Essa tarde me divertindo com os pássaros me empolgou. Já tinha pensado em fazer um comedouro reciclando garrafas pet ou outro material, mas com a cantoria dos Sibitos no quintal, fui para a internet ver o que há de dicas por aí sobre os tais comedouros.
Encontrei várias idéias, e também muitas dúvidas, pois estando o comedouro pronto, o que seria melhor para servir aos pássaros, e como evitar possíveis problemas com outros animais?!? As dicas são as seguintes:
- Comece colocando sementes para atrair os pássaros, e depois, com o tempo, vá descobrindo que tipos de pássaros deseja atrair e providencie o seu alimento preferido. Entre as sementes use: alpiste, painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho), aveia e níger, todas disponíveis no mercado.
- Frutas também são bons alimentos, mas deterioram rapidamente, então coloque pequenas porções de cada vez. Use banana, maçã e mamão.
- Lembre-se de limpar o comedouro todos os dias, pois pássaros podem transmitir doenças uns aos outros.
- No caso do comedouro é importante que eles sejam suspensos ou construídos de forma a impossibilitar o acesso de outros animais como ratos, o que seria muito desagradável.
- Lembre-se que o comedouro deve ter uma cobertura, para que uma pequena chuva não transforme as sementes numa sopa sem graça.
Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, algums bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.

Um modelo interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.

Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.
Outro comedouro, esse feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu.

