

Um dos acabamentos mais interessantes e que fazem parte de um estilo de decoração, é o Provençal. Vocês conhecem qual é, afinal já expliquei a origem deles para vocês em outro post.
A verdade é que para se conseguir o efeito exato, é preciso caprichar, especialmente falando em móveis. Mas como eu dei a dica de criar objetos personalizados reciclando madeira velha, e ainda reforcei que com pátina ficam ainda mais lindas, acho que é bastante bom ensinar um passo-a-passo super fácil para usar em pequenas peças.
A técnica é feita com vela, que pode ser substituída por cera em pasta. A vela impede que a tinta adira totalmente à madeira, facilitando assim a obtenção do efeito provençal. Vamos lá. O material necessário é:
- Lixa nº 220 vermelha e lixa de madeira
- Trouxinha de pano
- Pincel macio
- Vela ou Cera em pasta incolor
- Tinta PVA látex branca
- Verniz a base de água

Prepare a peça lixando bem com a lixa 220. Limpe-a bem em seguida, tirando com um pano todo o pó que houver. Limpe sua superfície de trabalho também.

Quebre a vela num pedaço menor e passe por toda a superfície da peça, especialmente nas partes que você deseja dar mais desgaste.

Ficará uma porção de rebarbinhas de vela nas bordas da peça.

Então limpe bem essas sobras usando um pincel largo.

Passe uma demão da tinta branca na peça. Não capriche demais na cobertura, afinal o efeito é de desgastado mesmo.

Lembre de pintar nas frestas também. Deixe secar bem.

Secou? Passe a lixa 220 vermelha. Saírá uma camada de tinta branca junto com a vela ou a cera, dando o efeito do desgastado. Não exagere nessa etapa.

Depois de lixada e limpa, passe duas demãos de verniz a base de água em toda a peça para dar o acabamento.

