Toda festa tem uma mesa de doces especiais que além das delícias servidas costuma ser muito vistosa. Vou ensinar vocês a fazer uma forminha para docinhos que fica super elegante e dá um efeito maravilhoso. Vocês podem usar esse modelo para uma mesa especial ou montar uma combinação com outros formatos. O resultado é incrível.
A técnica que vamos usar é o origami, mas não se assustem, esse passo a passo é muito mais fácil de fazer do que vocês imaginam. Esse modelo que vamos aprender é a conhecida flor de lótus, mas vamos ver também uma variação.
As dicas extras de uso desse projeto são:
- use como lembrancinha de festa agregando um mini cartão de agradecimento
- use como castiçal, basta encaixar no miolo um castiçal de vidro
- use como embalagem para pequenos presentes
Como fazer forminhas de docinhos

A partir de quadrados com 14cm de lado prepare 8 retângulos para as pétalas e 4 para as folhas. É só dobrar cada quadrado ao meio e cortar, assim um quadrado rende duas partes. Eu usei papel Colorplus.

Dobre o retângulo no sentido do comprimento. Desdobre.

Dobre a ponta de baixo até a linha demarcada no centro.

Faça o mesmo com a ponta de cima.

Faça as mesmas dobras na outra ponta do retângulo.

Dobre e leve a lateral de baixo até a linha do centro.

Faça exatamente igual com a lateral de cima.

Repita o procedimento e prepare todas as pétalas e todas as folhas exatamente do mesmo jeito.

Para montar cada conjunto pegamos uma folha e dobramos ao meio com as dobras anteriores viradas para dentro.

Já as pétalas dobramos ao meio com as dobras para fora, aparecendo, como está na imagem.

Dobradas como estão, encaixe uma pétala sobre a folha.

Encaixe a segunda pétala sobre a primeira e alinhe bem. Esse conjunto está pronto, agora repita para as outras 3 folhas.

Junte todos os 4 conjuntos.

Alinhe bem todos os conjuntos.

Amarre os conjuntos com duas voltas de fio de crochê na cor da pétala e dê um nó bem firme. Centralize a posição do fio.

Abra a base das pétalas dobrando em torno do centro. Você vai formar uma estrela.

Para abrir a pétala posicione os dedões mais ou menos no centro da pétala que está em cima, e com os indicadores abra as laterais para os lados cuidadosamente.





Levante agora a fileira de pétalas que foi pulada, dobrando um pouquinho mais atrás do que a primeira fileira. Observe que ainda ficou mais uma camada de pétalas embaixo dessa primeira.

Continue levantando as pétalas do mesmo modo sempre intercalando e dobrando um pouquinho mais atrás para formar a flor.

As folhas são abertas do mesmo modo que as pétalas, mas não são levantadas, assim formam um base bonita em torno da flor.

Siga abrindo uma folha depois da outra normalmente. Tente manter o mesmo formato na dobra de cada uma. É só uma questão de prática.

Aqui está a flor de lotus em origami pronta.

Com um palito de churrasco arredonde as pétalas para fora. Apenas isso.

E eis que temos uma flor totalmente diferente, com uma aparência de rosa.

Envolva seu docinho em papel celofane.

Abra as pétalas e encaixe o docinho no miolo.

Linda forma de apresentação de docinhos, elegante e muito vistosa.
Usar cores bem suaves também dá um resultado surpreendente, eu até prefiro, mas o que conta é adequar as cores ao tema da festa.

