Como fazer bijus de origami

Como fazer bijus de origami

Sim, origami é uma infinidade de ideias nas dobraduras do papel. Origami é criação e permite muitos usos depois da peça pronta. Na onda das bijus para os dias mais quentes, que tal aprender como fazer bijus de origami? Ou melhor: com origami.

Claro que você vai precisar praticar um pouco porque algumas peças pedem tamanhos bem delicados, como o par de brincos acima. Mas acredite: é uma terapia, antes de qualquer coisa, e é bem mais fácil do que você imagina ser.

Vamos usar como exemplo as borboletas. 

O grande segredo é escolher bem os papéis do seu projeto. Mas veja só: não se descabele achando que nunca vai encontrar papéis apropriados. Até folhas de revistas, partituras e papel de presente podem ser usados, especialmente enquanto estiver testando.

Mas lembre de quantas cores interessantes podemos encontrar num anúncio de revista e delas recortar um quadrado que será base do nosso projeto. Então: comece pelo papel de revista e depois passe para papéis mais bacanudos.

E quais seriam estes papéis?

Existem folhas de papel colorido em tamanho A4 com a gramatura de papel de impressora, e podem ser usadas normalmente em origami. O preço é super em conta mas você terá que cortar os quadrados com esmero  😉 

Existem papéis próprios para origami, em gramaturas mais finas e com estampas incríveis. O bacana é que já chegam cortados em quadrados perfeitos, facilitando bastante esta parte do seu projeto. E é possível encontrar em tamanhos variados.

Eu compro os meus no Ebay direto do Japão, e ainda acho os valores acessíveis mesmo vindo de fora. Mas aqui no Brasil você encontra com facilidade em boas lojas de material de artesanato. Dê um Google em papel de origami e veja o que vai encontrar aí em sua cidade ou online.

E também tem o papel washi, que é um papel artesanal, produzido com técnicas milenares a partir de fibras de arbustos que crescem no Japão. Tá: aí já é outro papo, mas quem faz origami pensando na durabilidade, sabe que este é o papel. Então treine bastante e mais adiante experimente o papel washi.

 

Origami borboleta

Passo-a-passo de origami borboleta

Inspirada pelos dias ensolarados eu escolhi a borboleta como tema das bijus, mas você pode fazer uma infinidade de outras dobraduras.

Até mesmo borboletas tem vários modos de dobrar. Vou indicar pra você um passo-a-passo meu que você poderá aproveitar em vários objetos. Inicialmente eu fiz para montar uma guirlanda de natal, mas é só diminuir o tamanho e o seu par de brincos sai. Clique na foto e aprenda a fazer.

Lembre de testar bastante, inclusive em tamanhos apropriados, e não esqueça que para dar durabilidade às bijus e ao manuseio, você deverá aplicar uma ou duas demãos de verniz em spray depois que terminar a dobradura. Ok?

Artesanatos de natal, aprenda agora

Usando um brinco de origami

No mais, depois do origami pronto é só trata-lo como uma pedraria e montar a peça normalmente. Faça um furinho, passe uma argolinha e monte suas peças do jeitinho que preferir. Este brinco azul e o par lá de cima são de Imogen Wilson

E por fim vai mais uma sugestão de uso pra você se animar e sair dobrando papéis em novas bijus: um colar de borboletas em papel especial.

Colar com borboletas de origami

Então? Conta aí se alguma vez você já tentou fazer um dobradura e se desafiar com esta técnica.

Eu tentaria, se fosse você  😀 

Fotos: 2. Marcelo Pereto, 4.Jewelry Making Daily

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

9 Respostas para: Como fazer bijus de origami

  1. Elisangela Cristina 27 de setembro de 2016 at 15:42 #

    Muito obrigada pelas dicas

  2. Viviane Freitas 27 de setembro de 2016 at 15:42 #

    Muito obrigada pelas dicas

  3. Viviane Freitas 27 de setembro de 2016 at 11:09 #

    Olá Cris,
    Bom dia!!!

    Eu amei a aula de origami, eu tb sou apaixonada. Tenho muita vontade de aprender curso presencial.. você poderia me indicar algum aqui em Belo horizonte onde eu moro?
    Obrigada
    Bj

    • Cris Turek 30 de setembro de 2016 at 15:41 #

      Puxa Viviane, cursos presenciais de técnicas como esta eu não conheço. Fica aí nos comentários, se alguém souber e puder indicar, nós agradecemos. Beijos.

  4. Giselda 26 de setembro de 2016 at 12:30 #

    Como fazer um sofá de garrafa pet passo a passo ,
    e fazer a decoração

  5. CELLY EDVIGES DE JESUS PEREIRA 26 de setembro de 2016 at 10:33 #

    BOM DIA EU TAMBÉM SOU APAIXONADA POR ORIGAMI,TAMBÉM FIZ UM CURSO A MUITOS ANOS, NUNCA MAIS PAREI DE FAZER, SÓ QUE AINDA NÃO FIZ COM TECIDO COMO JA TINHA VISTO UMA VEZ NA REVISTA..
    BEIJOS
    CELLY

    • Cris Turek 30 de setembro de 2016 at 15:33 #

      O origami no tecido se chama Orinuno. E tem revistas sim, vale pra começar a testar, né?

Deixe uma resposta