O passo a passo de hoje vai nos ensinar a transformar vidros de conserva trançando em torno deles junco de fibra sintética. A dica de reciclagem e decoração foi feita exclusivamente para vocês, leitores da Vila, por Giovane Malta, que trabalha com vidros e fibras sintéticas em diversas aplicações.
Em agradecimento à colaboração de Giovane, convido todos a conhecerem seu trabalho no site Orarte Arte em Vidro e lembro que quem quiser adquirir peças dele ou tirar dúvidas a respeito desse tutorial, é só escrever para [email protected] As pessoas que possuem perfil no Google+ também podem entrar em contato através dessa rede social, é só clicar aqui.
Como decorar com fibra de junco
Esse é um passo a passo básico, não tem dificuldades, e tudo que vocês precisam é de um vidro de conserva e de alguns metros de fibra de junco sintética. A fibra de junco pode ser comprada em várias cores. Na internet existem alguns fornecedores que atendem encomendas, mas escrevam para Giovane e confiram com ele a possibilidade de adquirir em pequenas quantidades.
O primeiro passo é aprender como se faz a soldagem das pontas da fibra de junco sintética. Esse procedimento é que vai garantir acabamento e boa aparência ao projeto.

Corte a medida do arco para envolver a boca do pote.

Queime as pontas do arco com fogo. Deixe a chama pegar.

Pressione bem as pontas aquecidas e derretidas com um alicate de bico, até que elas se soldem. Pronto, esse é o procedimento de soldagem para acabamentos.
Como montar o trançado

Começamos a decorar por cima. Faça o arco na medida da boca do pote.

Encaixe o arco na boca do pote e trance uma volta de fio em torno do arco inicial, conforme mostrado na imagem. Corte a ponta no final da volta e solde com a ponta solta conforme explicado. Esse será o nosso arco base.

Encaixe uma ponta de fio de junco no arco inicial deixando uma sobra como na imagem.

Observe como fazer a primeira argola para que a ponta fique presa enquanto você trança a primeira volta.

A melhor maneira de entender é observar. O fio passa por baixo do arco base(1), dá a volta por cima (2), encaixa por baixo da argola formada (3) e segue adiante repetindo até completar toda a volta.

Ao completar o contorno, arremate a ponta solta da primeira volta com a soldagem e continue a trançar com o mesmo fio.

Siga ajustando as argolas a cada volta completada, para que a fibra assente bem e o trançado ganhe forma.

Repita o mesmo padrão de trançado até embaixo.

Quando chegar quase na base do pote, prepare à parte um novo arco como foi feito lá no começo, e solde as pontas. Encaixe o arco na base do pote e com o fio que você vinha trançando lá de cima, enrole nesse arco para ele ajustar bem na base.

Enrole o fio no arco duas vezes e lace o trançado de cima. Volte o fio para o arco da base, enrole nele duas vezes e lace novamente o trançado de cima, sempre puxando bem para que ele estique e ganhe forma. Siga até completar a volta.

O acabamento da base vai ficar como mostra a imagem. O importante é esticar direitinho o fio na última volta para que o acabamento fique perfeito.
O Giovane sugere que vocês decorem a tampa com decupagem de papel ou tecido, como ele fez com as dele.
E antes que nos perguntem se dá pra fazer esse trabalho com fio de luz, adianto que pode sim, pois tem firmeza para montar o trançado.
Quem quiser usar outros materiais, sugerimos que faça um teste para ajustar bem o tamanho das argolas do trançado ou o resultado não ficará bacana.
Tem alguma dúvida sobre esse passo a passo? Escreva para o Giovane, no email indicado ou através de seu Google+ .
Esse passo a passo é uma gentileza do Giovane Malta com a Vila do Artesão e seus leitores. Agradecemos a participação e convidamos vocês a visitarem o site Orarte Arte em Vidro, com os objetos decorativos de vidro que ele apresenta por lá.
Fotos e passo a passo: Giovane Malta
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Ola estou a procura de curso de artesão em fibra sintetica e natural muito dificil de achar sabe me indicar algum
Claudia difícil mesmo, eu não sei indicar em nenhuma cidade. Entre em contato com associações, talvez possam ajudar.
gostaria saber onde aprender tecer cestaria de junco fico muiticima agradecida. moro em Belo Horizonte.
Maria ficamos devendo uma dica pois realmente não é muito fácil encontrar quem ensine em cursos.
Simples e lindo! Obrigada por compartilhar
bacana mesmo ! emfim decorando meus vidros ! 🙂
adorei os potes são lindissmos
obrigada pelas ideias
lindoss d+++++ parabens bem criativos e modernos continui assim com este talento
muiiiiiito lindão, adorei…vou fazer depois conto…..bjus
Ola, estive envolvido com um projeto do qual fui idealizador, trata-se de um resgate de autoestima envolvendo vários profissionais, na area de moda, fisioterapia falando sobre postura, esteticista e psicoterapetua, somente para mulheres, foi um sucesso, convido voce a ver parte dos meus trabalhos, exposiçoes das minhas obras de artes e o projeto Mulher no meu facebook, pois meu site está em manutenção. Pode me add. com o nome Giovane malta, e obrigado pela oportunidade. abraço.
Eu é que agradeço Giovane, muito sucesso pra você.
obrigado amiga Cris, valeu.
Olá Giovane, estava preocupada com seu sumiço. Eu é que agradeço a colaboração e a amizade. Um grande abraço.
lindo lindo e facil de executar uma graça,voces nos surpreendem a cada dia.
Maravilha!!!!!!!
Maos super habilidosas, Parabens.
Um abracao de Marly
Cris, vc é uma “gênia”, que transforma nossos desejos em realidade.Muito, mas muito boas essas ideias de reciclagem. Bjuuuuussssss