Como decorar uma latinha com decalque

Latinha decorada com decalque

Galera da reciclagem, vamos embarcar num passeio pelas latinhas? Bora dar uso pras latas que estão atravancando seu armário e esperando por uma dica bacana. Hoje, com participação especial de Rose Silva, vamos aprender a decorar a latinha com decalque. Lembra dos decalques?

Pois então, eu lembro muito deles do meu tempo de garota de escola. Naquelas épocas não tínhamos muitas opções, mas tínhamos muitos decalques lindos. Dava um trabaaaaaalho que só, porque não tínhamos dicas com passo-a-passo que ensinassem a calma de aplicar decalques.

Só que caiu do céu, hoje, um anjo chamado Rose Silva. Pedagoga, entendida no assunto ensinar, a Rose teve que se afastar dos quadros negros por um problema de saúde que afetou sua visão. Mas não sua energia e criatividade. Longe das salas de aula, voltou-se ao artesanato e, com essa tranquilidade que sentimos vir dela, veio colaborar com suas dicas de como ela prepara uma latinha e decora usando decalques.

A Rose rem uma página no Facebook e merece sua visita por lá, seu incentivo, seu abraço virtual. Clique em Armazém Vintage e faça uma visita para ela. Vamos agradecer sua colaboração e reconhecer seu esforço.

 

Latinha com decalque

 

Bom, a Rose dá utilidade para aquela latinha de molho, de um jeitinho bem delicado. Ela nos mostra duas soluções de uso apenas trocando as gravuras.

Veja quanto podemos explorar dessa técnica lembrando que os decalques são facilmente encontrados em boas lojas de material de artesanato. É escolher os temas e criar.

Primeiro vamos aprender com a Rose, o modo como ela prepara as latinhas com pintura, e depois as dicas para decalcar sem dramas. É com você Rose:

Materiais preparo da latinha

Os materiais para o preparo são Primer pra metais, pet e vidro, Tintas PVA de artesanato, Verniz Acrílico, Pincel macio e largo, e pincel chanfrado;
e para os detalhes puxador de madeira e parafusos, e decalques a gosto.

Prepare latinhas

Lave muito bem as latinhas e tampas e coloque no sol deixando secar naturalmente.

Após bem secas, com um pano macio e umedecido no vinagre, passar na lata inteira, por dentro e por fora, e nas tampinhas também. Deixá-las secando no sol de novo.

Pinte com primer

Com um pincel de cerdas macias e largas, passe uma demão de Primer na latinha, somente por fora, e nas tampas, somente em cima da tampa.
Nas tampinhas, eu usei um pincel pequeno e chanfradinho.

Deixe secar naturalmente, de preferência de um dia pro outro, assim o primer fixará melhor.

No outro dia passar outra demão de primer, tanto na lata como na tampa, até cobrir todo o desenho da lata, ficando como na foto.

Pinte e esfumace os detalhes

Depois que as latinhas e as tampinhas estiverem com o Primer totalmente secas, vamos passar duas demãos de tinta PVA, respeitando o tempo de secagem entre uma demão e outra.

Passada a tinta PVA, vamos fazer o sombreado, com um tom mais escuro.

Segredos da encadernação artesanal

Coloque um pouquinho de água num pires, deixe do lado uma folha de papel toalha; umedeça o pincel chanfrado na água, umedeça um pouquinho na PVA marrom e tire o excesso no papel toalha, em seguida, com o lado maior do pincel, passe dando volta no gargalo da lata, e em baixo também. Em cima da tampas pinte só nas beiradinhas.

Se perceber que ficou muito marrom, passe o pincel na água sem tinta, e com ele ainda umedecido, vá passando onde ficou mais marrom. O próprio pincel vai retirando os excessos e as imperfeições.

A latinha e a tampinha, ficarão assim, como na foto acima.

Essa pintura seria usada para a base do porta-condimentos que ilustra o alto do post, ou seja, em tons que combinam com os decalques dos temperos.

Pinte com cores que combinem

Mas se os decalques puxam para outras tonalidades, fica bacana escolher cores que tenham a ver.

