Como fazer cachepôs em tecidos composê

Como fazer cachepôs com tecidos composê

Fala sério se não ficamos mexidos cada vez que cruzamos o olhar por tecidos composê, fala……fala….. 😉  

Inevitável, mesmo se for apenas poás miudinhos, né não? Tem alguma coisa na combinação de cores que vai lá no fundo cutucar nossa alma criativa. Algumas estampas nos dão chacoalhões de vontade de criar algo.

Pra você que sofre destas febres e nem pensa em se curar, vai uma dica mega simples que pode ser usada como cachepôs em pares ou até mesmo como simples porta-objetos e organizadores. Afinal sempre tem alguma coisa para organizar, e um charminho nunca é demais  🙂 

Eu recebi alguns kits de tecidos composê da Círculo e nem sei, viu? Mil ideias pra explorar e escolhi, pra demonstrar, os cachepôs de tecido porque estão ao alcance de todo mundo. 

Se não tem máquina, costure à mão ou use cola pano……mas faça…..coloque este astral inspirador em seus espaços e transforme a energia colocando um vaso bem verdinho ou florido dentro dele.

Antes que você me pergunte: sim, precisa encaixar um pratinho dentro para manter seu cachepô sequinho. Mas é só fazer com uma folga extra na medida que funcionará bem. Vem ver comigo?

 

Cachepôs com tecidos composê

 

Como eu disse, estou usando dois tecidos de kits que recebi da Círculo: um floral e um geométrico. Escolhi assim, contrastando de propósito no estilo das estampas pra vermos como fica lindo de todo jeito.

Separe seu material

O composê fica garantido pelas unidade nas cores e que podemos explorar depois na combinação de um par de cachepôs.

Para este projeto eu usei dois tecidos de algodão Círculo, entretela termocolante, linha combinando, e as ferramentas básicas para costurar: cortador circular, caneta para tecido, base de corte, máquina de costura, ferro de passar.

A medida que usei para confeccionar este cachepô de tecido foi 58cm de comprimento por 30cm de altura. Corte sua entretela nesta medida.

 

Vamos começar

Aplique a entretela

Aplique a entretela numa das estampas usando seu ferro de passar. Depois corte os excessos de tecido ao redor. Se desejar um cachepô mais estruturado, repita este processo para a outra estampa. Isso é bacana caso for usar como porta-objetos ou organizador, porque deixa a peça bem mais firme.

 

Costure as laterais

Junte as laterais e passe uma costura de um pé de máquina. Costure também a base. Repita na outra estampa.

 

Marque a caixa de leite

Estou fazendo o cachepô com base quadradinha porque é bem mais simples, mas claro que podemos fazer redondinha também. 

Aqui eu marquei nas duas quinas um quadradinho de 6cm. Do lado da costura marque a partir da costura e não da borda, ok? Repita no verso, igualzinho.

 

Abra e junte as bordas

Agora abra a lateral da capa e posicione sua marcação como mostra a imagem. Prenda com um alfinete. Repita igual do outro lado e repita tudo também na outra estampa.

 

Corte a ponta

Corte as pontas deixando uma margem de 1cm da costura.

 

Encaixe o forro

Encaixe o forro na capa, lado direito com lado direito. Coloque a mão por dentro e ajuste todas as quinas bem certinho. Se tiver que sobrar tecido, que seja na borda de cima  😉 

 

Acerte as costuras

Comece acertando as duas costuras: da capa e do forro, e prenda ali um alfinete. Depois prenda todo o resto da borda. Lembre de fazer uma marcação para deixar uma abertura por onde desvirar tudo.

 

Costure a borda

Volte para a máquina e costure toda a borda com um pé de máquina de medida, menos a abertura de desvirar. Depois, se acontecer de haver sobra, corte os excessos de tecido. 

 

Desvire o forro

Desvire tudo para o direito.

 

Acabamento

Feche a abertura

Pra agilizar, eu gosto de fechar a abertura usando cola pano; fica bem certinho. Aplique, acerte o tecido e passe com o ferro pra secar. Assim fica mais fácil de rebater a costura.

 

Rebata a costura

Agora é voltar para a máquina e rebater a costura pra ficar bem acabado.

 

Dica de uso

Par de cachepôs prontos

Agora é só virar o barradinho e encaixar um vaso com seu pratinho por dentro. Minha dica é usar um saquinho plástico por dentro, pra garantir que não molhe com alguma esbarrada desatenta 😉 

 

Faça um par e use invertido ou combinando

Faça um par e use invertido ou combinando as estampas.

 

Por fim

A estrutura fica tão boa que estas peças podem ser usadas de muitas outras formas, tanto no seu dia-a-dia quanto como embalagens de presente, por exemplo #ficaadica

Espie os composês que a Círculo colocou no mercado e já escolha sua combinação preferida. Ideia pra esbanjar charme e bom gosto pela casa.

Fotos: Marcelo Pereto

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

6 Responses to Como fazer cachepôs em tecidos composê

  1. lbe 11 de setembro de 2017 at 15:13 #

    Que arraso!

  2. Roberto 29 de agosto de 2017 at 10:48 #

    Parabéns pelo conteúdo, me agregou muito

  3. Lúcia Amelia Rodrigues do nascimento 27 de agosto de 2017 at 10:30 #

    Ficam lindos da pra aproveitar retalhos

    • Cris Turek 28 de agosto de 2017 at 15:47 #

      Também Lúcia, com certeza 😀

Deixe uma resposta