Cerâmica: Materiais e técnicas

A cerâmica pode ser composta por vários tipos de matéria-prima como: feldspato, sílica, quartzo e argila. Dependendo do material e da técnica utilizada obtém-se cerâmicas com características diferentes que dão à elas uma classificação específica: terracota ou louça de barro, cerâmica vidrada, grês e faiança.

A técnica e o material mas simples originam a terracota que é produzida a partir de argilas naturais queimadas em fornos bem rudimentares à base de carvão vegetal. Todo o processo é extremamente simples. Geralmente a argila é retirada de áreas ribeirinhas por comunidades que usam essa técnica na confecção de tijolos e telhas para suas casas.

Oleiro modelando barro

Nessas comunidades o trabalho de retirar a argila do rio, limpar, amassar e mesmo modelar, fica a cargo dos homens pois é um trabalho pesado. Surge aí a figura do oleiro e sua roda de modelar. Para as mulheres reserva-se a atividade da modelagem decorativa, a pintura, se for o caso, e o acabamento.

 

Hoje no Brasil ainda se encontram muitas comunidades que se dedicam à produção de objetos utilitários e decorativos com a cerâmica de barro.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

15 Responses to Cerâmica: Materiais e técnicas

  1. francisco lorusso 18 de dezembro de 2013 at 7:55 #

    Francisco Lorusso
    Soy Argentino y Ceramista vivo desde hace un año en Itauna MG.
    GOste mucho del site y gustaria me manden todo tipo de informacion
    obrigado

    • Cris Turek 18 de dezembro de 2013 at 9:47 #

      Francisco belíssimas suas peças, parabéns. Para receber nossos informativos, basta cadastrar seu email no campo Assine a Vila, no alto da página. Sugiro para você que participe de um grupo do Facebook que é de ceramistas. Procure lá por GRUPO BARROARTE. Eles compartilham muitas informações preciosas de cerâmica. Abraços e seja sempre bem-vindo.

  2. Deusa Lima 19 de dezembro de 2012 at 13:19 #

    Gosto muito de ceramica, ja fiz um curso de marajoara, mas faz muito tempo, gostaria de adquirir uma roda de moldar o barro para fazer as peças de ceramica

  3. vanderleia 27 de novembro de 2011 at 17:36 #

    Ola! fiz um curso de argila e estou louca para começar fazer peças , mais nao sei onde adquirir um torno se alguem puder me ajudar ficarei muita feliz .Obrigada!!!!!!!!

    • Cris Turek 27 de novembro de 2011 at 19:18 #

      Vanderleia, informe-se onde você adquire sua argila, acho que é onde conseguirá essa dica.

  4. Cíntia Mendonça 5 de agosto de 2011 at 23:35 #

    Gostaria de conseguir uma roda de oleiro. Alguém sabe como e onde?

    • Cris Turek 6 de agosto de 2011 at 19:24 #

      Cintia, não sei dizer quem possa te atender, mas acredito que só sob encomenda. Através de sites estrangeiros também é possível encontrar modelos modernos, mas sempre importados e com as tarifas de importação.

  5. Paulo 4 de junho de 2011 at 18:18 #

    Gostaria de saber em São Paulo onde comprar forno a lenha de pizza de terra cota. Obrigado.

    • Cris Turek 5 de junho de 2011 at 11:48 #

      Desculpa Paulo, trabalhamos com artesanato que usa fornos bem diferentes. Não sei indicar, infelizmente.

  6. ketheleen 27 de março de 2011 at 14:59 #

    hello
    eu queria que vcs colocasse a cor,formas da escultura e a utilização dela

    espero uma resposta!
    ketheleen

    Amiga, use nosso campo de pesquisa do site para localizar outros artigos sobre cerâmica. Detalhes técnicos eu não tenho porque eu não sou ceramista, mas nos artigos você encontra indicações para outros sites mais especializados. Beijos.

  7. Miriam 26 de agosto de 2010 at 19:36 #

    Olá
    estou procisando um material chamado Ceramofix marca Eberhard Faber e parece esgotado no mercado. Vocês conhecem algum produto simlilar que possam me indicar?
    Muito obrigada
    Miriam

    Mirian, tem uma marca chamada Bozzi, mas não sei dizer se a qualidade final é a mesma. Experimente ou tente comprar pela internet. Boa sorte.

  8. Ana Lúcia 10 de junho de 2009 at 14:43 #

    Amo pintar Bauer na cerâmica. O resultado final fica muito bonito.
    Tenho vontade de fazer umas peças exclusivas. Se eu moldar a argila e secá-la na sombra para depois pintá-la, ela quebra?
    Parabéns pelo trabalho de vocês.
    Um abraço
    Ana

    • Cris 10 de junho de 2009 at 14:48 #

      Ana Lúcia, infelizmente a argila só fica resistente depois da queima. Ela é obrigatória, e varia segundo o acabamento que se deseja, mas a menor temperatura é em torno de 800 graus. Existem muitos artesãos que, por falta de condições, queimam suas peças em fogueiras no quintal, mas mesmo essas, ficam extremamente sensíveis e podem quebrar facilmente. Se você curte a idéia, dê uma pesquisada nos fornos que existem hoje em dia. Já tem opções bem acessíveis no mercado.
      Um abração,
      Cris Turek

  9. Celso Rodrigues 20 de fevereiro de 2009 at 15:56 #

    Gostaria de saber onde posso comprar o material de ceramica para modelar numa quantia de 3 a 4 kilos?

    Aguardo resposta.

  10. Josénildo Dants 27 de janeiro de 2009 at 12:38 #

    Todo resultado da arte ceramica, quando inetito(forma, criatividade, utilidade, etc., é fantástico. è um material sadio, autêntico e aliado`a natureza ( não produz lixo como o plástico ou vidro).Sou praticante deste oficio e o empreguei em programas sociais como inclusão produtiva. Mas infelismente nao é todo mundo que esteja disposto ao esforço.è uma arte que revela talentos. Fazer por fazer não dá resultados.
    Procuro agregar mais técnicas de acamento:atualmente peneiramos o barro ensopado, secamos à sombra até obter consistencia, pisamos e empacotamos para uso final. Depois de feitas, as esculturas são polidas com pedra lisa e uma bucha nilon( ainda em estado sólido, porem úmido) que reforçam a textura e o brilho.Também faço o acabamento à seco usando lixa ferro.Como nosso forno(à lenha) é rudimentar, acontece muitas rachaduras e é neste problema que procuro soluçoes. Até o momento não encontrei uma forma de corrigílas sem tirar o aspecto natural da cerâmica.
    Caso alguém tenha algo a acrescentar à tecnica de acabamento me informe.
    Ficarei muito agradecido.

Deixe uma resposta