Chapéus de jornal para pensamentos sustentáveis

O PaperVillain por The Functionality
PaperVillain, projeto feito com chapéus de jornal
O efeito dos chapéus no PaperVillain
A estrutura tencionada do PaperVillain

Foram necessários 2.452 chapéus de jornal, amarrados entre si com fio, para levantar essa estrutura de tenção para o Secret Garden Party, um festival que aconteceu em julho na Inglaterra. Dezessete pessoas do grupo The Functionality levaram tres semanas para realizar o projeto PaperVillain. Pensando em jornais descartados, todos sabemos quantos deles viram lixo diariamente e depois são reciclados de várias maneiras. As pessoas em seu cotidiano, entram e saem de um mundo repleto de notícias, de um modo bastante autômato, num ciclo que se repete ininterruptamente. E depois essas notícias acabam no cesto de lixo, muitas nem na memória ficam.

Veja como foi executado o PaperVillain
O porjeto no computador do PaperVillain

A proposta desse grupo de designers é dar uma alternativa à esse ciclo de vida descartável dessa leitura diária, imaginando que talvez as coisas não precisem ser tão pré-definidas em nosso dia-a-dia. Interagindo entre o digital e o artesanal, aprendendo a lidar com o jornal enquanto material, o projeto não foi nada fácil de ser executado, mas para o grupo o importante nessas experiências é pesquisar e descobrir como um ambiente pode ser construído para ser melhor, e acreditar que os resultados não são importantes apenas pelo valor que adicionam, mas pela experiência ganha.

Assim o projeto foi executado sabendo-se que a vida últil da tenda seria limitada e com a consciência de que, todo aquele jornal, depois de realizar mais esse trabalho de vida útil, seguiria seu caminho natural de reciclagem. E assim foi. Legal, não? Querem saber mais sobre esses garotos do The Functionality? Conheçam esse e outros projetos no site deles.

Mais design e boas ideias clique Design da praticidade

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta