Como fazer lembrancinhas de festa com aromatizadores

Como fazer lembrancinhas com aromatizadores e biscuit

Como fazer lembrancinhas com aromatizadores e biscuit

Impactante entrar num ambiente que está perfumado na medida certa. Aromatizadores são magia pura e gravam locais e momentos na nossa memória.

Então imagine fazer você mesma lembrancinhas de festa com aromatizadores de ambiente, e saber que todos vão levar os aromas da sua festa para casa. Que tal, heim?  😎 

Fazer aromatizadores é bem simples e já vou te mostrar. Você economiza um bom dindin fazendo estas lembrancinhas você mesma e pode colocar toques decorativos especiais relativos à comemoração.

Foi exatamente este o desafio proposto à mim por Atacado Beija-Flor, novo parceiro meu e da Vila: criar lembrancinhas com aromatizadores usando o biscuit para decorar os vidros. Reveja este vídeo de abrePacote, clique aqui.

Aproveito pra te lembrar que sua visita ao site e loja da Atacado Beija-Flor é um grande apoio para mim. Vai deixar a equipe deles feliz e eu ainda mais, porque poderei oferecer sempre novidades em passo-a-passo pra você. Me dá essa força e visite a loja online clicando abaixo:

Visite o Atacado Beija-Flor

 

Pois bem: que fique claro que eu não sou biscuiteira, heim? Fazer uma coisinha ou outra “a gente fazemos”, mas daí a ser biscuiteira tem uma larga distância. Espero que isso sirva de incentivo pra você que nunca pegou numa massinha de porcelana fria. Sem desculpas, vamos modelar  😉 

Na verdade é bem como fazíamos quando crianças, amassando e modelando formatos mil. O biscuit vai ganhar resistência e pode servir de pingente e detalhe para nossas lembrancinhas, que vou chamar de charminhos.

Vamos brincar de massinha?

 

Como fazer aromatizadores de ambiente

 

A primeira coisa que vamos fazer é a receita do aromatizador, e vou te dar ótimas dicas.

Receita de aromatizador

Vou fazer junto com você a receita do difusor de vareta seguindo a proporção de 50% álcool de cereal, 30% água desmineralizada e 20% essência.

A primeira coisa que vou te dizer é que o uso da água desmineralizada é importantíssimo porque vai garantir a correta mixagem do álcool e da essência. Então não use água de beber, ok?

Sobre essências é aquele assunto super pessoal: gosto. E também a relação com o tema da sua festa, que pode ser explorado neste projeto. A informação relevante é que algumas essências permanecem mais tempo no ambiente que outras, por conta de sua origem.

Ou seja: essências cítricas tendem a evaporar mais rapidamente, as florais tem duração média e as essências amadeiradas são as que duram mais. O uso de fixador não é obrigatório para os aromatizadores. Se quiser colocar siga a dica no texto da foto.

Quer escolher bons ingredientes e boas essências? Visite a loja online do Atacado Beija-Flor.

 

Material para aromatizadores

Então temos o álcool de cereais que é o álcool indicado para os aromatizadores, a água desmineralizada, um dos belos vidros enviados pela Atacado Beija-Flor, a essência (esta é morango com champagne) e um corante rosa.

 

Use um medidor

Outra coisa importantíssima é usar um medidor. Sem isso seu aromatizador pode perder as proporções e depois você não entender porque não tem cheiro nenhum  🙄 

 

Corante é opcional

Coloque num recipiente todos os ingredientes da receita respeitando as proporções indicadas. Corante é opcional. Claro que uma cor dá uma aparência mais agradável que o líquido branco, mas não é obrigatório.

ATENÇÃO: é uma gotinha apenas. Você não tem ideia do poder de tingimento destes corantes, então vá de leve.

Se for fazer em quantidade, misture tudo num recipiente maior, dê uma leve agitada e guarde num armário escurinho por uns 3 dias pelo menos. 

Depois escolha o recipiente do tamanho da sua lembrancinha ou do seu uso em casa, despeje o aromatizador, e agregue as varetas ou um spray. Para lembrancinhas um tamanho bacana de recipiente é de 100ml.

 

Montando os charminhos em biscuit

 

Mas então tá: e o desafio? Sim, sim…..vamos lá modelar massinha e fazer os charminhos para os vidros enquanto os aromatizadores ficam prontos.

Use massa pronta

Eu, de fato, prefiro usar massa pronta pois economiza em tempo. O Atacado Beija-Flor me mandou 3 cores da InkWay para este desafio. Estes são pacotes pequenos mas você encontra em pesos maiores. Vale a pena em caso de muitas lembrancinhas.