Vejam como fica lindo com bombons embalados. Um doce mimo para se

Ou em formato de flor de lótus.
Eu usei uma medida de 14 cm que atende bem bombons e doces maiores, mas é só diminuir essa medida para docinhos mais miúdos ou então aumentar caso desejem encaixar no miolo um castiçal de velas.
Lembrem que a base é um quadrado, assim é só trabalhar sobre as medidas dos lados desse quadrado para obter resultados diferentes.
Criem, combinem cores e papéis e vejam como é simples ter uma mesa de festa de arrasar.
Aprendam também a embalar bem-casados, cliquem Como embalar doces para lembrancinhas
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Amei a dica de flor d lótus d papel como forminha p docinhos ! Meus sinceros agradecimentos por compartilharem esse maravilhoso conhecimento!
Sou fã d todos os conteúdos sobre artesanato e decoração q vcs lançam !!! Gratidão, gratidão! 😚😚😚
Obrigada você, Maria Elisângela, pelo carinho. Espero que aproveite muito a sugestão 😉
Parabéns pelo Trabalho. Li todos os comentários e reli todo o passo passo, e não informa o papel utilizado no origami.
Obrigado por compartilha sua arte. ,
Clebert, está escrito sim, na primeira imagem, que eu usei papel Colorplus. Este é o papel que você vai pedir na loja, um papel tipo sulfite, entre 80 e 120 gramas, mas colorido 😉
Cris Turek!
Muito Obrigado, por este passo a passo tão detalhado e mesmo com papel inadequado ficou fácil e lindo.
Que papel você usou Marionice?
Que trabalho lindo!
Tanta delicadeza para uma forminha de doce, a mesa deve ficar linda.
Obrigada pela generosidade de compartilhar suas ideias.
Experimente fazer Michelle, é bem simples. Beijos.
Olá, é possível fazer com tecido?
Otimo site, parabéns!
Bruna, a dobradura usando tecido se chama Orinuno e esta flor pode ser feita com tecido sim, mas o processo é um pouco diferente e pede outro passo-a-passo. Vou anotar sua sugestão para uma postagem futura. Beijos.
olá não encontrei este papel, por favor me ajude fiz com papel oficio mas não ficou muito legal as dobras por dento ficaram estranhas enorme. por favor me ajude
Raiane o papel ofício é ainda mais fino que o Colorplus. Sugiro que você exercite mais um pouco até melhorar as dobras, e entender bem o processo. Lembre sempre de vincar bem onde é pedido.
Olá são lindas, gostaria de saber se pode fazer com outro tipo de papel com oficio tentei e ficou estranho
Olá! Eu faço com cartolina.
Ótimo Flavia 😉
Tentei fazer e ficou horrível ;-;
Bianca não desanime, ninguém consegue perfeição de primeira. Use folhas de revistas e exercite.Beijos, 😉
Adorei esta for minha. Vou tentar fazer. Obrigada pela dica.
Maria Terezinha é mais fácil do que parece, experimente.
Adorei … fiz com sulfito colorida … ficou ótimo … mas gostaria de saber quanto posso cobrar nas forminhas .
Flavia você precisa definir quanto vale a sua hora de trabalho e quanto você produz numa hora. Com esses dados você define o seu preço adicionando o custo do seu material e o seu lucro.
Mararavilhoso está tudo muito lindo parabéns
Obrigada Marlene, beijo grande.
Olá, adorei o trabalho. Gostaria de saber que tipo de papel foi usado e, já que a base é um quadrado de 14, os retângulos são de 7×14?
Muito sucesso, e muito obrigada.
Kamila sim, são 7×14 mas podem ser na proporção que você desejar. As dicas extras como tipo de papel estão no passo-a-passo. Confere com calma, 😉
GOSTARIA DE SABER QUE TIPO DE PAPEL DEVE SER USADO- POIS NÃO CONSEGUI IDENTIFICAR, E GOSTARIA DE FAZER PORQUE FICARAM LINDAS!
Mara Jose a dica está no texto, no passo-a-passo, 😉