Esse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.
Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias.
Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.
Você já tem um comedouro desses? Demorou pra compartilhar conosco as fotos. Envie.
Aprenda também uma receita de torta de sementes para pássaros.
A foto de abertura é do blog Pitaco na Idéia.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Bom dia! Coloquei um comedouro suspenso pros pássaros há mais ou menos um mês e meio, porém eles não sobem nele.
Quem aparece são as rolinhas e já apareceu um casal de canários e também dois pardais, porém eles comem o que cai no chão.
Por que será que eles não sobem no comedouro. O comedouro é uma casinha de madeira muito simpática e bonita. Coloquei néctar pro beija flor também e esses sim, aparecem a toda hora, até mesmo com a nossa presença. O que será que acontece com os outros pássaros. Você pode me ajudar?
Olá Viviani. Não sou uma entendida em espécies de pássaros para dar orientações exatas sobre o comportamento deles. Podem ser várias coisas, como presença de gatos ou até mesmo outras espécies de aves que competem pelo mesmo alimento de modo mais agressivo. Experimente trocar de local no seu jardim e observe se dá resultado. O ideal seria ter dicas dadas por biólogos, e essa indicação eu ficarei devendo por hora. Não desista e boa sorte.
amei a ideia do comedouro pois aqui na minha casa vem muitos pássaros por termos muitas ávores, e eu já coloco água e comida porém no chão, mas agora vou fazer o comedouro suspenso para as belezuras da minha vida !!!! Obrigada ! Amo vocês com sua idéias!!Bjs!!
Eles vão ficar bem contentes e seguros Tereza, você vai ver. Beijos.
Amei o comedouro para pássaros, pois no meu tem várias árvores frutíferas e plantas. Eu adoro pássaros, principalmente ele fora da gaiola, gosto de admirá-los em contato com a natureza.
Assim que deve ser Rita de Cássia, passarinhos livres e bem cuidados pela natureza 😀
quero fazer um bebedouro e um comedouro na janelas do meu ap, mas o problema são as redes de proteção, alguma idéia ?
Nidia, pássaros pequenos até passam pela rede, faça a experiência, mas o ideal seria pendurar por fora. Acho que nesse caso não vai dar 🙁
aqui em sbernardo do campo proximo a serra do mar um casal de perequitos verdes, esse da natureza fez ninho no beiral da casa do vizinho dos fundos e ele ainda nem se deu conta disso,já fazem treis anos que eles voltam e tiram novas ninhadas de filhotes,oque eu posso servir de alimento para esses passaros e como fazelo já que eles são muito ariscos, abraços luna
Ficamos inspirados na ideia e fizemos aqui em casa!Só esperando os pássaros aparecerem!
Moro na cobertura de um prédio baixo (3 andares), cercado por prédios altos. Há cerca de 3 dias, venho ofertando mamão aos pássaros, sem sucesso. O que me sugerem?
Ana Carolina, não desista. Eles precisam aprender que o alimento está aí, o que não acontece de um dia para o outro. Coloque também água tanto para beber quanto para banho.
Peço à Deus que abençõe pessoas maravilhosas como você,que se dispõe a ensinar aos outros dicas tão lindas.
Tenho um alqueire de terra com bastante pássaros.Os João-de-Barros vem comer bichinhos perto de meus pés quando capino os matos.Vou aproveitar sua idéia e fazer vários comedouros para eles.Com certeza vão adorar pois na redondeza de minha cidade(São Joaquim da Barra),infelismente só existe plantação de cana.
Beijão.
Olá Cris,
Amei seu blog, e o comedouro pros pássaros, coloco pão amanhecido pra eles, e vem vários comer.
Vou fazer um desses.
Já estou seguindo.
Bjsss
Olá..
Adorei o blog e o encontrei por procurar outros tipos de alimento para colocar no tratadouro (que meu pai fez pra mim), estou colocando quirela, maçã e estou querendo variar… Não gosto de pássaros na gaiola e fico muiiito feliz com as visitas logo pela manhã! No meu blog tem as fotos do meu tratadouro.
Um abraço
Gostei da ideia, porem tenho problemas com pombas grandes, que quando coloco comida para os passaros, ( alpiste,e outros tipos de comida), as pombas veem comer e não deixam que os passaros comam , por isso preciso de um comedor que possa somente passaros comer, que não dê para as pombas adentrarem na casa deles , q
Marcelo, use o campo de pesquisa e localize outras dicas sobre o assunto.
Na verdade, não ligo pra isso, gosto de ver meus periquitos, bem-te vi comendo…mas pensei que um monte de jornal colado com fita crepe iria acabar grudando no chão qdo molhasse…afinal, a moça que trabalha aqui não tem culpa que eu gosto de alimentá-los…daí, eu mesma queria uma solução prática para eu limpar…penei em papel filme…mas se alguém tiver alguma ideia …agradeço…obgada
Acho que como você vai ter que trocar qualquer proteção diariamente, lavar seja até mais higiênico e simples, Marlene. Faz parte da alegria de ter pássaros por perto.
Coloco frutas na mureta da varanda…mas o meu problema tem sdo mesmo a quantidade de coco de pássaros no chão…alguém tem alguma ideia?
Se você não tem um jardim com gramado, vai ter que conviver com isso, porque encher de jornal na varanda fica feio, né MArlene?
Todas as manhãs coloco painço no terraço do meu quarto. As rolinhas foram chegando aos poucos e hoje, devem vir, logo cedo, umas 30. Elas só não permitem que outros pássaros cheguem, uns pardais têm enfrentado. Na escada do quintal coloco mamão e um Sabi á e Dois bem te vi vêm comer. O sabiá avança na ração dos cachorros e depois vai no telhado do terraço bater para deixar em pedaços menores. Adorei suas idéias, vou fazer.São Paulo precisa ficar mais bonita, atrair natureza. Vamos colaborar com plantas e pássaros.
Obrigada
Maud Regina
Maud, mas grandes cidades a busca por comida é tão difícil que os pássaros já fugiram, mas sempre aparece um ou outro e se você mantiver o hábito sempre, logo serão 3 ou quatro ou até mais. Não custa nada ajudar os bichinhos urbanos.
Seu blog é ótimo !!! Indispensável !!
abçs,
Rachel, amei o adjetivo. Beijos.
Amei as dicas, vou construir varios comedouros.
Abçs.
Neide
Isso amiga, enche de alegria o seu jardim. Beijos.
Vou aproveitar as dicas que são ótimas. Adoro a natureza de modo geral. Os pássaros e borboletas são minhas paixões assim como as orquideas.
Beijo e obrigada
Também adoro estar próxima dos pássaros. Vale tudo para traí-los pra perto. Beijos.
Adorei….. e vou aproveitar as dicas.
Principalmente, porque estou de mudança para um local maravilhoso, cheio de árvores, pássaros… e quero ve-los cantando sempre… e bem alimentados…. porém…. LIVRES!!!!
Sorte grande a sua. Adoro pássaros e cuido muito dos que por aqui aparecem. Beijos.
Muito boa as dicas, Vocês estão de parabéns !!!
muito bom mesmo- e estas ideias de comedouro simples e de facil execução-adoro pássaros mas não tenho nenhum por não gostar de os ver presos …assim é uma boa forma de os acolher dando-lhes a mesma liberdade.