 

Ferramentas de biscuit

Eu tenho algumas ferramentas que são muito úteis para modelagem de biscuit: as estecas cor de rosa que ajudam a bolear, cortar e fazer texturas. Os pincéis modeladores da Condor que são ótimos em várias partes do processo. E um estilete ou uma lâmina para biscuit além de um agulhão ou um furador.

Se você não tem, adapte. Use o que tiver à mão, use a criatividade e divirta-se.

 

Pingente Coração em biscuit

Faça uma bolinha

Pegue um colherinha de massa, bem pouquinho e faça uma bolinha. Na verdade a quantidade de massa pra cada charminho vai depender do tamanho do seu vidro, então use o bom senso.

 

Transforme em coxinha

Transforme a bolinha numa coxinha. 

 

Modele um coração

Com um pincel modelador, ou com seu dedo, modele a parte de cima do seu coração, afundando o topo da coxinha.

 

Achate o coração

Ele ainda está arredondado, então vamos dar uma leve achatadinha. Use sua palma e seu dedão. É pouca coisa, só pra tirar o arredondado.

 

Finalize o formato

Agora é só finalizar modelando as curvinhas do seu coração, pra que fique bem bonitinho.

 

Coloque um pino

Coloque um pino de bijuteria com um pingo de cola no alto do seu coração e empurre na massinha. Facilita a montagem dos seus enfeites depois. 

 

Separe vidrilhos

Separe vidrilhos ou strass para dar um charme extra.

 

Afunde o vidrinho

Afunde o vidrilho ou strass no seu coração. Coloque um pingo de cola por baixo.

 

Pingente coração

Seu pingente coração está pronto. Deixe secar sobre uma superfície lisa que não grude. Eu estou usando um papel plastificado, mas pode ser papel manteiga. Vai demorar de um dia para o outro, dependendo da umidade do ar.

Quando secar finalize com pinceladas leves de verniz a base de água. Eu gosto fosco e você põe o que preferir  😉 

 

Pingente mini rosa em biscuit

Eu queria te mostrar como se monta uma flor simples, mas depois pensei: uma rosa só parece complicada, mas é fácil demais de montar. Então vamos de mini rosa?

Achate uma bolinha

Faça uma bolinha, coloque sobre uma superfície antiaderente e estique. Eu estou usando uma garrafinha de vidro.

 

Espessura da bolachinha

Abra a massa de biscuit até ficar com uma espessura de uns 0,3cm. Fininha.

 

Corte os círculos

Para cada mini rosa nós precisamos de 12 pétalas. Corte os círculos usando o que tiver em mãos. Como são pétalas bem pequenas eu usei a tampa de uma caneta.

 

Abra os círculos

Achate seu círculo na palma da mão mesmo, até ficar bem fininho.

 

Faça uma espiral

Comece com um dos círculos já achatados e faça uma espiral para o miolo da mini rosa.

 

Coloque mais pétalas

Coloque a segunda pétala cobrindo a dobrinha da anterior. Aperte a base um pouquinho pra ir grudando.

 

Siga colocando mais

Siga colocando as pétalas seguintes, intercalando com as anteriores. Aperte sempre a base para não ficar grosso demais e dobre as pontas das pétalas para fora pra ficarem mais naturais.

 

Coloque 12 pétalas

Com 12 pétalas você terá um mini rosinha completa. Quer fazer com menos? Fique à vontade. Teste e veja o resultado  🙂 

 

Faça um furo na base

Observe como ficou um caule longo, da massa que fui apertando a cada pétala. É neste caule que farei um furo com meu agulhão. Depois corto o excesso de massa.

 

Pingente mini rosa pronto

E aí está o pingente pronto para ir secar. Verniz só depois de bem seco, ok?

 

Pingente estrela do mar em biscuit

Vamos explorar um tema mais tropical? Vamos de tema do mar.

Modele uma bolachinha

Faça sua bolinha e modele sua bolachinha numa espessura de 0,5cm, mais gordinha.

 

Desenhe uma estrela

Com sua esteca ou um palito, desenhe uma estrela de 5 pontas.

 

Corte a estrela

Use uma faquinha ou o estilete pra cortar sua estrela.

 

Arredonde as bordas

Com seu pincel modelador, ou com seus dedos, arredonde as bordas.

 

Modele no formato final

A estrela do mar tem movimento, então vamos modelar as pontinhas, curvando como se estivesse andando.

 

Faça textura

Faça uma textura na superfície usando ou uma escova de dentes ou o que tiver disponível. Aperte para que fique rugoso.

 

Marque pontinhos

Com a esteca desenhe pontinhos na estrela como eu fiz aí na imagem.