gostaria de saber qual o tipo de papel que foi usado , amei achei maravilhosa a dika e pretendo usar em uma festa na minha igreja
Keila tá no texto, confira no pap.
Amei e estou precisando de oficina q envolve ambiente sustentável, agrocologia e Promoção a saúde. 1Alunos 1 ao 5 ano,fundamental 1tal
Muito lindo seu trabalho,parabéns. Amei
Obrigada Lucilene apareça sempre.
Amei fiz ficou perfeita!
Fica linda mesmo Vanilta, beijos.
adorei as forminhas vou fazer na festa minha filha
Rosilene mostra pra gente depois.
sem comentários…palavras são desnecessárias quando a arte por si só fala
😀 Rosana. Beijocas.
Achei massa essa ideia. um abraco.
Aproveite muito Maria Karmem.
Lindo!! Maravilhoso vou fazer praticar para vender . Deus abençoe suas mãos e suas criatividades Abraços. Nice
Deonice tem um ótimo mercado, sucesso.
Cris, quero agradecer a você por sua disponibilidade em compartilhar conosco o que você aprendeu com a vida. Estava a procura de algo assim para aprimorar algumas festas. Acabei de fazer a minha flor, e não é para me gabar. Mas ficou igualzinha. Obrigada e que Deus te abençoe sempre.
Viu Eliana, quando eu digo que é fácil, é mesmo, 😉 Tem outras dicas pra doces no blog, use o campo de pesquisa na coluna lateral e confira. Beijos.
Quanto posso cobrar nessas lembrancinhas caso eu queira fazer pra decoração de festas?
Maria Eugenia aqui na Vila ensinamos a pescar 😉 Leia este post e siga os links indicados:http://www.viladoartesao.com.br/blog/2013/04/colocando-preco-e-vendendo-seus-artesanatos/
Parabéns, belíssimo trabalho e o passo a passo bem explicado
Maria Teresa obrigada, que bom que gostou.
Só posso agradecer a possibilidade que me dá de aprender novas técnicas. Trabalhos lindos e divulgados de uma forma pormenorizada, que não deixa dúvidas.
Bem haja pela sua veia artística e por me dar a conhecer novos trabalhos.
Maria Amélia, muito feliz com suas palavras. Beijos.
qual o melhor papel para ser usado ?
Angela tá explicado no texto, confere lá, 😉
Parabéns por seu trabalho, venho te avisar que Copiaram indriscriminadamente seu conteudo. Sem citar seu você ou seu trabalho.
Angela obrigada pelo alerta, já entrei em contato. É triste a falta de respeito, mas sempre penso que essas são as pobres coitadas que nunca chegarão a lugar nenhum porque não tem humildade de reconhecer que os outros sabem fazer, e ela não. 🙁
Lindas, vou tentar fazer.
Obrigada.
Ficam lindas mesmo Araceli, depois me conte.
Amei esse PAP. Gostaria de saber a gramatura do papel já que existem várias gramaturas.
Obrigada!
Andrea pode ser o 80g mas eu já fiz com papéis especiais bem mais grossos e ficou ótimo. Beijos.
Quais tipos de papéis posso usar?
Danielle tá explicado no post. Confira no texto, 😉
OLA ADOREI TINHA O PAPEL EM CASA E FIZ FICOU LINDA OBRIGADA PELA DICA
lindo, nunca tinha feito, achei fácil. obrigada!!
Ailce muitas vezes é bem mais fácil de fazer do que imaginamos. Beijos.
queria saber se posso fazer com cartolina
Mayara pode. Não fica tão delicado mas dá pra fazer.
Amei, simplesmente lindo vou fazer na minha festa de bodas!
Adorei a forminha de papel entretanto preciso muito aprender a fazer forminhas pra casamentos. Teria voce como me ajudar ate mesmo indicar cursos? Sou de Salvador e aqui realmente não encontro, daí pensei: quem sabe na net algum on line ou mesmo compra de videos ou apostilas?
Fico no aguardo por meu email
Eliana
Eliana se pesquisar no Google tenho certeza de que vai encontrar algum material. Não mantenho isso cadastrado, porque sempre que preciso vou lá e pesquiso na hora. Experimente.
