Como é feita uma peça de marchetaria ?

Antiga serra de marchetaria
Uma serra de marchetaria atual

 

Que o trabalho da marchetaria é muito delicado e demorado todos nós já sabemos. Apesar dessa técnica ser tão antiga, o sistema de trabalho mudou pouca coisa. As máquinas atuais tem tecnologia mais evoluída, mas o trabalho do artista é que faz toda a diferença.

É necessária uma serra muito fina, de 4 a 5 décimos de mm,  para não deixar espaços entre os cortes. Cada artista tem seus segredos de acabamento, e são nesses detalhes que descobrimos quais são realmente os melhores.

Na imagem vocês vêem uma antiga serra de marchetaria e na foto um trabalho atual. Essas dicas são do Bruno Simoni, um artista da marchetaria que faz trabalhos delicadíssimos. O vídeo é de uma entrevista com ele, e nele podemos entender melhor como é esse processo e o porquê desse trabalho ser tão valioso.

 

 

Contate com Bruno Simoni no [email protected]

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

,

6 Respostas para: Como é feita uma peça de marchetaria ?

  1. Arlindo 2 de outubro de 2013 at 11:43 #

    Cris, mãos maravilhosas parabéns. Tomo a liberdade de pedir um favor, onde posso achar pronto ou para montar Chevalet marchetaria, a madeira e fácil difícil e a ferragens desde já agradecido.

    • Cris Turek 3 de outubro de 2013 at 18:55 #

      Arlindo esse post é apenas ilustrativo sobre a técnica. Não desenvolvemos projetos com ela, assim fico devendo informações precisas.Tente a Casa do Restaurador, quem sabe lá encontrará.

  2. leandro Paixao 20 de junho de 2012 at 13:00 #

    gostei muito desse site ..bastante interesante … eu aprendi cm um colega e fiquei bastante interesado com esse trabalho ..

  3. flavio ;sao jose 7 de outubro de 2011 at 0:39 #

    tudo que se diz respeito a machetaria e muito interessante ,eu tambem trabalho com esta arte maravilhosa ,sou apaixonado por machetaria faço nao somente por dinheiro mais sim pelo gosto da arte.

    • Cris Turek 7 de outubro de 2011 at 12:26 #

      Flavio participe so nosso mural de leitores mostrando seus trabalhos. Abraços.

  4. nilton oliveira 7 de março de 2011 at 1:18 #

    De artista para artista,essa tecnica é espetacular…parabéns!!

    E é para poucos Nilton, poucos artistas. Abraços.

Deixe uma resposta