Como fazer mantas com tricô de braço

Como fazer mantas com tricô de braço

O outono chegou e com as noites ficando mais amenas e fresquinhas, produzir uma peça com tricô de braços já não é um desafio calorento.

Até porque no fim você fica com tudo preparadinho pra quando o frio chegar com força. Não vai te pegar de surpresa nem por um segundo.

Os trabalhos com pontos gigantes estão fazendo muito sucesso, e quando a gente bate o olho não tem como não gostar. Peças atuais e simples, mas com muita presença.

Aí fui atrás de tutoriais que explicassem como montar esta dimensão de projeto, e encontrei algumas alternativas interessantes pra você que se empolga como eu  😉 

Encontrei alguns vídeos, até em polonês, mas que não exigem o entendimento da língua pra entender o processo. É assistir e fazer, pode confiar  😀 

O melhor? Estas mantas  ficam prontas rapidinho. Diferente daquelas colchas trabalhosas em crochê e tricô, estas parecem difíceis, mas rendem bastante na hora de produzir.

A lã

A primeira coisa é o fio: que tipo de lã usamos nestes projetos? Lã Merino.

Meadas de lã pura

Aqui no Brasil ainda não é muito comum encontrar meadas tão grossas de lã merino, mas há sim tecelões que vendem em sites como o Elo7. Eu, pessoalmente, indico a Carla Lieda que fia e tinge suas meadas artesanalmente e é de minha confiança. Clique abaixo para entrar em contato com ela:

Fiandeira e tecelã Carla Lieda

 

Essas lãs são 100% lã pura, e só de olhar a gente sente como ficam quentinhas e aconchegantes. Elas só já garantem o charme da sua peça.

Pra você ver como o processo é simples, vai um vídeo curtinho do Ohio e super bem explicado usando meadas revestidas. Talvez você consiga comprar estas meadas direto deles, claro, se fizer questão deste tipo de produto. Ou substitua pelas meadas de lã Merino.

O importante é que este passo-a-passo está muito fácil de entender. Clique na imagem e assista:

Manta com tricô de braço

 

Usando fios grossos

Mas se você não conseguir comprar nenhuma destas meadas, não tem problema. Opte por fios industrializados mais grossos, mas não tanto, e mais fáceis de encontrar. Uma sugestão é o fio Fascino da Lanafil. Neste caso você resolve a questão tecendo sua manta com fios triplos. Veja só:

Junte 3 fios para tecer

Os fios são bem grossos, mas não o suficiente para dar o efeito dos pontos gigantes. Junte 3 novelos e siga normalmente. Para ver mais clique na imagem acima com dica de Wool and the Gang

O resultado é um trabalho com uma aparência ainda mais leve, espie.

Manta com fios triplos

 

Além da lã Merino 100%, existem outros fios que podem ser adaptados à este projeto. Neste caso é só fazer uma amostra e adaptar a quantidade de pontos à sua necessidade. Clique e veja este fio Maxx da Cisne. Uma alternativa bem fofinha e interessante.

 

Soltando dos braços

Por fim quero te mostrar que sempre tem um jeitinho de não se sentir “enrolada” por uma montanha de meadas de lã  😯 

Sim, dá pra tecer sua manta sem ficar com os braços comprometidos o tempo todo. Você vai precisar de um lugar amplo e plano onde montar seus pontos, mas pode tricotar sem ficar com os pontos nos braços.

Quem mostra é o vídeo da Filart, originalmente em polonês, mas bem auto-explicativo. Clique na imagem abaixo e confira:

Tricô de braços com os pontos soltos

Claro que as meadas grossas ajudam no processo, mas já dá mais tranquilidade caso pinte aquela vontade súbita de ir ao banheiro  😀 

Falando com toda a honestidade, eu não sinto saudades do frio não  🙄 

Por aqui onde moramos, eu só olho, porque não preciso (ufa)….he he he…..mas percebo que tem muita fofura nestas tramas e me coloco no lugar de quem vai se encolher nas noites de inverno. Conheço bem noites de geada e sei que frio dói na pele.

Não tá a fim de um trabalho deste tamanho? Comece com um cachecol. Clique e leia:

Pra você que mora num destes lugares de invernos gélidos, mando estas ideias que aquecem o coração e o corpo. Espero que divirta-se bastante.

E me conte se fizer, combinado?

Fotos: 1 e 5. Blog do Etsy, 2. Fiandeira e TeceLã

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

12 Responses to Como fazer mantas com tricô de braço

  1. Tereza 11 de outubro de 2017 at 12:03 #

    Quantos rolos de lã merino é necessario pra fazer uma manta?

    • Cris Turek 18 de outubro de 2017 at 14:38 #

      Tereza, veja em cada passo-a-passo a sugestão dada para aquele modelo, ou calcule segundo o tamanho que você deseja. Nos links têm as indicações 😉 Clique nas imagens.

  2. Carla Lieda 1 de outubro de 2017 at 9:24 #

    Oi, bom dia Cris. Obrigada pela confiança e indicação. Linda reportagem. se precisar tenho vídeos de tricô de braço e soltando os braços. fiz um teste com a minha agulha de tricô gigante também. Qualquer coisa combinamos e faço um especialmente para você. Bjs

    • Cris Turek 1 de outubro de 2017 at 14:48 #

      Olá querida, tudo bem? Sim…..podemos combinar algo para mais adiante, deixa o verão chegar 😉
      Em seguida podemos preparar algo com certeza. Fique à vontade e qualquer coisa me escreva direto no email. Beijo grande 🙂

  3. Fernanda Alves 21 de junho de 2017 at 14:11 #

    Nossaaaaaaaaaa Cris Turek simplesmente amei!!! Obrigada pela dica e assim que fizer mando nostícias!Um abraço e bom inverno – iniciando-se hj – a todos!!!

    • Cris Turek 22 de junho de 2017 at 16:26 #

      Fernanda, acredite que eu amei também, mas fico bem feliz de não precisar usar estas mantas aqui onde moro, rsrsrs 😉 Beijos.

  4. NATHALIA CABRAL DE VASCONCELLOS TEIXEIRA 20 de Maio de 2017 at 18:27 #

    Boa noite.. quanto​ de lã merino usa para fazer um coberto tamanho bom? Desesperado para enfeite de cama e sofá? O novelo já vem em tamanho ou é metragem?

    Obg

    • Cris Turek 25 de Maio de 2017 at 15:47 #

      Nathalia, o ideal é que você veja as dicas de montagem direto nos links que indico no post, até pra entender o processo. Sobre as meadas você precisa tratar com a Lieda, cujo contato também está no texto. Ela te explica melhor como ela vende. Beijos.

  5. Camila Santos 2 de Maio de 2017 at 19:54 #

    Amei o post, e em clima de preparação para o inverno, veio na hora certa! Obrigada, Cris por estar sempre antenada às tendências que a estação pede!!!!

    • Cris Turek 5 de Maio de 2017 at 11:51 #

      Difícil não olhar para pecas tão vistosas, né Camila? E claro, compartilhar aqui com todos. Beijos 🙂

  6. Marcia 1 de Abril de 2017 at 15:41 #

    Nossa que trabalho incrível, eu pesquisei algumas lãs, mais não achei desse tipo. Eu moro em São Paulo, você conhece algum lugar que vende?

    • Cris Turek 6 de Abril de 2017 at 17:01 #

      Marcia, verifique o link que indico no texto para as meadas de lá Merino, com a Carla Lieda.

Deixe uma resposta