Para um kit de lavabo, escolhi decalques com flores e pintei as latinhas com esses tons.

Latinhas secas vamos partir para a aplicação dos decalques.

Decalques para kit de lavabo

Esses são os decalques que escolhi, vejam as cores azul e rosa das flores, que usei para pintar os detalhes das latinhas.

Vamos recortar o contornos para começar a aplicar.

Demarque a posição

Após recortado o decalque, vamos fazer uma demarcação no lugar exato que queremos fixá-lo na lata. Usando um lápis, demarcamos suavemente, para não ficar marcas. Depois, com um pincel macio, passamos cola de boa qualidade onde foi feita a demarcação.

Deixe o decalque de molho

Num recipiente fundo, colocaremos um pouco de água para mergulhar nosso decalque, simples assim.

Deixe por uns 5 minutos, até notar que a parte de baixo do papel, a parte mais grossinha, começa a se soltar sozinha.

Posicione o decalque

Agora com delicadeza, pegue a parte transparente do decalque e centralize onde foi feita a demarcação e aplicada a cola. Cole ele devagar, e com as mãos leves pra que não rasgue e nem grude enrugado.

Com uma folha de papel toalha, pressione delicadamente o decalque sobre a lata para que fixe melhor e se encaixe nos veios da lata. Caso notar que está se soltando, passe mais colinha e reforce.

Aguarde secar por no mínimo duas horas antes de terminar o projeto.

Essa é a técnica para qualquer decalque, meus segredos pra que fiquem bem fixos e perfeitos. Dá pra criar qualquer utilidade para as latinhas, basta soltar a imaginação.

Depois de ter as gravuras decalcadas é bom proteger o seu trabalho, e aqui a dica vai até pra você que não vai usar decalques, e só pintura.

Proteja com verniz

Depois de termos feito todo este processo, respeitando o tempo de secagem entre cada mão de tinta, deixando secar bem o decalque, vamos envernizar nosso projeto, qualquer que ele seja.

Com o pincel macio, passe duas demãos de Verniz Acrílico em toda a latinha e também na tampa, não esquecendo do fundo porque acabamento é tudo. Espere a secagem entre uma demão e outra, deixando secar naturalmente até que esteja totalmente seca. Sem pressa nessa hora.

Coloque puxadores

Depois de todo esse processo, vamos colocar o puxador, pra dar aquele toque extra. Eu optei por um puxador de madeira que combinasse, e você vai usar o que preferir também.

Com um parafuso pequeno, fixe o parafuso na tampa por baixo. Coloque o puxador em cima da tampa e com o auxilio de uma chave de fenda pequena, vá rosqueando até que ele fique bem preso na tampa.

E assim montamos juntos dois projetos diferentes, usando a técnica do decalque.

As duas ideias são práticas e muito uteis. E acreditem: não é tão complicado.

A primeira tentativa pode parecer difícil e você até pode rasgar algum decalque. Isso é normal. Mas você pega o jeito rapidinho. Se eu consegui, você consegue.
Kit de lavabo decorado com decalque

A Rose não é mesmo uma querida?

O segredo do decalque é paciência pra esperar ele se soltar do papel e delicadeza ao aplicar. Qualidades que nós artesãos temos ou desenvolvemos exercitando  😉

Então agora, depois dessas dicas práticas, vamos visitar a Rose no Armazém Vintage e deixar lá o nosso muito obrigada e conferir o que mais a Rose produz com seu trabalho artesanal.

Anote também o email dela para suas dúvidas e encomendas: [email protected]

Valeu Rose, foi ótimo ter você por aqui.

 

A Rose está aqui como colaboradora. Quer participar também com seu passo-a-passo? Escreva, clique aqui e entre em contato, porque a gente adora receber visitas.

Fotos e passo-a-passo: Rose Silva

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

63 Responses to Como decorar uma latinha com decalque

  1. Pri 18 de junho de 2016 at 14:47 #

    Achei essa ideia maravilhosa e queria fazer pra mim da mesma cor. Quais são as cores usadas nessas latinhas dos temperos? E ha algum lugar onde eu possa encontrar esses decalques? Ja procurei e não consegui encontrar nas lojas da minha cidade. Na inter net tem?

