eu como moro no Paraná em Curitiba, fiquei encantada com o que vi,muito bommmm

    Olá conterrânea. Realmente o carnaval de João Pessoa é sui generis, acontece antes e depois vira a maior calmaria. Esse passeio vale muito à pena. Agora estou aqui de vez, não volto mais pra Ctba não, he he he. Beijos.

  5. gorette 20 de fevereiro de 2010 at 19:40 #

    gostaria que voces anuciassem com antecedencia, nos jornais o dia do concurso da rainha dos cafuçus ou se lembrar me avissem por email obrigado

    • Cris Turek 22 de fevereiro de 2010 at 17:45 #

      Ô Gorete, as nossas dicas sobre o carnaval são apenas dicas para quem está procurando lugares novos para curtir as brincadeiras.
      Não fazemos parte da organização dos eventos e vou te dizer que já não é nada fácil conseguir informações básicas como as datas dos blocos, quanto mais sobre os concursos. Essas informações vou ficar devendo.

  6. magna Célia 8 de fevereiro de 2010 at 16:15 #

    Por favor , onde está em JP a Vila do Artesanto??

    • Cris Turek 8 de fevereiro de 2010 at 21:10 #

      Magna querida, infelizmente a Vila do Artesão não existe mais, pois mudamos de cidade e decidimos encerrar nossas atividades.
      De qualquer forma a Vila está aqui para te ajudar e se precisar de dicas e indicações de onde comprar suas peças em JP é só me escrever que eu conto tudo. Abraços.

  7. Flor 7 de fevereiro de 2010 at 18:59 #

    Por motivo de segurança tive que me afastar da Paraiba ,terra que morei por 23 anos ,conheço bem o carnaval das muriçocas, fui pioneira, mas sei que hoje tudo está diferente. a cidade cresceu muito e junto com ela a violência.por 6 anos me supreendo abrindo para ouvir o hino,que me traz saudade de um tempo de paz. Sofri vioLência contra a mulher ,fiz várias denuncias ,estou viva por Milagre de Deus. Só posso matar saudades pela internet. Meu abraço para alguns Paraibanos. Infelizmente a delegacia da mulher não Funciona Principalmente na Paraíba.

    • Cris Turek 8 de fevereiro de 2010 at 21:01 #

      Entendo o que você quer dizer Flor. Mas o importante é lembrar das coisas boas como as Muriçocas, e saiba que ainda está bastante tranquilo sair no bloco.
      Continua sendo uma carnaval delicioso. Felicidades pra você.

  8. edileuza 3 de fevereiro de 2010 at 15:12 #

    parabéns pelo o bloco que arrasta multidões de pessoas e que cada ano esta crescendo na midia.

    • Cris Turek 4 de fevereiro de 2010 at 14:43 #

      Esse Caranaval fica famoso quando recebemos visitantes de fora, que contam em suas cidades a alegria descontraída que é.
      Obrigada Edileuza.

  9. fatima 26 de janeiro de 2010 at 12:38 #

    Gente nasci no 1 dia de carnaval, ja viu né, sou foliã nata, amo o carnaval,,,,tudo que se refere a carnaval….muriçocas, cafuçu , é tudoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooode bom maravihoso,, e tem que ser de fantasia mesmo, ou então não vale, então me ajudem, quero uma mascara de muriçocas para mim e minha netinha,,, onde encontro,,, quero tbm saber o dia que sai as muriçoquinhas,,,,, espero ansioa, uma resposta,, um abraço grade,,, bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssa todos os foliãs

    • Cris Turek 26 de janeiro de 2010 at 13:10 #

      Querida, aproveite pra curtir esse pré-carnaval que é uma delícia.
      As muriçoquinhas saem no dia 8 de fevereiro.
      As camisetas estão sendo vendidas por R$15 e o tema desse ano é “Muriçoquinhas 2010, amigos do meio ambiente” . Legal, né?
      Já as máscaras talvez você encontre lá no centro antigo, nas lojas próximas da B Rohan.
      Ou tente se cadastar no site do bloco e ver com eles o que há disponível. http://www.muricocas.com.br.
      Bom carnaval pra você e sua muriçoquinha.

  10. Rita de Cassia Troczynski 22 de janeiro de 2010 at 17:18 #

    Cris…..
    Aiiiiiii….aiiiii…. Ai….. que saudadessssssss, esses blocos são super animados, que vontade de estar ai….já brinquei muito com esses blocos, adoro o cafuçu….
    Quem não conhece não sabe oq esta perdendo, é muita alegria,muita diversão…
    Já que não posso estar pessoalmente estarei de coração…ai q saudades….rs

    • Cris Turek 22 de janeiro de 2010 at 21:06 #

      É isso aí Rita. Avalize a minha palavra de que o nosso pré-carnaval é divertido sem escandalizar.
      Abração.

Deixe uma resposta