Cerâmica, um pouco de História

Cerâmica do período Neolítico

A palavra cerâmica é derivada do grego kéramos que significa argila. O termo é usado para definir a manipulação das argilas na produção de artefatos diversos.

As peças mais antigas datam de 24.500 a.C. As características do barro que depois de molhado, amassado, moldado e queimado permite o armazenamento de grãos ou líquidos, tornaram esse material de suma importância para as civilizações, a ponto de se poder situar o estado cultural de um povo através do estudo dos seus artefatos cerâmicos.

 

 

No Brasil pode-se localizar uma variada produção cerâmica dentro das diversas sociedades indígenas, as mais antigas com 8 mil anos e a mais famosa da Ilha de Marajó.

Pote usado como urna funerária

Já no Brasil Colonial o uso constante dos azulejos na arquitetura que cruzou várias épocas, chegou até nós através dos portugueses.

Modelos variados encontrados em São Luis do Maranhão
Com o tempo a cerâmica evoluiu para múltiplos usos e chegou até os nossos dias por conta da contribuição de todos os povos desde os gregos até europeus e norte-americanos.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, ,

3 Respostas para: Cerâmica, um pouco de História

  1. isabella 16 de maio de 2012 at 9:35 #

    OLÁ CRIS,
    VOCÊ PODE COLOCAR A HISTORIA DA CERÂMICA
    INDÍGENA DE SANTARÉM DE MAROCA E DE MAJOARA E ETC. VOCÊ ESCOLHE UMAS SÓ ISSO ESTÁ POUCO MAS BOM.
    SUAS OPINIÕES ESTÃO ÓTIMAS.

    PARABÉNS

  2. Cris 11 de novembro de 2008 at 22:02 #

    Olá Cinthia.
    Valeu o seu comentário. Vamos tentar ser mais detalhistas.
    O nosso objetivo é de dar uma noção básica aos nossos leitores pois trabalhamos com artistas que utilizam materiais de vários tipos e a nossa intenção é de apenas passar o mínimo de informação necessária para que as pessoas possam compreender mais dos seus trabalhos.
    De qualquer forma esperamos que você tenha lido outros artigos que escrevemos sobre a cerâmica e se precisar de mais informações sobre esse assunto clique em qualquer dos links abaixo. Eles podem te ajudar bastante.
    Um abraço.

    http://www.portorossi.art.br/HEAD.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerâmica
    http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=4849

  3. cinthia 7 de novembro de 2008 at 22:41 #

    pow axo ke vcs deveriam expresar-se mais en relaçao a ceramica falar mais sobre o assunto sabé qual foi a primeira,quem criou,sei lá ok

Deixe uma resposta