    • Cris Turek 21 de junho de 2016 at 19:48 #

      Pri, use Amarelo pele na base e Amêndoa nos detalhes.Os decalques tente em Casa da Arte, Art Camargo, Papelaria Real, Armarinhos São José e Bazar Horizonte. Você deve encontrar em algum destes, todos confiáveis.Bjs.

  2. Doracilda 24 de outubro de 2015 at 16:54 #

    Adorei !

    • Cris Turek 27 de outubro de 2015 at 16:01 #

      Obrigada Doracilda, beijos.

  3. Rita de Cassia 18 de agosto de 2015 at 20:02 #

    Amei suas dicas, ficaram lindas as latinha! Agradeço! Bjs.

    • Cris Turek 24 de agosto de 2015 at 20:34 #

      Rita ficam muito fofas mesmo, use também, 😉

  4. Vera Lucia Moyses Duarte 17 de agosto de 2015 at 9:49 #

    Trabalhos lindos! Obrigada por compartilhar. Amei!

    • Cris Turek 24 de agosto de 2015 at 20:52 #

      Eu é que agradeço Vera Lucia 😉

  5. Marina 26 de junho de 2015 at 16:12 #

    como me cadastrar na vila

    • Cris Turek 29 de junho de 2015 at 13:10 #

      Marina através do quadro no final da coluna lateral desta matéria. É só preencher seu email e nome. É grátis.

  6. Verapascoa Mondoni de Souza 17 de maio de 2015 at 10:58 #

    Onde encontro esses decalques para comprar?

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:42 #

      Vera em lojas de material para artesanato você encontra muitas opcões.

  7. Jane CZ 16 de maio de 2015 at 20:26 #

    Beleza! Mas onde comprar? Ainda vendem desses decalques? Eu gostaria de fazer uma coleção deles!! Dá para comprá-los online? Como?

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:45 #

      Jane tem muitas marcas produzindo este material. Em boas lojas de material para artesanato você encontra ou tente em Casa da Arte, Art Camargo, Papelaria Real, Soliarte. Beijos.

    • Jane CZ 20 de maio de 2015 at 20:42 #

      Obrigada pela atenção! Vou procurar sim! Abraços!

  8. Licia 16 de maio de 2015 at 15:46 #

    Amei as latinhas decoradas. Parabéns pelo belo trabalho.

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:47 #

      Obrigada Licia, beijos.

  9. Jaqueline correa 16 de maio de 2015 at 9:37 #

    Rose adorei a sua ideia gosto muito dessa novidades adimiro muito quem tem essas idéias maravilhosas . Obrigado vou fazer

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:49 #

      Obrigada Jaqueline, beijos.

  10. karen 16 de maio de 2015 at 9:07 #

    Lindo amei!

  11. eliene santos fiel 16 de maio de 2015 at 1:47 #

    ficaram muito bonitas , por gentileza voce tem alguma para se fazer com garrafinhas que vem com leite, garrafas plasticas? tenho varias e não sei o que fazer.

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:50 #

      Eliene use o campo de pesquisa aí na coluna lateral do blog pra ver as dicas para garrafas plásticas.

  12. debora alcobaça 15 de maio de 2015 at 23:53 #

    Sempre procuro por decalques na cidade que moro…mas não encontro. Posso compra-los.pela internet em qual site? Agradeço e parabéns.

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:50 #

      Debora tente em Casa da Arte, Art Camargo, Daiara Artes, Real Papelaria, Soliarte.

  13. Aline 15 de maio de 2015 at 17:03 #

    Boa tarde!!!

    Adorei a sua dica. Mas onde eu acho esses decalques? Tem alguma loja pela internet?

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:54 #

      Aline: Casa da Arte, Art Camargo, Daiara Artes, Papelaria Real e Soliarte.

  14. Eli 15 de maio de 2015 at 12:09 #

    Parabéns pelo seu trabalho, tudo muito lindo..

