Como fazer um cartão com scrap e com o tema corujas

Cartão em scrap tema corujinhas, frente e interior

Oi gente, nosso projeto de hoje é um cartão com scrap para qualquer ocasião, com o tema corujinhas. Esse é um projeto simples, básico, pra iniciar.

Ao longo do passo a passo dou algumas instruções e dicas básicas sobre o scrap e também ensino a montar uma flor com modelagem que vocês podem aproveitar em outros projetos no futuro.

 

Materiais sugeridos para o scrap

Materiais de scrapbook que devemos ter para nossos projetos

* Papéis para scrapbooking: em geral são dupla face, coleções com páginas coordenadas pra facilitar a composição dos projetos. O mais recomendado, principalmente pra quem está iniciando são os de gramatura média 120g/m2, para bases de cartões ou outros projetos que exijam sustentação. Nesse projeto recomendo os papéis de 180g/m2 (é o que vamos usar aqui), que você pode encontrar em folhas grandes, A2 ou também no formato scrapbooking com o nome de “Cardstock”. São texturizados em uma das faces.

* Base de corte: super importante pra proteger seu espaço de trabalho e ter resultados mais precisos no corte do papel. É feita de um material muito resistente, que se regenera após o corte, tem uma durabilidade excelente. E é a mesma base usada para o patchwork, de um lado tem as medidas simples e do outro as angulações para corte de tecido. Se de início você não tiver condições de adquirir uma, pode usar um pedaço de vidro mais grosso, evitando danificar sua mesa.

* Estilete e régua de metal: dupla indispensável no scrapbooking, a régua precisa ser de metal porque a lâmina do estilete é muito afiada e arranca pedaços, literalmente, da régua plástica. O estilete deve estar sempre bem afiado e com lâminas íntegras, para garantir um bom corte. Nesse caso, o meu estilete é ergonômico e tem cabo flexível, o que dá um conforto maior, pode ser manuseado como uma caneta, sem perder a firmeza e precisão.

* Cola para scrapbooking: é uma cola específica livre de ácidos que danificam o papel com o passar do tempo, tem consistência adequada e pouca umidade. Em projetos sem fotos ela até pode ser substituída, mas se houverem fotos é importante que seja essa.

* Fita dupla face e fita-banana: imprescindíveis e insubstituíveis no scrapbooking; fita dupla face para colagem em situações que não pode haver umidade, ou de detalhes que precisem de uma aderência maior. A fita-banana também é gomada dos dois lados, mas no meio, ela tem uma espuminha que dá profundidade e relevo nos projetos

* Tesouras: que sejam afiadas, com boa precisão de corte. Existem as antiaderentes, as que fazem bordas e efeitos decorativos, entre outras específicas que ao longo das postagens eu mostro pra vocês.

* Dobradeira: auxilia a fazer dobras no papel, sem amassá-lo, feita de um material específico, ela não risca o papel, não amassa e não deixa brilho. Pra quem faz cartões e encadernações é essencial.

* Furadores: disponíveis em vários tamanhos e formatos, cortam precisamente o papel no formato indicado, flores, estrelas, borboletas, etc, muito útil e prático. Quem não possui nenhum, e não pode adquirir no momento, pode improvisar com moldes, recortando os desenhos à mão.

 

Como fazer cartão com scrap 

 

Segredos da encadernação artesanal

Papel base para fazer seu cartão

Cartões não tem medida padrão, você pode fazer do tamanho que quiser, mas vou deixar uma dica: na dúvida, pegue uma folha A4 e dobre ao meio, corte essa medida no papel de base do seu cartão, quando dobrado ao meio ficará com um ótimo tamanho.

Nesse projeto eu cortei a base do cartão em Cardstock azul petróleo (21 x 15 cm). Percebam na foto que eu uso a linha da base de corte como guia, e as medidas impressas na própria base, auxiliam muito.

Dobre o papel base do cartão e vinque

Dobre o papel ao meio, unindo as pontas, tomando o cuidado pra que fique bem simétrico. Alise com a dobradeira, caso não possua, pressione com as mãos, usando um paninho limpo e seco.

Com os furadores corte os papeis decorados

Usando os furadores que escolhi, separei alguns cortes pra fazer um medalhão de flor. Cortei um círculo escalope, duas folhas tipo samambaia, duas margaridas. Com o furador redondo, retirei um círculo rosa do papel, mas poderia ter recortado à mão caso não tivesse. Faça isso se for o seu caso.