Observe o efeito final da pátina com a técnica da vela.
Gente, essa é uma técnica bem simples da pátina provençal, existem outras que mostrarei oportunamente. O segredo é sempre caprichar no preparo da peça lixando bem, na limpeza entre as etapas e nesse caso não esquecer de lixar somente num sentido, para não marcar a peça e ter que recomeçar do zero. Outra dica é não usar verniz amarelo, afinal o efeito provençal exige um acabamento bem branquinho.
Dúvidas? Assista ao vídeo no Youtube com o passo-a-passo completinho da equipe do Fazendo Arte que organizou esse material.
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Bom dia!!!
Preciso de uma informação, tenho um armário na minha cozinha da churrasqueira feito em MDF laminado, suas portas estão na cor de madeira escura (Não é o MDF cru), porém não gosto, pois acho que escurece muito minha cozinha… Nesse caso, será que dá certo tentar lixar e fazer uma patina como você ensina no seu blog?
Vi que no exemplo de bandejas e caixinhas, seria perfeitamente viável. Mas é que no meu caso o meu MDF não é cru!! Tem alguma coisa que posso fazer? Ou só trocando o armário?! Desde já agradeço sua atenção.
Maria Helena
Maria Helena sobre o laminado a pátina não funciona do mesmo jeito, porque a tinta descasca mais facilmente com o tempo. Não tem garantia. Se quiser arriscar lembre de lixar bem a superfície antes de pintar. Opte também por tintas epóxi.
Tinha em minha casa uma mesa em madeira, pintada de marron escuro. era uma mesa toda machucada de pancadas. Resolvi brincar com esta técnica e o primeiro objeto a ser testado foi essa mesa. Lixei;colei coraçoes de MDF nas laterais;limpei;pintei com tinta marro a base d’agua (acho que nem era preciso, pois a mesa era marron),passei vela em todas as arestas da mesa (pernas e tampa e em torno dos coraçoes); tirei com um pincel o excesso de vela; dei uma mão de tinta branca ; sequei com secador de cabelo; dei a 2º mão de tinta branca; sequei;dei a 3º demão;sequei; passei a lixa 100 apenas nas bordas para aparecer um fio marron; encerei muito bem com cera incolor em pasta e por último dei um lustre com pano atoalhado. Ficou magnifica.
Peguei 4 cadeiras dessas antigas (madeira nas costas e palhinha no assento). A madeira deixei na cor natural;já o assento subistitui a palha por tampa de madeira e pintei de branco com a mesma tecnica da mesa); fiz almofadas brancas com bordado inglês. O conjunto do lixo passou a Luxo. Ficou muuuuito bonito.
Obrigada pelas dicas. Agora quero fazer uma cristaleira usando um guarda-roupa.
Francisca Cabrinde de Lima
RJ – Tijuca
Francisca que legal, parabéns pela dedicação. Mande fotos pra gente, queremos ver. [email protected]
Boa noite Cris.Gostaria de saber se posso aplicar pátina provençal em porta de banheiro e uma porta de entrada pela cozinha sendo que esta última fica em área coberta e pensei em isolá-las com verniz a base de água após a pátina..Ah,neste caso existe algum produto para ser aplicado na madeira após lixá-la antes de aplicar a primeira demão de tinta e logo após posso aplicar vela nos cantos para obter os detalhes da ´patina provençal? Obrigada.Urgente por favor.Abraços.
Graça pode sim, a pintura já protege a madeira. Leia mais dicas de pátina nesse post:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/01/como-fazer-a-patina-provencal-em-seus-moveis-e-objetos/
e se quiser usar vela, pode usar na porta também, é igual. Beijos.
Olá! Estou procurando dicas para fazer a pátina em um móvel antigo que adquiri e o melhor site que encontrei para isso foi o seu, muito bom. Gostaria de aproveitar e te perguntar se é possível, com essa técnica da vela, colocar outra cor por baixo da branca, como o azul por exemplo, que já ví em outra peças e fica lindo! Obrigada desde já! Beijos
Renata é possível sim, apenas você deve incluir mais uma camada de pintura e aplicar a vela sobre a tinta seca, pra raspar só a branca e deixar a colorida aparecendo. Fica lindo. Beijos.
Muita obrigada!!!
Cris!
Já faço essa técnica do provençal com esse resultado ¨miúdo¨, conforme está na bandeja…E para dar efeito ¨maior¨ parecido com as peças mostradas no post (letra e cadeira),você sabe como fazer?
Denise basta aplicar a vela em áreas maiores ou então optar pela pátina tradicional. Use o campo de pesquisa lá no alto e confira nosso outro post sobre o assunto também com fotografias. Beijos.
Adorei essa técnica!!Vou fazer umas mini plaquinhas para porta de banheiro, escrito Ele/Ela, e depois um cabideiro decorativo.
Obrigada pelas dicas!
Olá! 🙂
Me ajuda!? rs
