O que mais gosto em passo-a-passo como este é o uso de técnicas tão antigas em acessórios super descolados e atuais, bem a cara dos dias de hoje. E gosto muito também quando temos um nova colaboradora ensinando a dica de como fazer um broche bordado dentro deste contexto despojado.
Aliás, ando super contente em estar conhecendo tanta gente talentosa e colaborativa, que nos últimos tempos tem chegado por aqui com disposição para compartilhar habilidades e ideias. Hoje, em especial, recebemos a Helen Mariane, do Bordado Love, com esta sugestão encantadora.
A Helen é ilustradora e borda há bastante tempo, mas agora sentiu que chegou a hora de passar adiante sua linguagem através de tutoriais simples, que qualquer pessoa consiga fazer somente com o que tiver em mãos. Esta é a proposta dela para o passo-a-passo do broche bordado que podemos usar pra dar mais charme às nossas roupas e acessórios, independente de idade e estilo.
Como é de praxe, divulgo aqui todos os contatos e páginas da Helen Mariane pra você passar lá, conhecer, curtir e seguir. Não vamos esquecer que nossa audiência e engajamento fazem nossa colaboradora feliz e com vontade de voltar mais vezes. Para nossa alegria. Você curte bordado? Então confere aí embaixo pois sempre é tempo de se surpreender com boas novas.
- Facebook: Bordado Love
- Instagram: HMariane
- Loja: Bordado Love
- Email: [email protected]
Agora a Helen segue com um bate-papo e um broche bordado pra te ensinar.
Como fazer um broche bordado
Oi gente! Helen Mariane aqui. Esse é meu 1º pap aqui na Vila, espero que seja útil 😀
Eu amo bordar e estou sempre atrás de novos projetos utilizando essa técnica. O bordado livre permite muita criatividade já que não precisa contar pontos e pode ser feito em praticamente qualquer tipo de tecido.
Nesse passo-a-passo vou ensinar como bordar broches que você pode colocar onde quiser: na roupa, bolsa, acessórios, etc ou mesmo presentear e vender. Vamos lá:

Materiais que você vai precisar:
- Tecido (usei algodão cru, mas você pode usar o tecido que quiser; use um confortável pra bordar e/ou costurar)
- Linhas e agulha para bordar
- Tesoura
- Bastidor
- Feltro na cor de sua preferência
- Alfinetes ou base/fechos de broche


Escolha seu desenho conforme seu gosto.
Com o desenho já riscado no tecido, corte um pedaço de feltro que cubra a área do desenho por trás e ainda tenha espaço de folga.
Nesse pap desenhei à lápis diretamente no tecido, mas você pode utilizar outros métodos de transferir o desenho.
Aqui na Vila tem esse post com todas as informações, clique:
Dicas para iniciar seu bordado

Junte o tecido e o feltro e comece a bordar seu desenho.
Utilizei ponto atrás. Não sabe fazer este ponto? Clique e aprenda:

Gosto de bordar usando bastidor, mas dá pra você bordar sem problemas, se não tiver um à mão.

Com o desenho bordado, recorte o tecido extra em volta do desenho. O broche pode ter o formato que você quiser: círculo, quadrado, irregular.
Corte outro pedaço de feltro um pouco maior do que o seu desenho já bordado.

Nesse pedaço de feltro, costure no meio dele um alfinete ou fecho/base de broche.
Ou se pretende colar diretamente o broche no verso utilizando a cola pano, pode pular esse passo.

Una o desenho já bordado com esse novo feltro que você cortou e fixou o fecho. Pode utilizar o ponto que achar melhor: pesponto, caseado, cadeia. Aqui usei pesponto.

O broche está pronto! Não ficou fofo? 😀

Lugares pra você colocar seu broche bordado novinho 😉
Gostou? Qualquer dúvida e opinião, por favor deixe nos comentários.
Sabe pontos mais elaborados? Manda ver e incremente seu broche bordado, deixe-o ainda mais exclusivo.
Helen, super obrigada por vir compartilhar suas artes e seu talento conosco. É tão bom pensar diferente e sair do lugar comum, adoramos sua visita e esperamos vê-la de volta aqui na Vila.
Você que nos leu até aqui, não deixe de visitar os espaços da Helen Mariane e deixar seu comentário aqui no post.
Este é um post colaborativo e você também pode enviar o seu e participar da Vila. Escreva antes pedindo mais informações, clique aqui.
Fotos e passo-a-passo: Helen Mariane
Não copie, compartilhe.
Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.
Adorei!!!!
A visita nova e a idéia do broche bordado!!! Fofinho demais!!!
Bejokas!!!!
Super beijos Tia Ana Flor, 😀
Gostei muito da aula de ponto atrás. Muitíssimo obrigada, vou bordar.
Obrigada Eliana, aproveite bastante.Bjs
Gostei! É bonito, prático e existem n lugares pra se colocar um broche assim. Obrigada por dividir com a gente!
Obrigada Agnes, também gosto de dicas que estão ao nosso alcance, 😀