Monte o conjunto decorativo

Aqui estão os recortes separados e escolhidos para a montagem da flor.

Vinque as pétalas da flor

Vamos agora dar formato à flor: pegue os recortes de margarida, e aperte delicadamente cada pétala ao redor de um palito para modelar. No meu caso usei agulhão de metal. Faça isso em todas as pétalas e nas folhas também. É assim que se faz uma flor com modelagem.

Vamos separar todos os itens do cartão

Cortei o papel estampado de corujinhas (14,5 x 9,5 cm) um pouco menor que a base do cartão, assim ficou uma moldurinha destacando o desenho, colei na base com cola.

 

De uma das folhas de papel decorado, tirei a barrinha listrada e colorida. Cortei no tamanho da base do cartão. Como é um retalho que precisa de mais aderência, colei com fita dupla face.

 

Montagem da flor de scrap modelada

Montagem da flor: para dar volume e deixar a flor em várias camadas, usei fita-banana, essa amarelinha. Primeiro cole as duas margaridas azuis uma sobre a outra, desencontrando as pétalas. Use uma gotinha mínima de cola. Vire todos os recortes e cole no verso um pedaço de fita-banana.

Dica importante: fita-banana não pode ser cortada com tesoura, a tesoura gruda, mastiga e não corta direito, o correto é grudar a fita na base e cortá-la com estilete, dessa forma fica fácil cortar pedaços pequenos e bem simétricos.

Finalize o cartão e o detalhe da flor

Monte a flor sobrepondo os recortes nessa ordem: medalhão escalope, círculo rosa, margarida, e cole as folhas por baixo da flor.

Não coloquei o botão como material na listagem porque aqui fica a ideia pra vocês, mas tem outras inúmeras possibilidades: poderia ser um círculo de furador, ou um aplique metálico (bailarina) ou strass. Todos dão um acabamento muito bonito.

 Aqui você já tem seu cartão pronto.

Interior do cartão também é decorado

Como o cartão tem base escura fica difícil escrever. Eu sempre aconselho a cortar um papel mais claro e fazer um “tapete” (14,5 x 9,5 cm). Além de dar um acabamento bem legal, ainda fica mais confortável pra quem vai escrever.

 

Pra dar um charminho, colei no cantinho uma coruja que recortei do papel decorado.

Cole detalhes de strass para dar  graça

Vamos enfeitar mais um pouquinho? Colei strass na faixa listrada e …….

Fiz uma corujinha em 3D para dar um detalhe extra

 …….. recortei uma coruja do papel estampado e colei com fita-banana fazendo um efeito 3D, no canto à esquerda.

E aí está o nosso cartão, super simples e rápido de fazer, usando pouco material, perceberam como rende? Usamos apenas retalhos de papel.

Espero que tenham gostado e aprendido algo novo. Inspirem-se, copiem, adaptem, criem os seus também!

Se tiverem dúvidas perguntem aí nos comentários.

Muito obrigada e até a próxima aula ;o)

Tays Rocha, professora de scrapbooking

Sou Tays Rocha, colunista de Scrapbooking.

Passem lá no Mundo Country pra saber mais dicas.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

16 Responses to Como fazer um cartão com scrap e com o tema corujas

  1. Eliade 16 de novembro de 2012 at 7:39 #

    Eu que estou querendo aprender a fazer scrap estou me sentindo incentivada com esse cartão pois ele é bonito e simples e me diz que posso ir em frente…obrigada…lindo seu trabalho…amei

  2. Magali Cunha Crescini 1 de agosto de 2012 at 18:38 #

    Adorei este cartão de corujinha. A aula está excelente! Parabéns à scrapeuse e a todos.Procurei o papel na Yummy’s daqui de São José dos Campos e não achei. Onde posso encontrá-lo?
    Obrigada
    Magali

  3. Lauisa Sousa 1 de julho de 2012 at 14:00 #

    Tays ficou maravilhoso teu pap..deu ate vontade de fazer um tb.. não sabia que era tao simples…mas tb como professora dessa tudo fica simples..beijus e sucesso amiga

  4. VANESSA 21 de junho de 2012 at 17:33 #

    AMIGA, SIMPLESMENTE IMPRESSIONANTE, COM ESTAS DICAS, DESEJO MUITO ENTRAR NESTE UNIVERSO COM MINHA FILHA DE 9 ANOS, AMEI SUAS DICAS E VOU COMEÇAR NESTE UNIVERSO TÃO GOSTOSOOOOOOOO, AMEI VC E SEU TALENTO, OBRIGADA POR DIVIDIR COM TODOS NÓS, QUE AMAMOS ARTESANATO E ASSIM COMO EU, INICIANTE E LEIGA EM TUDO, VC É MUITO ESPECIAL, LI SUA HISTÓRIA E AMEI SEU JEITO!!!BEIJOS A FAMILIA AMADA!!!