Posso usar essa técnica na minha janela velha de madeira com veneziana e tudo!?
Ela pega sol e as vezes chuva tb!
Ja lixei ela toda. Esta lisa e como tinha uma tinha feia meio vinho, iria pintar duas vezes de Ocre e depois branco por cima.
Da certo? :/
Desde Ja obrigado!
Juliano dá certo sim, é só proteger com verniz marítimo, se pegar muita chuva.
achei o que eu queria depois de muito procurar, além de vc., ser bem detalhada na explicação, a peça fica linda!!! parabéns.
Olá amei td comprei a tinta látex suvinil e possuo um armário embutido de madeira pura. Gostaria de esclarecer algumas dúvidas: a vela passo em todo o armário ou só em algumas partes? comprei a lixa 220 vermelha, serve ou devo co prar outra para lixar a tinta branca? Lixo todo o armário ou só em algumas partes depois da pintura branca? tem alguma marca de vernis a base dagua fosco para indicar?
Obrigada.. Karinne
Karinne a vela e a lixa devem ser passadas somente nos lugares onde você vai querer que a madeira fique aparente, ou seja, somente em alguns lugares. Marca de verniz pode ser Coral.
Será que dá para fazer este tipo de pátina num armário grande de quarto? Obrigada. Beijos para todas.
Eliabeth use o campo de pesquisa lá no alto e confira nosso outro post de pátina, mas apropriado para peças grandes.
Olá muito obrigada pelas dicas.. só gostaria de tirar uma dúvida.. é possível fazer desta mesma forma em ferro??
Grata
Fabiane
Fabiane o ferro exige outros tratamentos para proteger contra a ferrugem e o ato de lixar a tinta fora é um facilitador de que ela apareça. Eu optaria por outros tipos de pintura para não perder o trabalho. Beijos.
olá!!ja te fix um monte de perguntas , mais gostaria de tirar outra duvida. no lugar da vela posso usar cera? e pode ser qualquer cera incolor em pasta? mais uma vez obrigado
Bom dia! gostaria da sua ajuda.fui fazer essa tecnica provencal com vela, só que eu passei duas demaos de tinta branca(esperando secar entre elas)e quando fui lixar nao ficou bom,saiu muita tinta em pedacos grandes.sera q foi porq dei duas demaos?tem q ser uma mao só de tinta branca?e gostaria tambem de saber quanto tempo devo esperar secar a tinta para poder passar a lixa.fico esperando uma resposta,desde ja agradeco
Adriana provavelmente você apertou demais a vela e ela fez uma camada sobre a madeira maior do que a necessária. Você deve apenas esfregar sem exageros ou a parafina vai isolar pedaços grandes de madeira e descascar como aconteceu.
1-Pode passar duas demãos de tinta, não tem problema. Lembre também se você não pintou sobre tinta velha, isso pode fazer a tinta desgrudar em grandes pedaços.
2-Use cera conforme mencionado no texto.
3-Sempre espere o tempo de secagem indicado na lata pelo fabricante, no mínimo 24 horas. Beijos.
Parabéns pelo site, é lindo!
Há tempos que eu procurava um passo a passo sobre a técnica provençal mas não encontrava nada especial, amei tanto seu post que tive que comentar.
Suas dicas são excelentes, muito obrigada pelo seu lindo trabalho.
Parabéns!
Boa noite,gostaria de saber se fazendo a pátina com cera em mesa não irá estragar com panelas ou pratos quentes? Obrigada.
Janice a pintura da mesa estragaria do mesmo jeito que qualquer superfície pintada estraga com o excesso de calor. Lembre que a cera dessa pátina é raspada após a pintura, mas a tinta pode amarelar com o calor, qualquer que seja a técnica usada. Beijos.
Boa tarde
gostaria de saber se esta técnica funciona bem em uma mesa de jantar, pois tenho receio que ela fique encardida com o tempo
Agradeço antecipadamente
Se aplicar verniz no acabamento não tem porque encardir Alexandre.
Estou muito feliz com as dicas que venho recebendo são ótimas. Fiz um banco de varanda reaproveitando a cama velha de minha filha gostaria de receber uma dica para pinta-lo.
Confira esse pap de pátina Rosalia, clique:
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/01/como-fazer-a-patina-provencal-em-seus-moveis-e-objetos/
Oi Cris,gostaria de fazer a patine provençal em uma mesa antiga,mas será que e
la não vai amarelar?
Mara, é só usar tintas e verniz a base de água. Os produtos que usam outro solventes normalmente amarelam.
Essa tecnica funciona em resina??? Se sim…se ela for branca para dar o efeito eu devo pinta-la de “cor de madeira” 1º?? Obrigada
Tahny, a pátina é destinada a superfícies de madeira, não sei se vai aderir à resina. Faça um teste.
Olá, adoro tdo que se diz a respeito de artesanato e tbm gosto muito de suas dicas.
Gostaria de saber se numa madeira cerejeira(pelo menos se diz cerejeira) invernizada, posso aplicar diretamente a vela p fazer provençal ou dvo lixar a madeira antes?