tentei fazer com o papel face que foi o que eu achei e ficou todo machucados.mim diga outro papal que fica legal.
Genilse use o sugerido no texto.
simplesmente PERFEITA… Parabens!!!
Amei, amei, amei.Estava louca por essa aula. Em dezembro é minhas Bodas de Prata, e eu mesma quero fazer minhas forminhas, pois as acho maravilhosas. Vi em uma loja aqui na minha cidade, mas é muito caro. por isso quero fazer eu mesma. Um abraço e agradeço pela ajuda.
Simplesmente adorei! Mas não é fácil de se fazer… levei duas horas tentando, e no fim ficou tudo amassado e o fiozinho de crochê soltou =( infelizmente, eu acho que não sou bom em origami! Mas são lindas, está de parabens! Eu queria tanto fazer para colocar os brigadeiros do meu aniversário… mas paciência! Valeu a experiência! Beijos
Gabriel de ninguém fica bom na primeira vez. Treine com papel de rascunho e corrija o que não deu muito certo. Não desanime.
voce quebrou meu galho minha amiga , parabens pelo desprendimento de ensinar coisas tão lindas , dentro de nossa propia casa , estas flores que eu irei fazer , serão pra um casamento em setembro na Espanha , DEUS LHE PAGUE PELA AULA um beijo , e bom domingo !
Lindo adorei..
ola achei muito bacana essas flores e não e difícil muito obrigado por vc existir abraços de sua admiradora dalva maria
show de bola!!!!
faço forminhas para doces finos goste da dica mas gostara de saber exatamente qual o papel q foi usado…agardo resposta obrigada
Lorita confere no texto, tá explicado tudinho inclusive o papel.
oi!!!quanto tenho que comprar de papel para 2.000 forminhas de bombons finos?obrigada
Mariana, você deve fazer os cálculos baseada no que gasta de material numa única forminha.Depois multiplique.
Essas forminhas são um arraso! Fiz uma de teste e deu super certo. Parabéns pela explicação do passo a passo e muito obrigada pela idéia!
Muito Lindo,vou fazer para meu casamento!!Mas queria saber que papel é esse?Me respondam porfavor…
Confere no texto Livia. Tá lá.
Cris, parabéns! Muito bem explicado! Só fiquei com uma dúvida…esse papel color plus , qual a gramatura dele? pois no mercado tem de 80 a 240. Fico no aguardo! Abraços!
Marina pode ser 80 mas se quiser mais firmezinho use o de 120gr.
achei o maximo a confecçao da forminha em papel alias achei tudo muito lindo. quero aprender como fazer
como sempre vcs se supera a cada dia,gostei muito e gostaria de saber pra mim vender como sairia a duzia das forminhas.
Eisabete o melhor é aprender a fazer seu preço, clique e leia: http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/10/como-calcular-o-preco-de-seus-produtos-de-artesanato/
Ameiii !!!! vou fazer para meu casamento!!!! lidoooo mesmo…
Adoreiiiii, lindo, lindo!!
Parabéns!!
Puxa Cris!
É verdade…não tinha prestado atenção no texto inteiro…fiquei tão deslumbrada com as forminhas q nem li tudo….kkkk
Foi mal.
Obrigada pelo esclarecimento!
Já havia visto um video na net sobre como fazer a flor de lotus,mas essa ideia de enrolar as petalas para dar uma aparencia de rosa é genial.
Ficou show de bola mesmo,e já penso em utilizar para fazer as forminhas dos doces do chá de panela \o/
Mas tenho uma dúvida com relação as medidas q vc usou:
A largura foi 14 cm,mas e a altura?
Obrigada.
Jéssica preste atenção: o formato inicial, como explico no texto, é uma quadrado de 14 cm, então a outra medida é a metade disso, certo?
Amei suas ideias fiz e ficaram lindas as minhas flores parabéns
Que ideia linda e parece ser facil de fazer vou tentar parabéns..
maravilhoso, adorei as dicas, vc está de parabéns, continue brilhando sempre, desejo receber + dicas e aprender com vc, bjs