  5. naiany castro 21 de junho de 2012 at 17:12 #

    ADORO AS DICAS DE VOCES, ESTOU APRENDENDO MUITO!!!!!!!!!!! BRIGADIM PELAS NOVIDADES DIARIAS , TAMBEM SOU AMANTE DO ARTESANATO.

  6. Yara Moraes 21 de junho de 2012 at 9:46 #

    Adorei este PAP. Estou me aventurando no Scrap e as idéias da Tais Rocha são muito boas. Obrigada!

  7. Nara 20 de junho de 2012 at 20:51 #

    Oiee..
    Nossa PARABÉNS!! lindo o trabalho..
    Queria saber se você sabe quanto saiu cada cartão, porque queria fazer os convites para o aniversário da minha filha, mas isso depende do R$ e se vai compensar.
    Bjooo..
    Vai ser da Galinha pintadinha..

  8. Eunice Silva 20 de junho de 2012 at 16:29 #

    Como o tema do cartão é coruja, quem sabe um presente tambem motivo coruja !!!!!

  9. Duda Ramos 20 de junho de 2012 at 13:53 #

    oi tais gostaria de saber onde coprr o cotador de papel para as flores, pois moro mnuma cidade do interior do matogrosso-do-sul ivinhema adorei a aula passo apasso vai ser muito util para min tenho uma bebe vou usar muitas dessas dicas nas suasa fetinha s de aniver obrigada

  10. ELZA CRUZ 20 de junho de 2012 at 11:45 #

    Uau!Adorei!

  11. Cidália 20 de junho de 2012 at 11:00 #

    Uauhhhhh! Passei pra dizer que essa Vila está irresistível… Amo scrap, adorei esse passo a passo. Cris, estou encantada com essa equipe que já é sucesso. bjs e muita sorte pra todas.

  12. Iêda 20 de junho de 2012 at 10:37 #

    Oi Cris passei para desejar um dia feliz e dizer que sempre que posso passo para aprender algo novo. Beijos.

  13. FÁTIMA 20 de junho de 2012 at 10:36 #

    Amei, Amei demais adoro scrap mas sou leiga me atrevo a fazer o que vejo como o cartão
    caixas.
    mas não sei como comprar o material, na minha cidade não acho.
    obrigada pelas dicas adoro artesanato principalmente esse E-mail.
    Fátima

  14. Rosana Luciano 20 de junho de 2012 at 9:06 #

    ficou lindo parabéns e fique com Deus

  15. Fátima Rufino 20 de junho de 2012 at 8:53 #

    I-M-P-R-E-S-S-I-O-N-A-N-T-E… 😀
    É a palavra que encontro no momento para descrever tamanha didática e disposição para compartilhar conhecimento! Obrigada, Thais!
    Cris, você está de parabéns por conseguir manter a Vila tão bem servida de ideias lindas, práticas e úteis! E por selecionar pessoas tão capacitadas para continuar fazendo da Vila o melhor lugar para se estar quando se fala de artesanato em todas as suas vertentes!
    Amei este pap. Assim como o de patchwork da Priscila Mendes (cujo trabalho acompanho e admiro há muito pelo Flickr), este me encorajou a começar a dar alguns pitacos também no scrap.
    Este projeto é super rápido, útil (quem não tem alguém que ficaria super feliz em receber um cartãozinho(?)deste?) e lindooo com estas corujinhas que amo tantoooo! 😀 rsrsrs.
    Mil vezes Parabéns, Cris!
    Thais, Parabéns e muito obrigada por compartilhar esta linda técnica de maneira tão simples e completa com estas super dicas!
    Perdoem o tamanho do post, mas acontece que fiquei realmente maravilhada com o pap! Amo scrap, amo cartões, corujinhas… amo artesanatooo… rsrsrs.
    Bjks agradecidas,
    Fátima Rufino.

  16. Lucy 20 de junho de 2012 at 7:47 #

    Como encontrar esse papel de corujas…. O trabalho ficou perfeito…..

Deixe uma resposta