obrigada.
Rose, você sempre deve lixar a madeira antes ou a tinta vai descolar só de olhar nela. Beijos.
Bom dia Cris,
Nunca fiz patina e estou querendo fazer patina provençal em uma comoda antiga de fundo marrom quase negro.
Posso usar essa mesma tecnica?
At Fran.
Francyelle, você vai precisar retirar toda tinta que já existe sobre a cômoda, ou qualquer outra tinta que aplique sobre ela descascará rapidamente e seu trabalho será todo perdido. Essa técnica e a outra que temos aqui na Vila, exigem que a pintura seja feita sobre a madeira lixada e limpa. Beijos.
Acheia a técnica da Patina Provençal com vela fantástica. Cheguei lá, porém ao aplicar o verniz á base de água, a peça ficou amarelada. Gostaria que ela ficasse natural como antes da aplicação do verniz. Pode me informar aonde errei? Muito grata
Linda Ramos
Linda, o que amarela a peça é o verniz. Por ser incolor e a base de água não deveria ter acontecido. Verifique a validade, poe ter sido esse o problema.
Adorei as dicas , muito faceias..!
Oi Cris te achei via google e adorei, estava procurando como fazer uma pátina só com uma cor, pra deixar a madeira aparecendo e achei a respota aqui, na pátina provençal, quero fazer num aparador, mas quero em vermelho, posso usar essa técnica? outra dúvida, tenho um rack de televisão, desses “modernos”, de mdf com uma cobertura de alguma coisa brilhante, tipo uma fórmica ou sei lá o que, não entendo patavinas disso e gostaria de fazer pátina tb, será que funciona, li nos nos comentários que tem que lixar pra tirar o tal brilho, e depois, pinto normal e faço o processo todo? não sei se me fiz entender na descrição do móvel, mas em resumo, adorei e vou ler tudo.
Mauriceia, você vai lixar se o seu revestimento for madeira. Se for qualquer revestimento vinílico, não há garantias de que ficará bom. Se for madeira com laca, sim….pode lixar já.
gostaria de aprender as técnicas de pátina, mas acho um pouco dificil, não sei se vou dar conta do trabalho. acho tudo lindo quero muito aprender, tchau, miriam
A melhor forma de aprender Miriam, é experimentando. Comece o quanto antes. Beijos.
Olá Cris,
Que bom que achei seu site, pois desde que vi uma reportagem no Jornal Hoje, me apaxonei por esta técnica e já tenha a 1ª vítima (rsrsss), uma cômoda de cerejeira +/- antiga, mas quero fazê-la em branco com envelhecido em preto, veja se estou certa: pinto com a tinta preta, depois passo a vela, lixo, pinto com a branca e lixo de novo e passo o verniz?
E sabe esses espelhos baratos que compramos em bazar que já vem com moldura, será q fica legal tb?
Amei seu site, já estou fã, obrigada!
Bjos
Ana Pinte de preto, passe a vela, pinte de branco e depois lixe onde você passou a vela, só uma vez. Depois você passa o verniz. Qualquer peça fica linda com pátina, pode fazer sem medo. Boa sorte. Beijos.
OLÁ CRIS! PARA COMEÇAR MUITO+MUITO OBRIGADA MESMO!! MEIO POR ACASO ACHEI SEU BLOG E ACHEI A MATÉRIA QUE ESTAVA PROCURANDO, COMO FAZER PATINA PROVENÇAL!TENHO EM MINHA CASA UM JOGO DE MESA E DUAS CADEIRAS LINDAS, MAS PORÉM DESGASTADAS PELO TEMPO +OU- 80 ANOS, E QUASE QUE ELAS FORAM PARAR NO LIXO, POIS MEU MARIDO FALOU QUE NÃO TINHA MAIS JEITO QUE QUERIA MILAGRE E ENTÃO O MILAGRE ACONTECEU, FIZ SUA TÉCNICA DE PÁTINA PROVENÇAL FICOU MARAVILHOSO, E O JOGO JÁ ESTÁ NA VARANDA DO MEU QUARTO LINDA, TODA CHARMOSA COMO MERECE E COM CERTEZA VAI FICAR MAIS UNS ANOS CONOSCO! BEIJOS
Querida, depois de me contar tudo isso você está comprometida. Envie uma foto para [email protected] Por favor, não me mate de curiosidade. beijos.
ola! eu gostaria de saber se eu usar cor tabaco e branco.. o tabaco embaixo e o branco em cima.. eu passo a vela em qual etapa.. depois que eu passa o tabaco??
obrigada!
exatamente amiga, depois da cor tabaco. A vela é para que a tinta de cima não grude e seja mais fácil fazer o efeito de pátina. Beijos.
ola!parabéns pelas peças feitas neste site .
Gostaria de saber em que ocasião uso o fundo automotivo para as peças em patinas ?
Julio, em nossos paps não indico o uso de fundo automotivo. Confira a pátina para móveis no artigo de pátina provençal tradicional. No que pudermos auxiliar, escreva. Abraços.
gostaria muito de saber se em guarda roupa que sao de madeira compensadas pode ser aplicada a tecnica do patina por favor me ajudem
Sim Paula, pode sim. É o mesmo procedimento. Abraços.
Oi Cris,
Obrigada pela dica!
Vou “executar” e depois te mostro…
Beijos ,
Ana Paula
