Cerâmica engobada e os Guardiões da Luz

Série Guardiões da Luz de Eduardo Balbino

 

A cerâmica engobada é uma técnica que usa uma barbotina para cobrir a peça antes de queimar. A barbotina é uma argila muito fina, diluída em água, que é obtida pela decantação da argila bruta usada na modelagem da peça. Depois de preparada, essa barbotina que é uma espécie de uma cola, é misturada a corantes minerais ou óxidos corantes e utilizada na cobertura de uma peça cerâmica antes do ponto de couro. Esses minerais é que darão cor à peça, dependendo de sua composição.

Essa técnica é a que encontramos nos trabalhos de Eduardo Balbino, especialmente na série que ele intitula Guardiões da Luz. Com uma cor suave que cobre a base em argila, os guardiões parecerem descansar dignos de manter em seu poder a luz que buscamos em nosso dia-a-dia. Temos a impressão de admirar seres superiores, alheios ao mundo que nos cerca.

Clique aqui e veja mais sobre esse artista talentoso que é Eduardo Balbino. Interesse é só entrar em contato com o artista: (83) 3243-6346/ 9988-4708/ 8881-3589

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Foto: Marcelo Pereto

, , , , ,

Uma Resposta para: Cerâmica engobada e os Guardiões da Luz

  1. marcos 18 de janeiro de 2011 at 15:29 #

    Tenho lido muitos artigos sobre a produção de peças de cerâmca branca. No entanto não encontro a composição dos materiais utilizados para fazer a barbotina. Gostaria de indicações. Meu email é [email protected]
    Muito obrigado.

    Marcos, segundo um ceramista experiente que me auxiliou, a barbotina é um termo indígena para indicar a cola que a própria argila cria. O ceramista me disse que você faz a barbotina misturando um pouco da própria argila que está usando em sua escultura, com água e vinagre. Essa mistura se transforma na cola de argila que é usada para unir duas partes da escultura feitas com a mesma argila. Espero que tenha auxiliado.Abraços.

Deixe uma resposta