
Que linda esta fruteira em cerâmica rendada, com uma modelagem bem orgânica e atual.
Sabe, eu tenho uma curiosidade imensa sobre como fazer peças em cerâmica. Obviamente não conseguimos fazer tudo nessa vida. Tem tempos que quero abrir uma brecha nos horários para aprender essa técnica entretanto esse projeto ainda não decolou. Mas isso já é outra história.
Como sei que muita gente tem a mesma curiosidade que eu, vamos ter hoje a participação aqui na Vila de Maíra Andrade Martinez, que vai nos ensinar a fazer a cerâmica rendada.
Aprendendo dicas simples que não nos desanimam, a gente se esforça mais para ir adiante. É ótimo, nessas horas, termos pessoas como a Maíra por perto, dispostas e dividir conhecimento com passo-a-passo.
Agora aproveita aí e quem sabe você não descobre um novo talento.
Quem é a Maíra
Maíra é uma psicóloga, especialista em psicologia terapêutica. E ela é ceramista também. O que ela faz? Une a cerâmica à psicologia e faz terapias com sua arte. Olha a arteterapia aí, gente 😉
Os projetos e oficinas terapêuticas da Maíra estão descritos no site dela o Projeto Artedemão. Também é possível entrar em contato com ela pela Facebook Maíra Cerâmica. Seja gentil e retribua a contribuição dela aqui na Vila com uma visita, combinado?

Cerâmica rendada, o passo a passo
A peça que iremos fazer é essa bela travessa/fruteira, que pode ser usada apenas de modo decorativo ou transformada em utilitário.
O material de base é a argila para cerâmica que você pode comprar em boas lojas de material para artesanato. Se na sua cidade não tiver, digita aí no google: onde comprar argila para artesanato. É bem fácil de encontrar, já chega em pacotes fechados limpa e pronta para usar.
Compre o material
Resolvido onde comprar a argila a outra grande dúvida é onde queimar a peça. Vamos falar sobre isso.
Faça biscuit rendado, clique e aprendaA queima
A cerâmica exige altas temperaturas para fazer a cura e ganhar resistência e durabilidade. Estamos falando em torno de 800ºC. É alto, visse?
Como não é todo artesão que tem um forno de alta temperatura no atelier ou em casa, a grande dica da Maíra é localizar aí em sua cidade outro artista que trabalhe com cerâmica.
De um modo geral as queimas de peças são preagendadas e você pode incluir suas cerâmica rendada na queima de outros ateliers. É um serviço muito comum e é só uma questão de entrar em contato e combinar.
Agora entenda o porquê. Como chegar nessa temperatura demanda um alto consumo de energia, só se programa queima quando o forno fica com seu espaço completamente ocupado. Nem sempre o atelier tem peças suficientes para a queima, por esse motivo “vende” espaço para artistas e artesãos que não possuem o forno 😉
Vamos modelar?

Providencie: argila para cerâmica, pano para abrir a massa, varetas de madeira, rolo de abrir massa, uma renda do seu gosto, uma borracha de silicone, um furador, um molde circular e um pote para dar a forma. Espera que você já vai entender.

Abra o seu pano sobre uma mesa e coloque a argila sobre ele.
Comece amassando bem para deixa-la maleável e sem bolhas de ar.

Dê umas pancadas na argila para afinar um pouco a massa.

Coloque a massa entre as varetas ainda sobre o pano. As varetas devem ter 0,70cm de altura.
Passe o rolo para abrir a massa uniformemente. O rolo precisa deslizar sobre as varetas, para que a placa de argila fique toda com a mesma espessura.

Com a borracha de silicone, alise a massa. Você também pode usar um cartão tipo de crédito pra fazer esse processo.
Se aparecerem bolhas de ar, fure com seu espeto ou furador e alise a massa novamente. Isso é muito importante para que sua peça não se parta quando for ao forno da queima.
Se ficarem bolhas de ar, a alta temperatura fará com que elas se expandam e estourem a argila. E nós não queremos perder nossa cerâmica rendada, certo?
Como fazer a cerâmica rendada

Posicione o seu pano rendado sobre a argila. Explore o melhor da sua renda.
Passe o rolo de massa sobre a renda sem fazer muita força, afinal não queremos deformar a espessura da peça. O pano deve apenas penetrar um pouco na massa, só para criar a textura rendada.