 

Fure e deixe secar

Faça o furo numa das pontas, deixe secar e finalize com o verniz depois de seco.

 

Explore formatos

Usei uma das estecas de textura para criar uma modelagem de concha. É por aí: explore formatos usando o que tem por perto. Crie.

 

Pingentes tema do mar

E aí estão meus pingentes charminhos com tema do mar.

 

Decorando os vidros de aromatizadores

Monte seu aromatizador com tema romântico

Agora é dar o toque final. Completar os vidros com os aromatizadores e decorar segundo o tema da sua festa.

Foi assim que finalizei meus vidros de aromatizadores, em duas propostas: romântica e tropical.

Neste acima optei por dar um toque romântico usando um coração e uma mini rosa presos num laço de renda. Até porque o vidro chama um tema apaixonado.

As varetas com as bolas craqueladas de pérolas fecham o conjunto super bem. Tudo isso disponível na loja online do Atacado Beija-Flor.

Em que festas oferecer? Festa de 15 anos, chás de panela e casamentos ou quando você quiser.

 

Aromatizadores de ambiente com tema do mar

Neste outro vidro eu explorei algo mais ares de verão com um toque mais descontraído e levemente rústico. Nele usei os charminhos estrela do mar e concha.

É bem simples: cole um aviamento de algodão ao redor do vidro usando cola branca de qualidade. Depois, por cima, fixe um cordão de pompom do mesmo modo e amarre o sisal. Os pingentes vão presos no pompom.

Neste aromatizador eu usei a essência Bamboo, super refrescante, que combina com vários temas inclusive de festas infantis. Varetas simples tem mais a ver com a proposta descontraída.

Por fim

Que tal? Animou-se?

Se ficou alguma dúvida, me escreva que ajudo no que eu puder. Lembrando que eu aceitei o desafio mais não sou biscuiteira top como algumas de vocês, heim ? 😀 

O Atacado Beija-Flor patrocina tutoriais da Vila e garante que você tenha acesso à dicas como esta. Retribua, visitando o site e conhecendo as receitas e toda a linha de biscuit e aromatizadores. Agradeço o seu apoio.

Fotos: Cris Turek

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

, , , , , , ,

12 Responses to Como fazer lembrancinhas de festa com aromatizadores

  1. Regina 3 de Janeiro de 2018 at 11:36 #

    Boa tarde, e onde encontro água desmineralizada??

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:01 #

      Regina, na loja que indico neste post Atacado Beija-Flor. Eles vendem online. Ou em lojas de essências para cosméticos.

  2. Jacirene 2 de Janeiro de 2018 at 15:01 #

    AMEI AS DICAS PARA FAZER O AROMATIZANTE E COM DEIXÁ-LO COM UM TOQUE ESPECIAL.
    OBRIGADA!

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:04 #

      Obrigada Jacirene, ficou uma fofura mesmo, né? 🙂

  3. Maria José 2 de Janeiro de 2018 at 15:00 #

    Que tenha um Excelente Ano, tudo de bom

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:04 #

      Igualmente Maria José, grande beijo.

  4. Dagmar 2 de Janeiro de 2018 at 14:56 #

    Agradecendo a atenção desejo a vocês da Vila,muita inspiração para realizar
    belos projetos em 2018….

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:05 #

      Certeza Dagmar, teremos muita inspiração pra compartilhar. Um feliz 2018 querida.

  5. Camila Santos 29 de dezembro de 2017 at 10:54 #

    Que delícia de tutorial! Amei cada pedacinho muito bem explicado do texto e quase pude sentir o cheirinho dos aromatizadores. É uma excelente opção para lembrancinhas de festas ou mesmo para presentear. O melhor de tudo é que não precisa ser craque no Biscuit para fazer lindos pingentes.
    As cores e combinações com os “charminhos” deram um toque especial. O meu preferido é o praiano, me remete a lembranças da infância e do cheirinho da brisa do mar…
    =)

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:09 #

      Camila, aqui em casa ficou tudo muito cheiroso mesmo com este projeto. Como não amar, né? Obrigada querida por sempre estar apoiando a Vila. Beijos.

  6. juliana dos santos santana 28 de dezembro de 2017 at 22:29 #

    Nossa que luxo amei linda sugestão de presente doida para fazer para casa muito obrigada
    Feliz Ano Novo muita paz luz e muitas artes tbm rsrs bjs

    • Cris Turek 3 de Janeiro de 2018 at 13:10 #

      Feliz Ano Novo Juliana, que seja um ano especial e muito cheiroso 😉
      Bjs.

Deixe uma resposta