  15. soraia 15 de maio de 2015 at 7:11 #

    Bom dia! Gostaria de saber qual a finalidade do vinagre na lata. Obrigado

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:57 #

      Soraia ajuda a remover gorduras que atrapalham na pintura da alta. Solucão caseira para a questão, 😉

  16. marisete g ribeiro 14 de maio de 2015 at 16:00 #

    Gostaria de saber, onde compro os decalques. Obrigada

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 13:01 #

      Marisete tente em Casa da Arte, Art Camargo, Daiara Artes, Real Papelaria, Soliarte.

  17. cristina 14 de maio de 2015 at 11:28 #

    Como faço p conseguir esses decalques. Na minha cidade não tem. Ou se tem pode ser com outro nome

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 13:03 #

      Cristina tente em Casa da Arte, Art Camargo, Daiara Artes, Real Papelaria, Soliarte e boas lojas de material para artesanato.

  18. Mari 13 de maio de 2015 at 23:41 #

    Adoro artesanatos e eu faço as latinhas com craqule,mas adorei esta,bem mais facil.

  19. Solange 13 de maio de 2015 at 19:26 #

    Oi Rose.
    Uma passadinha por aqui para lhe agradecer e parabenizar pelo passo a passo sobre a decoração em latinhas, muito bom mesmo,
    Quero também aproveitar e agradecer as demais dicas sugeridas pelas outras pessoas(colaboradoras).
    Até mas então, pessoal.
    Solange

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 13:05 #

      Solange eu que agradeço, e muito. Beijo grande.

  20. Juliana 13 de maio de 2015 at 17:22 #

    Oi Cris boa tarde. Já algum tempo estou ” paquerando” esse tipo de artesanato, mas não consigo encontrar esse Prime para metal e quando encontro só incolor. Vc sabe onde possa encontrar esse tipo? Como moro na Z. Leste costumo comprar na Mansão ou até na Casa da Arte, mas por lá não tem.
    Ah e quanto a esse decalque é o mesmo para caixas? Dá pra fazer com desenho impresso? Obrigada e parabéns pela página.

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 13:08 #

      Juliana eu encontro primer até em lojas de tintas para construção, é questão de procurar, mas tente Art Camargo, Papelaria Real e Daiara Artes. Sim, pode usar recortes de papel e até guardanapos, neste caso a técnica se chama decupagem. Beijos.

  21. Juliana 13 de maio de 2015 at 16:59 #

    Graças a Vila do Artesão,estou conseguindo trabalhar artes com meus alunos do projeto Tempo Integral,tenho muita dificuldade, pois não sou artesã e não levo jeito, mas as explicações são simples e com o passo a passo estamos conseguindo.
    Muito obrigada e parabéns!

    Tia Jú

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 13:09 #

      Coisa boa Tia Jú, fico super feliz em saber. Grande beijo.

  22. Rosangela 13 de maio de 2015 at 11:42 #

    Ai que delícaaa!!! …. adoro inventar moda!!rssss …. minha casa ta virando depósito de ‘trecos’ de tanta ideia que vc está me dando!! bjus!

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 16:47 #

      Rosangela agora é passar adiante, dando de presente e vendendo suas peças, certo? 😉

  23. Rosa 13 de maio de 2015 at 10:40 #

    Eu adorei ..
    Vou fazer com todas as latinas..
    E vou criar com mais potes de vários tamanhos….

  24. Lanne 25 de fevereiro de 2015 at 14:12 #

    Boa tarde,já fiz essas latinhas com tecidos…amei essa ideia nova.Precisamos de mais idéias como essa.
    Parabéns pra toda equipe.
    Aproveitando a oportunidade,existe alguma tinta especifica pra pintar potes de sorvete?Gosto muito de trabalhar com eles.Espero alguma postagem nesse sentido e se preferir pode mandar minha resposta por email.
    Obrigado pessoal!!

    • Cris Turek 27 de fevereiro de 2015 at 18:50 #

      Lanne existem tintas spray próprias para superfícies plásticas, da Colorgin. Eu indico porque sabendo usar economizam em tempo e em produto. Tente também esmaltes sintéticos.Bjs.

    • Maria 14 de abril de 2015 at 20:31 #

      as dicas são ótimas ,parabéns.