Agora retire a renda lentamente para que não venha junto nenhum pedacinho da argila.

Coloque o seu molde sobre a placa de argila, e recorte usando uma faca ou estilete.

Veja como fica essa etapa do trabalho. Estamos quase lá.
Modelando a peça

Pegue a placa e posicione com a renda para baixo sobre o pote que vai dar a forma para sua travessa/fruteira.

Agora é a hora de dar asas ao seu lado ceramista. Não menos importante, é hora de conferir personalidade à sua peça. Aperte as bordas delicadamente para criar a forma ondulada da peça que vão colocar seu estilo no trabalho.
Você sempre pode optar por deixa-la regular, como a Maíra está fazendo na imagem.
Finalizando a cerâmica rendada
Este é o momento de deixar a peça secar tranquilamente na sombra.
Quando estiver totalmente seca, ela ficará com uma tonalidade clareada que chamamos de biscoito. Agora preste muita atenção nesta etapa: ela apenas parecerá firme e pronta. Entretanto estará firme apenas como um biscoito e exatamente por conta disso será muito frágil.
Agora queime sua cerâmica rendada em forno próprio de alta temperatura a aproximadamente 900ºC.

Uma alternativa interessante é optar por deixar a peça rústica, no tom da cerâmica. De qualquer forma também é possível esmalta-la, como a fruteira acima. Nesse caso ela deverá receber a pintura com as tintas apropriadas e retornar ao forno a 980 graus, no caso de esmaltes de baixa temperatura.
Daqui para frente se abre um universo imenso de possibilidades na cerâmica. Em função disso eu pergunto: não sentiu vontade de ir correndo comprar argila?
A cerâmica pode ser uma verdadeira terapia, desfrute. Se este post te incentivou e você produzir sua cerâmica rendada, compartilhe o resultado neste mural do Pinterest, clique.
Agradecemos à Maíra por vir nos dar essa aula tão estimulante.
Curte esse trabalho e no entanto prefere adquirir prontinho? Visite a Maíra, clique Cerâmicas Artedemão. Tem muita coisa linda por lá para adquirir e encomendar.
Aprenda também curiosidades sobre a cerâmica, clique Cerâmica: materiais e técnicas
Fotos: Maíra Andrade
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Oi Maíra Andrade Martinez, gostei muito da peça de cerâmica rendada e quero aprender mais.
Laura por hora esse é o único passo-a-passo que temos para o tema cerâmica. Quando possível postaremos mais novidades.Beijos.
Adorei a dica parabéns.
Quero fazer parte da Vila. Me interesso por ceramica.
Muito obrigada pela gentileza em responder!
Deixo um abraço a todos.
Laurita
Olá/ Adorei. Tenho esta paixao ha muitos anos mas nunca desenvolvi. Agora com este simpatico estimulo penso que chegou a minha vez. Moro em Curitiba, gostaria de dicas para seguir um curso de ceramica ou azulejos. Será muito caro? Será muito longo?
Beijos. Laurita
Laurita cursos especializados e que exigem ferramentas mais elaboradas são de um valor um pouco maior, mas nada inacessível. O tempo geralmente vai do interesse do próprio aluno. Sugiro que procure um atelier pra conhecer as opções. Quem pode informar locais de cursoss são lojas de venda de material como a Daiara Artes. Entre em contato com eles.Beijos.
Eu adoro artesanato,e vou aprender a trabalhar com argila
OI CRIS EU ADORO SEU TRABALHO ADORO ARTESANATO E GOSTARIA DE APRENDER PORQUE EU SOU PRESIDENTE DE UMA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E GOSTARIA DE PODER DAR CURSO PR MINHA COMUNIDADE BJOS OBRIGADA
adorei,obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
adorei
adorei!!!obrigada
Perfeito!!!! Bem feito!! Parabéns.
e quem não tem forno para ceramica,como fazer?
Luciene a dica tá no texto.
adorei!!!!!!!!!