Tenho um espelho de moldura dourada na minha sala . A moldura é toda entalhada e a cor do dourado é mais escura nas depressões da madeira ( como se fosse um dourado envelhecido ). Quero fazer a técnica provençal neste espelho e tenho algumas dúvidas:
Devo lixar a madeira ( já que a superficie é lisa) ?
Posso passa a vela por cima da tinha dourada original ?
Posso usar tinta acírilica branca fosca ( já tenho essa tinta em casa) e depois passar a lixa e por cima dar acabamento com verniz a base de água?
obrigada ,
Ana Paula.
Ana Paula, não lixe a madeira e aproveite o dourado da base para dar um efeito de pátina diferente. Pule para as outras estapas, passe a vela onde desejar e continue adiante.
Pode usar a sua tinta mesmo, vai dar certo. Depois mostre pra gente, tá? Beijocas.
Fiz e ficou linda a patina provençal em um móvel, mas já comprei 2 vernizes e fica amarelado, vcs podem me indicar um verniz que não altere a cor da Pátina provençal branca.
Obrigada
Leticia
Letícia, tem que ser verniz a base de água para não amarelar. Depois mande pra gente fotos do seu móvel, ok?
no [email protected]
Adorei essa idéia! Confesso que estou “coçando de vontade” de fazer reciclagem em vários móveis ultimamente!!! Pena que ainda estou na fase de ter que estudar muuuuito! Mas… em breve: me aguardem.
Parabéns pelas belas idéias que seu blog sempre apresenta.
Sueli, se a gente pensa demais, acaba não fazendo nada, não é?
Vá lá, comece com algo pequeno e depois confira as nossas dicas de pátina para móveis maiores.
Está tudo no blog. Beijos.
Oi Mary!
O verniz não quer secar?
Você usou à base de água ou acrílico? E a tinta era PVA ou acrílica?
Não sou “expert” no assunto, mas sei que isso faz uma diferença danada!
A tinta acrílica já tem brilho e qquando eu a uso evito passar verniz porque gruda um pouquinho. quando passo, coloco um pouco de verniz fosco num “prato”, passo o rolinho no verniz e passo rapidinho na peça uma vez só.
Bom, tomara que seque o seu verniz. É ruim a gente fazer uma coisa e não sair do jeito que a gente pensava né?
Um abraço
Cláu
Valeu a troca de dicas Clau. Espero que a Mary encontre o problema. Abraços.
Oi Cris,
penso que devo ter errado então quando fiz rombox pra minha cunhada. Tinha lido num artigo que era pra pintar toda a peça de marrom, depois passar parafina (vela), pintar três vezes ou até ficar branco de novo, depois lixar. Fiz isso e ficou bem legal. Marido disse que estava parecendo coisa suja e que irmã não ia gostar. Pintei tudo por cima de novo e agora to com vergonha de entregar. Ficou assim uns avermelhados como se a madeira fosse cedro sabe?
Queria entregar pra ela essa semana, será que tem como consertar? De novo?
Se eu soubesse que gustavo não entendia de pátina tinha deixado do jeito que estava da primeira vez rsrsrs
Beijão
Cláu
Clau, essa técnica da vela é para fazer coisas simples, menores e fáceis. O procedimento que você fez está certo também, e acho que o seu marido não entendeu o efeito que a pátina dá nas peças. Tá tudo certo. Eu acho que talvez você possa lixar a peça novamente para aparecer mais da cor marrom. Esse é o charme da pátina. E se sentir que obteve o efeito que queria, aí sim passe um verniz de acabamento. Se mesmo assim não ficar bom fia, lixa tudinho, tudinho de novo e comece do zero. Divirta-se amiga, rsrsrs!!!
Oi,
Eu adorei as dicas que vc deu aqui! Me esclareceu mtas coisas que não fiz. Não sou boa em trabalhos manuais, mas sismei em fazer patina numa mini cômoda em mdf Fiz várias coisas erradas como lixar pouco, esquecer de limpar o pó, passar tinta em excesso, não agitar o verniz e passar mto…! Remocei tudo, fiz certinho, mas mesmo assim o verniz fosco acrilex não quer secar, fica sempre grudento. O que eu faço? Vc pode me dar uma ajuda ^^
obrigada.
Você ensinou e fui lá e fiz dois quadrinhos para a Mariana.
Já estão no blog.
Não está assim, nenhuma brastemp, mas a dona gostou, então…acho que aprovou….rsss.
Beijocas Cris!!
Adorei!!!
Tem tanta coisa bonita e facil de fazer, q temos mesmo é montar um atelie pra ter um pouco de tudo. kkk
Té mais! Kalker nv eu ligo.
Obrigado,vocês são legais a bessa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que ótima dica Cris! eu estou precisando renovar uns móveis aqui em casa e descobri que o laqueamento sai mais barato. Só que não tem o charme da pátina.
Agora que aprendi essa técnica, vou tentar eu mesma e depois te conto, ok?
Um abraço!
Querida Xará, agradeço sua visita ao meu blog e devo confessar que embora sempre passe por aqui, nem sempre tenho o tempo que gostaria para deixar um comentário. Adoro suas postagens e tiro muitas idéias aqui do seu blog. Parabéns!