Como fazer a esponja bola puff para chuveiro

Como fazer a esponja bola puff para chuveiro

Como fazer uma esponja bola puff para chuveiro

Oi você que também se preocupa com hábitos de consumo mais conscientes no dia-a-dia. Vamos aprender como fazer uma esponja bola puff para um delicioso banho? Esta esponja faz parte do nosso kit Spa Day de cuidados pessoais…….que delícia!!!

Vamos crochetar usando fio barbante 100% de algodão, que é perfeito para estes usos, fácil de manter higienizado e muito agradável no contato com a pele. Queremos ser acarinhados, não é mesmo? 😉

O fio

No meu kit optei pelo Barroco Multicolor cor 9197 com agulha de crochê 4mm. O tex deste fio é 885. Você pode usar o fio que preferir, em cores bem neutras, do jeito que achar melhor, desde que seja de algodão. Adapte sua receita às características do fio escolhido, combinado?

A receita desta bola puff é bem simples mesmo. A dificuldade no crochê fica por conta da quantidade de aumentos que vai deixando o espaço mais “justo”, digamos assim. O segredo é tecer devagar e com calma, afinal são apenas 3 carreiras.

O efeito de babado dos aumentos de pontos

Os pontos

Vamos usar:

  • correntinha
  • ponto baixo
  • ponto alto
  • ponto baixíssimo
  • círculo mágico

Receita da esponja bola puff

Começamos com o círculo mágico, um modo de começar crochês circulares que deixa o miolo bem justinho além de facilitar tecer os primeiros pontos. Já conhece?

Vou te indicar um vídeo onde você vai entender bem como fazer o círculo mágico, clique aqui.

Círculo mágico aprendido, faça o seu e nele teça uma tira com 45 pontos de correntinha. Esta será a alça da nossa esponja. Finalize sua tira fazendo um ponto baixíssimo dentro do seu círculo mágico.

Nesta primeira carreira faça uma correntinha e teça 20 pontos baixos dentro do seu círculo mágico. Puxe a ponta do fio para fechar o seu círculo e feche a carreira unindo o último ponto com o primeiro usando um ponto baixíssimo.

Na segunda carreira suba 3 correntinhas e teça 3 pontos altos dentro do primeiro ponto da carreira de base. Depois teça 4 pontos altos para cada ponto da carreira de base, até o final. Você logo perceberá o babado se formando. Una o fim com o começo da carreira usando ponto baixíssimo. Aqui teremos 80 pontos.


Dicas
  • Se os aumentos seguidos deixarem seu crochê muito difícil de trabalhar, em alguns pontos você pode optar por não fazer o aumento e tecer apenas um ponto para o ponto da carreira de base. Isso alivia o espaço para seguir com os aumentos. Mas lembre: apenas se ficar muito difícil 😉
  • Outra alternativa é deixar as carreiras abertas no final, virando o crochê ao invés de crochetar direto. Isso deixa mais folgado para tecer os aumentos de cada carreira.

Na terceira e última carreira suba 3 correntinhas e teça 3 pontos altos no primeiro ponto da carreira de base. Depois teça 4 pontos altos para cada ponto da carreira de base, igual fez na carreira anterior, unindo início e fim com um ponto baixíssimo. Corte o fio, dê um nó e arremate costurando as pontas entre as tramas do crochê. Nesta carreira serão 320 pontos no total.

Toque suave e muita espuma na hora do banho

Corte as sobras e prontinho: sua esponja bola puff já pode ir para o chuveiro.

Este tamanho de esponja é bastante bom e prático, mas é claro que você pode fazer mais uma carreira se desejar uma bola puff maior. Fica ao seu critério.

Delícia de banho

Usando esta esponja você terá um banho delicioso e poupará a natureza de mais plástico de esponjas comerciais.

Super fácil de higienizar, esta esponja é durável.

Para higienizar, lave sua esponja e seque ao sol pelo menos uma vez por semana. Sim, pode colocar na máquina junto com as toalhas de banho.

Com este cuidado simples você terá uma esponja de chuveiro perfeita para sabonetes líquidos, macia, com toque suave e sempre bem limpinha.

Recorde os posts anteriores com outros itens do nosso Kit Spa Day:

Me conte: você já usa esponjas artesanais em seu banho?

Fotos: Cris Turek

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, , , , , , ,

No comments yet.

Deixe uma resposta