Como fazer mantas com tricô de braço

Como fazer mantas com tricô de braço

O outono chegou e com as noites ficando mais amenas e fresquinhas, produzir uma peça com tricô de braços já não é um desafio calorento.

Até porque no fim você fica com tudo preparadinho pra quando o frio chegar com força. Não vai te pegar de surpresa nem por um segundo.

Os trabalhos com pontos gigantes estão fazendo muito sucesso, e quando a gente bate o olho não tem como não gostar. Peças atuais e simples, mas com muita presença.

Aí fui atrás de tutoriais que explicassem como montar esta dimensão de projeto, e encontrei algumas alternativas interessantes pra você que se empolga como eu  😉 

Encontrei alguns vídeos, até em polonês, mas que não exigem o entendimento da língua pra entender o processo. É assistir e fazer, pode confiar  😀 

O melhor? Estas mantas  ficam prontas rapidinho. Diferente daquelas colchas trabalhosas em crochê e tricô, estas parecem difíceis, mas rendem bastante na hora de produzir.

A lã

A primeira coisa é o fio: que tipo de lã usamos nestes projetos? Lã Merino.

Meadas de lã pura

Aqui no Brasil ainda não é muito comum encontrar meadas tão grossas de lã merino, mas há sim tecelões que vendem em sites como o Elo7. Eu, pessoalmente, indico a Carla Lieda que fia e tinge suas meadas artesanalmente e é de minha confiança. Clique abaixo para entrar em contato com ela:

Fiandeira e tecelã Carla Lieda

 

Essas lãs são 100% lã pura, e só de olhar a gente sente como ficam quentinhas e aconchegantes. Elas só já garantem o charme da sua peça.

Pra você ver como o processo é simples, vai um vídeo curtinho do Ohio e super bem explicado usando meadas revestidas. Talvez você consiga comprar estas meadas direto deles, claro, se fizer questão deste tipo de produto. Ou substitua pelas meadas de lã Merino.

O importante é que este passo-a-passo está muito fácil de entender. Clique na imagem e assista:

Aula grátis

Manta com tricô de braço

 

Usando fios grossos

Mas se você não conseguir comprar nenhuma destas meadas, não tem problema. Opte por fios industrializados mais grossos, mas não tanto, e mais fáceis de encontrar. Uma sugestão é o fio Fascino da Lanafil. Neste caso você resolve a questão tecendo sua manta com fios triplos. Veja só:

Junte 3 fios para tecer

Os fios são bem grossos, mas não o suficiente para dar o efeito dos pontos gigantes. Junte 3 novelos e siga normalmente. Para ver mais clique na imagem acima com dica de Wool and the Gang

O resultado é um trabalho com uma aparência ainda mais leve, espie.

Manta com fios triplos

 

Além da lã Merino 100%, existem outros fios que podem ser adaptados à este projeto. Neste caso é só fazer uma amostra e adaptar a quantidade de pontos à sua necessidade. Clique e veja este fio Maxx da Cisne. Uma alternativa bem fofinha e interessante.

 

Soltando dos braços

Por fim quero te mostrar que sempre tem um jeitinho de não se sentir “enrolada” por uma montanha de meadas de lã  😯 

Sim, dá pra tecer sua manta sem ficar com os braços comprometidos o tempo todo. Você vai precisar de um lugar amplo e plano onde montar seus pontos, mas pode tricotar sem ficar com os pontos nos braços.

Quem mostra é o vídeo da Filart, originalmente em polonês, mas bem auto-explicativo. Clique na imagem abaixo e confira:

Tricô de braços com os pontos soltos

Claro que as meadas grossas ajudam no processo, mas já dá mais tranquilidade caso pinte aquela vontade súbita de ir ao banheiro  😀 

Falando com toda a honestidade, eu não sinto saudades do frio não  🙄 

Por aqui onde moramos, eu só olho, porque não preciso (ufa)….he he he…..mas percebo que tem muita fofura nestas tramas e me coloco no lugar de quem vai se encolher nas noites de inverno. Conheço bem noites de geada e sei que frio dói na pele.

Não tá a fim de um trabalho deste tamanho? Comece com um cachecol. Clique e leia:

Pra você que mora num destes lugares de invernos gélidos, mando estas ideias que aquecem o coração e o corpo. Espero que divirta-se bastante.

E me conte se fizer, combinado?

Fotos: 1 e 5. Blog do Etsy, 2. Fiandeira e TeceLã

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

4 Responses to Como fazer mantas com tricô de braço

  1. Camila Santos 2 de maio de 2017 at 19:54 #

    Amei o post, e em clima de preparação para o inverno, veio na hora certa! Obrigada, Cris por estar sempre antenada às tendências que a estação pede!!!!

    • Cris Turek 5 de maio de 2017 at 11:51 #

      Difícil não olhar para pecas tão vistosas, né Camila? E claro, compartilhar aqui com todos. Beijos 🙂

  2. Marcia 1 de abril de 2017 at 15:41 #

    Nossa que trabalho incrível, eu pesquisei algumas lãs, mais não achei desse tipo. Eu moro em São Paulo, você conhece algum lugar que vende?

    • Cris Turek 6 de abril de 2017 at 17:01 #

      Marcia, verifique o link que indico no texto para as meadas de lá Merino, com a Carla Lieda.

Deixe uma resposta