  25. Marilene 21 de fevereiro de 2015 at 9:41 #

    Cris, não sou artesã, mas tenho grande admiração pelas pessoas que transformam objetos descartáveis em coisas úteis e lindas. Amo esses trabalhos e às vezes tento fazer os mais fáceis, até consigo mais não sou muito persistente.Sou cadastrada com a vila do artesão e admiro cada vez mais vcs, seus trabalhos e compartilhar com todos que tem algum interesse, nem que seja apenas para admirar-los. Obrigada

    • Cris Turek 27 de fevereiro de 2015 at 19:14 #

      Marilene agradeço imensamente seu carinho e continue se divertindo com o artesanato, que este é o objetivo, muito mais que a perfeição nos resultados. Beijos.

    • sonia 13 de maio de 2015 at 12:33 #

      Lindas gostei muito

  26. Vera 19 de fevereiro de 2015 at 8:51 #

    Bom dia,
    Adoro artesanato,portanto estou muito feliz em estar cadastrada com a Vila do artesão.
    Parabéns pelo bom gosto em tudo que vcs fazem!
    Bjs

    • Cris Turek 19 de fevereiro de 2015 at 13:20 #

      Vera obrigada pelas palavras. Um grande beijo.

  27. Ir. Maria Caciorgna 29 de agosto de 2014 at 16:38 #

    Agradeço a toda a equipe da Vila do Artesanato.

    Gosto muito de reciclar tudo que me passa pelas mãos hoje estou reciclando garrafas de vidro ( recobro elas com retalho de laycra ficam super chic)

    Parabenizo a todas vocês da Vila do Artesanato pelas magnificas ideias vou fazer muito proveito. Parabéns. .

    Agradeço a todas um abraço.

    Ir. Maria Caciorgna

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 15:55 #

      Um grande abraço Ir. Maria Caciorgna, obrigada por vir deixar seu recado.

  28. Carol 28 de agosto de 2014 at 14:21 #

    Adorei isso! Vou me casar e tenho certeza que vai ficar ótimo como porta temperos na minha cozinha, por isso já vou começar fazendo ; ). Queria só tirar uma dúvida. Você sabe de lojas on line, onde possa comprar esse decalque? Moro em Belém e por aqui as opções são bem escassas… Obrigada!

    Parabéns pelo trabalho!

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 15:57 #

      Carol tente Casa da Arte, Art Camargo, Soliarte, Daiara Artes e Papelaria Real. Felicidades.

  29. Rose Silva 28 de agosto de 2014 at 13:49 #

    Cris, você me deixou surpresa e emocionada aqui, não sabe como é difícil conquistar um espaço assim, ter a oportunidade então, é muito difícil, mas eu só posso agradecer a Você e ao Mural da Vila, e dizer que você pode contar comigo sempre, independente de publicar um trabalho meu ou não, só o fato de ajudar os leitores do blog e os artesãos, pra mim já estou participando.
    Aqui fica meu carinho, minha eterna gratidão e minha amizade por ti.
    Bjs
    Att
    Rose Silva

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 15:59 #

      Rose eu é que te agradeço por ter disponibilidade e boa vontade em dividir seus conhecimentos. Volte aqui no post para conferir os comentários aprovados hoje. Um grande beijo e conte sempre com a Vila.

  30. karmem lucio 27 de agosto de 2014 at 19:40 #

    ÓTIMA IDEIA

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 15:59 #

      De guardar na manga a dica, né Karmem?

  31. simone 27 de agosto de 2014 at 13:51 #

    Gostei de ver , ganhei uma destas latinhas de minhas filhas e tinha curiosidade de
    saber como era feito.
    bjs

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 16:00 #

      Simone agora já pode começar a criar as suas. Bjs.

  32. alice 27 de agosto de 2014 at 11:14 #

    Cris Turec e toda turma da Vila do artesão, me inscrever no blog de vocês foi meu melhor presente neste abo. Obrigada e muitos beijos

    • Cris Turek 1 de setembro de 2014 at 16:00 #

      Puxa Alice nós é que ficamos felizes com sua mensagem. Grande beijo.

Deixe uma resposta