Essa dica de decupagem em móveis vem a calhar para quem está buscando novas dicas para decorar a casa para o verão. A decupagem sobre uma cadeira está o máximo e é muito fácil porque a superfície é lisa.
Aproveitem a técnica e experimentem também sobre cômodas, mesinhas e até objetos como bandejas.
Prepare o seguinte material:
- Papel comum para o molde
- Lápis e tesoura
- Gravura em papel mais grosso
- Cola de decupagem
- Verniz poliuretano acrílico
- Pincel de espuma
- Esponja
- Água

Limpe bem a superfície do móvel que será revestida. Se a peça estiver danificada e for necessário cobrir rachaduras, faça tudo isso agora. Depois, sobreponha um papel comum na superfície da peça e desenhe o contorno da área que será revestida. Esse será o seu molde. Recorte.

Vá movendo o molde até posicionar sobre a parte da gravura onde está a imagem que você deseja. Com um lápis risque os contornos levemente sobre a sua gravura. Lembre de usar uma gravura de um papel mais grosso para evitar que surjam muitas bolhas de ar na colagem. Cuide também que tenha o tamanho suficiente para cobrir toda a área do molde.

Use uma tesoura bem afiada para cortar o modelo definitivo. Se se sentir mais segura corte com uma pequena margem, pois é mais fácil tirar o excesso do que cobrir faltas.

Passe a cola de decupagem em toda a superfície a ser revestida. O pincel espuma espalha melhor a cola, criando menos bolhas de ar. Cuide para que a cola esteja bem úmida no momento em que colocar a gravura.

Antes de aplicar a gravura, mergulhe rapidamente na água para que o papel amoleça e fique mais fácil de modelar sobre o móvel. Mas é rápido, heim?

Ajuste a gravura no móvel pelas bordas. Mantenha as mãos úmidas enquanto trabalha, pois ajuda a reduzir os riscos de rasgar o papel. Com uma esponja bem macia e úmida também, comece a alisar a gravura sempre do centro para fora. Com cuidado retire o excesso de água e cola e também as possíveis bolhas de ar. Aguarde a secagem, mas fique de olho na hora seguinte, porque às vezes novas bolhas de ar se formam e isso é normal. Se acontecer, com os dedos molhados, alise novamente a superfície retirando as bolhas sempre do centro pra fora. Deixe secar totalmente. Se por acaso a gravura rasgar nesse processo, tente consertar da melhor maneira possível e aguarde a secagem total.

Caso tenha ficado alguma rebarba da gravuras pra fora das laterais, agora depois de seco é que você deverá cortar, usando um estilete muito afiado. Depois aplique de 3 à 5 demãos de verniz acrílico com um pincel de espuma, que deixa menos marcas. O verniz dá mais resistência e proteção contra riscos à essa superfície que será muito usada. Esse verniz é facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas.
Fonte: Do It Yourself Ideas
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Aonde vc conseguiu esse tipo de papel com viguras únicas e grandes? Por aqui o que já vi são papéis de presente, a maioria com motivos pequenos e que se repetem, os habituais papeais de decoupagem também na mesma linha ou guardanapos. Obrigada
Dorotea a gravura é de um poster. Em algumas papelarias você encontra esses posters sem moldura para vender. É questão de procurar. Outra alternativa é escolher uma imagem na internet, gravar num pendrive e mandar imprimir numa gráfica. Fica bom. Beijos.
Nossa! Minha querida adoro seu Blog….quero viajar nessa magia que vc está me proporcionando, vou visitar sempre ok! ….quero mis e mais
amei o trabalho na cadeira, parabéns
ola querida fantastico o seu trabalho ,eu gostaria de saber se tem como fazer decupagem em armarios de chapa(itatiaia) antigo ..me uma dica pois tenho um mas conservado mas com a ointura velha e quero tenter recuperar…obrigada bjs e parabens
Glauce pode usar essa mesma técnica ou apenas cola branca e a gravura desejada, como na decupagem mais comum.Fica bom sim!!!
Parabéns . Adorei sua sugestão . Abraços e Sucesso.
Cris, a gente pode usar a cola amarela da Mural color e trabalhar com ela em ponto de mordência leve, quase seca já. Pra quem está começando a fazer decoupagem, fica mais fácil trabalhar com cola seca pois não rasga a figura. Depois de ajeitar a figura direitinho, alisar com os dedos e passar a espátula de teflon sobre o papel até que fique tudo bem lisinho. Fiquem tranquilos porque vai colar! Eu costumo impermeabilizar minhas figuras com termolina, deixo secar bem e aplico no móvel ou caixa. Assim eu posso usar até cópias de jato de tinta. Depois eu uso o verniz acrílico fosco ou brilhante, com mão bem leve e pincel largo e de cerdas macias. Não se assustem se aparecerem bolhas. É só deixar secar bem e usar a espátula de teflon de novo. Vão sumir todas as bolhas e vai parecer que a figura “nasceu” ali. Bons trabalhos.
Na técnica de deculpagem em móveis, a gravura pode ser de qualquer tipo de papel?
Obrigada
Pode sim Mara Lúcia, apenas que alguns tipos de papel requerem mais cuidado na aplicação.
Querida Cris!
Este PAP está muito bem explicadinho, adorei!
Será que posso postar lá no blog, citando sempre as fontes ( suas e do Do It Yourself Ideas ) ?
Se vc autorizar, me avisa, por favor,tá?
Um beijão
Helena
Super autorizado querida, pode aproveitar sim. E venha participar do nosso novo sorteio, tá lindo de morrer.Beijos.
Menina! que demais o seu blog!!!! estoua dorando explorar as dicas e tudo o mais, principalmente pq vou decorar minha nova casa! Assim que fizer alguns dos trabalhos com as técnicas que aprendi aqui, te mando fotos, viu? bjs e obrigada por postar!!!!
Show Cecinha, vou ficar esperando as fotos, puxa se vou. Beijos.
Achei fantasticamente simples e funcional a materia, ate leigos como eu, facilmente entendem como fazer.
Obrigada, bjz, saude e sucesso!!
É assim que gostamos que seja, fácil de entender e inspirador. Beijos.
ADOREI O DESIGNE E A CADEIRA.!!!!
TBM O FANTOCHE DE MEIA VELHA.
Obrigada Fatima, beijo grande.
Obrigado pelas dicas de como fazer decupagem em móveis, pois sempre temos em casa algum para arrumar. abraços de Marlene
Exatamente MArlene, vamos recuperar aquelas peças abandonadas.
Obrigadinha por compartilhar dessa idéia comigo. bjocas mil.
Prazer é nosso amiga.
Muito legal a dica e o pap bem explicadinho, adorei a gravura ;o) Beijocas
A gravura fez mesmo toda a diferença no efeito total. Beijinho especial pra pequeninha.
Oi Cris, adorei esse post. Tenho um banquinho aqui que há muito estou pra fazer uma decoupage, agora com suas dicas,é só colocar mãos à obra…
Beijo, Marta
Marta, mostra pra gente seu banquinho depois de pronto.
LInda,linda,linda essa cadeira, nunca tinha imaginado uma decoupage assim,perfeita, e deu a cadeira um acabamento xique, ar de luxo, tudo de bom.
Parabéns pelo post, pelo blog.
Abraços
Iara
Super bacana e útil, né Iara. Beijos.