Achei o passo a passo muito facil vou tenta fazer beijos.
Eu fiz e arrasei. (modéstia parte rsrs)
Ficaram lindas e no lugar dos docinhos colquei Ferreiro Rocher, todos adoraram.
Achei o passo a passo muito facil vou tentar fazer, adorei..
parabens muito lindo, vou tentar fazer e depois escrevo dizendo se consegui ou não, abraços!!!
Ameiiii!!!! Simplesmente lindo, estou fazendo o curso de nutrição e estou bolando uma festa, essa idéia veio a calhar, e o passo a passo esta muito bem explicado, fiz sem nenhuma dificuldade mesmo sem nunca ter feito nada de origami, você é D+++++, muito grata por partilhar momentos tão lindos!!! Bjkas!!!
Muito legal o passo a passo e o resultado!
Parabéns Cris!
Amei as flores, muito lindas
pode colocar docinhos de festas muito show!!!
Beijos! Breve eviarei novidades minhas.
que lindas as guardarei
QUE COISA MAIS LINDA ESSAS FORMINHAS VOU TENTAR FAZER PARA APRENDER ABRAÇOSSSSSSSSS
Olá, Cris!
Mais uma vez você arrasou com esse pap maravilhosamente bem explicado!!! Muito obrigada por compartilhar ideias tão preciosas de maneira tão caprichada!
Bjs.
adorei as forminhas parabens
ADOREI…PERFEITO.bJUS
amei a dica, obrigado
muito linda e criativa .
abraço
Obrigada estou super feliz, aprendi a fazer as forminhas e ja
vou usar numa festa de queize ano que juntamos amigos para fazer pois
a familia so nao tem condiçoes
Por favor, qual a medida exata do retângulo?
Obrigada,
Rita
Rita tá explicado no post. Confira.
Que delicadao essa técnica origami! Muito lindo. Vou tentar fazer.
Obrigada Cris, muita Luz pra.
Bjs querida!
Muito linda, apesar de ser trabalhosa…vale a pena 1 Parabéns !!!
Cris, esse passo-a-passo é tuuuudo de bom!!!
Obrigada!
Amei de paixão,como sempre vc me surpreendendo.bjs de luz no seu coração
Achei muito interessante ! Feito com muito carinho , vcs : estão de parabéns.
Um grande abraço
Tire proveito Elza, teste e veja como é fácil de fazer, 😉
Amei a flor de lótus ,são lindas parabéns ,manda mais lembranças de casamento e 15 anos um abraço,
Olá!
Se puder visitar o meu site,trabalho com panos de pratos e bolsas aplicadas!
Obrigada!
A lojinha, que você tenha muito sucesso amiga. Beijos.
simplesmente fantástico!
Vou tentar fazer para o casamento do meu filho!
Muito obrigada por partilhar!
Valeu!
LINDO ESSE TRABALHO!OBRIGADO POR DAR IDÉIAS TÃO BOAS PARA CONTRIBUIÇÃO DE NOSSO DINHEIRO EXTRA.APRENDI VÁRIAS COISAS QUE VOÇÊS ME MANDARAM…………BEIJOCAS……….
muito linda as forminhas, adorei, obrigada
Nossa! Que aula preciosa que você me enviou . Aproveitando a ocasião:há anos atrás,fiz com uma professora uma cesta para o dia das mães,ela tinha cortes,sem que fossem até o centro depois foi trabalhada p/ lenvantar os lados c/ rafia até formar uma cestinha.Não me lembro de detalhes,mas esse trabalho ficou.., como algo funcional,e querido.Se um dia souber ,envie-me as dicas.
Tenha dias abençoados.Shalom
Sugestão anotada Marlene. Beijos.
QUERIDA CRIS
SEMPRE QUE RECEBO UM EMAIL DE VCS DIGO PARA MIM QUE DEVO ESCREVER O QTO GOSTEI DA POSTAGEM ETC E TAL….E SEMPRE A CORRERIA DO DIA-A-DIA ME IMPEDE.
POREM AGORA, ESCREVO RAPIDAMENTE PARA TE DIZER O QTO ADORO TUDO NA VILA DO ARTESAO.
TUAS POSTAGENS SAO MARAVILHOSAS E TEUS PASSO-A-PASSO….SÃO INCRIVEIS!!
COMO MINHA VIDA ESTÁ BEM AGITADA, TUDO ESTÁ SENDO ARQUIVADO PARA SERES FEITOS EM ALGUM PERIODO DE CALMARIA .
MUITO OBRIGADA POR TODAS AS LINDAS IDEIAS E TUTORIAS QUE VC NOS ENVIA.
BEIJOS !
Maravilhoso. Que charme.
Arrasouuuuuu!!! Amei!
linda, gostei muito,vc sempre inovando,parabens.