Como fazer um banner de tecido

Como fazer um banner de tecido

Estou chamando de banner mas sei que muitos chamam de estandarte. Mas como estandarte é a bandeira que é levada numa haste, então vamos de banner de tecido, porque vamos fazer para pendurar e decorar a parede.

A ideia pode ser feita pra muitas coisas, com frases e símbolos diferentes. No nosso projeto optei por algo mais apaixonado, pra dar aquele clima “love is in the air” que é tão gostoso,  😀 

Bom, a dica é usar algodão cru, que além de ser um tecido bem em conta, fica com uma textura super interessante. Apenas lembre de lavar antes de começar, pra tirar a goma e não interferir no seu projeto.

Também estou usando para o acabamento uma passamanaria linda da Hak Aviamentos, que dá um toque todo especial ao banner, com aquele destaque que ele merece.

Separe também um palito de churrasco e um tecido estampado pra recortar o nosso coração. Vamos lá?

 

Como fazer um banner de tecido

 

Imprima e corte o tecido

Clique aqui e imprima o seu molde, que tá em tamanho A4, padrão de folha de impressora. Corte seu algodão cru um pouquinho maior que a folha de papel. Veja que eu marquei o centro da base e as duas laterais, que usaremos pra traçar as linhas da ponta do nosso banner. Logo adiante.

 

Demarque o contorno

Comece traçando as linhas do contorno da folha.

 

Coloque o carbono

Artesanatos de natal, aprenda agora

Não tire a folha de cima do tecido; antes encaixe um papel carbono entre ela e o tecido.

 

Trace as linhas

Trace as linhas do texto.

 

Desenho traçado

O desenho está traçado. No coração faça apenas algumas marcações pra posicionar. Lembre de traçar as marcas das laterais e da base.

 

Risque a ponta do banner

Agora trace a ponta do banner unindo as marcas. Sim, você pode fazer isso no papel e recortar antes de passar os riscos, tanto faz antes ou agora.

 

Deixe uma margem

Na parte de cima, deixe uma margem de 4cm, pra fazermos o encaixe do palito.

 

Aplique termolina

Pra não desfiar nas bordas, vamos aplicar termolina leitosa em todo o contorno do traçado do banner. Acelere a secagem da termolina usando um secador de cabelos ou aguarde.

 

Recorte o contorno

Depois de seco corte todo o contorno do banner.

 

Aplique cola

Na borda superior onde deixamos uma margem, faça uma dobrinha para trás, aplique cola de silicone líquida em toda a extensão…

 

Vire e cole

… vire mais uma vez e cole, formando um tubinho.

 

Escolha o pincel

Escolha o pincel certo, neste caso o ideal é o pincel chato, referência 454 da Condor. Reparou nos pelos que parecem cortados? Não é defeito, eles são para pinturas que pedem pinceladas mais precisas, como é o caso, e este pincel é perfeito para pintura em tecido. Saiba mais, clique Blog Pintura Condor.

 

Pinte os contornos

Como nossa pintura é chapada, pinte primeiro os contornos e depois preencha as letras. A tinta, é claro, é tinta para tecido.

 

Faça o acabamento

Pra finalizar e acertar bem as bordas das letras, use um pincel de ponta bem fina. Ainda tem dúvidas? Consulte qual pincel usar, clique.

 

Aplique cola gel

Use o molde do coração pra cortar seu tecido estampado. Pode ser um tecido de algodão, um tricoline e até uma chita. Vai do seu gosto. Aplique cola gel ou cola de decupagem, ou cola branca extra no verso. Espalhe bem.

 

Posicione e cole

Posicione o seu coração nas marcações que deixou no banner e com o pincel molhado na cola assente o tecido sobre o banner, Não deixe nenhuma pontinha levantada.

 

Cole a alça

No alto, pra servir de alça para seu banner, cole com cola de silicone líquido uma sianinha. A minha é uma sianinha crua da Hak Aviamentos, que tem tudo a ver com o contexto. Também dá pra amarrar um cordão no final do projeto, no palito de churrasco, e ter um resultado um pouco diferente, mas também bem legal.

 

Cole a passamanaria

Pra finalizar aplique a mesma cola de silicone em toda a borda do banner, um trechinho por vez, e fixe a passamanaria. Se quiser igual a que estou usando clique aqui e anote a referência pra pedir na sua loja de armarinhos. Ah, e sim, você pode costurar ao invés de colar, sem problemas.

Por fim, antes de pendurar, passe o palito de churrasco pelo tubinho; ele vai dar estrutura ao seu banner. 

E agora? Parede pra que te quero  😉 

Fotos: Marcelo Pereto

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

6 Respostas para: Como fazer um banner de tecido

  1. Helen Mariane 5 de julho de 2016 at 12:07 #

    Amei essa idéia Cris, mas vou fazer um banner bordado no caso ; ))))

    • Cris Turek 7 de julho de 2016 at 14:52 #

      Nem poderia ser diferente, né Helen? 😀

  2. Lucenira Marinho Marques 10 de junho de 2016 at 15:27 #

    muito obrigada amei todos os modelos que eu recebi,vou esperar mais obrigada.

    • Cris Turek 13 de junho de 2016 at 19:51 #

      Que bom Lucenira, continue participando. Beijos.

  3. Heloisa Amado 4 de junho de 2016 at 13:52 #

    Adoreiiiiii Cris, mto lindoooooo, bjs

    • Cris Turek 13 de junho de 2016 at 20:04 #

      Fofo, né Heloisa? 😀

Deixe uma resposta